CANHOTA AZUL - FLOR CANHOTA (Scaevola aemula)
A canhota-azul é uma herbácea florífera muito ramificada que forma moitas arredondadas e compactas. Possui floração muito ornamental, composta por muitas flores com formato muito característico e que dá origem ao seu nome popular; com 5 pétalas voltadas para o mesmo lado, lembram a forma de uma mão (ou leque), variado em tonalidades azuis, lilás ou branca. Atualmente, existem variedades diferentes mais cultivadas no paisagismo, com variações de cores e crescimento, como mais ereto ou prostrada. Indicada na composição de bordaduras, maciços, margeando cercas ou muros; além de ser muito cultivada em vasos suspensos ou jardineiras. Pode ser utilizada no paisagismo de regiões litorâneas, pois é muito resistente a salinidade do solo. O cultivo em composição com outras espécies deve ser feito com cuidado, já que essa espécie se desenvolve vigorosamente, se comportando como invasora e sufocando outras plantas.
Nome popular: Canhota-azul
Nome Ciêntífico: Scaevola aemula
Família: Goodeniaceae
Origem: Oceania
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são simples, alternas, coriáceas (levemente suculentas), recobertas por pêlos, ovaladas, delicadas e com margem levemente serrilhadas.
Crescimento da planta: até 40 cm
Quando da Flores? Primavera, Verão
Flores As flores tem um formato que se assemelha a uma mão, com 5 pétalas voltadas para um único lado, de coloração variando de azul, lilás e branca.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias.
Como regar essa planta? Necessita de regas regulares, mas é resistente a curtos períodos de seca.
Vai em qual clima? Pode ser facilmente cultivada em quase todas as regiões do Brasil, se adaptando bem até em climas com temperaturas mais amenas.
Nativa de qual clima? Mediterrâneo, Oceânico, Tropical, Subtropical
Aceita poda? Sim, pode ser feita a poda das flores, ao final da floração e para controlar o crescimento.
Vai na sombra? Sol pleno, Meia sombra
Planta de frio ou calor? Prefere clima ameno
Vai bem com outras plantas? Sim
Mudas com qual altura? até 20 cm
Atrai pássaros? Não
Atrai borboletas? Sim
Mais informações:
Quer cultivar uma plantinha linda, delicada e colorida para enfeitar seu jardim?
Vamos, então, conhecer a flor canhota e encher esse jardim de vida e muita cor. Continue a leitura do texto e conheça detalhes sobre a flor canhota e algumas dicas de cultivo.
A flor canhota, também conhecida como canhota azul, é uma espécie de vida perene, originária da Oceania, mais precisamente do Sul da Austrália.
As folhas da Scaevola aemula, nome científico da flor canhota, são simples, alternas, coriáceas, recobertas por pelos, ovaladas, delicadas e com margem levemente serrilhada. As flores da canhota azul surgem durante a primavera e o verão, tem um formato que se assemelha a uma mão, com cinco pétalas voltadas para um único lado, com cores em tom de azul, lilás e branco.
Devido à sua beleza exuberante e ao seu rápido crescimento, podendo assumir nuances de cores, a flor canhota é uma das flores mais indicadas na decoração de jardins, canteiros, vasos, formando bordaduras, maciços ao longo de caminhos ou margeando cercas e muros e atraindo pássaros, borboletas e insetos polinizadores.
Da família Goodeniaceae, a flor canhota pode atingir em torno de 40 cm de altura. As mudas da flor canhota medem em torno de 20 cm.
Vamos entender como cultivar a flor canhota?
Que tal cultivar este arbusto de pequeno porte e grande valor ornamental?
Você pode cultivar a flor canhota diretamente ao solo, ou em vasos suspensos, pois, durante o crescimento da planta, surge o seu aspecto pendente.
A flor canhota é uma espécie resistente a curtos períodos de estiagem e tolerante à salinidade das regiões litorâneas.
Já sabe onde encontrar flor canhota? Venha para o Sítio da Mata!
Somos um viveiro especializado na propagação de plantas. Estamos há 24 anos cultivando e comercializando diversas espécies, oferecendo soluções de plantio e garantindo a sua satisfação com a qualidade de nossos produtos.
Aqui você encontra muda de flor canhota e de muitas outras espécies de flores, hortaliças, árvores frutíferas, árvores para paisagismos, espécies exóticas, nativas, além de insumos, ferramentas e tudo o que você precisar para iniciar o seu projeto paisagístico.
Acesse www.sitiodamata.com.br e confira nosso portfólio. Parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros. Você também pode optar pelos serviços de entrega!
Dizem que a natureza sorri através das flores. Traga alegria para sua vida com a beleza ornamental da flor canhota. Entre em contato com o Sítio da Mata.
COMO CULTIVAR FLOR CANHOTA
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito