ESTRELÍTZIA DE LANÇA (Strelitzia juncea)
A estrelitzia-de-lança é uma herbácea rizomatosa, acaule, ereta e florífera, nativa da África. Tanto a folhagem como a floração são muito ornamentais, apreciadas para cultivo em jardins com características contemporâneas, tropicais e até jardins de pedra. As folhas são em forma de lança, cilíndricas e carnosas, com até 1,8 m de altura. As inflorescências se formam no alto de um pedúnculo, na mesma altura da folhagem, composta por uma bráctea esverdeada, avermelhada ou azulada, de onde ser formam flores de pétalas alaranjadas com estames e estigma roxo -azulados. O cultivo é feito a pleno sol, como uma touceira isolada o em grupos, de forma esparsa ou formando renques. Muito apreciada como flor de corte, pela beleza e coloração tropical das inflorescências, além de serem muito duráveis. É uma espécie muito rústica, que não demanda muito cuidados. O plantio deve ser feito sempre em solo bem drenável, pois não tolera solos encharcados.
Nome popular: Estrelítzia-de-lança
Nome Ciêntífico: Strelitzia juncea
Família: Strelitziaceae
Origem: África
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são lineares, cilíndricas, verticais, carnosos, pontiagudas e verdes a verde azuladas, lembrando lanças.
Crescimento da planta: até 1,8 m
Frutos Os frutos são em capsulas que contém sementes pretas com arilo plumoso e de coloração laranja.
Flores As inflorescências são terminais, com pedúnculo longo (na mesma altura da folhagem). São formadas por uma bráctea verde com sombras azuladas e avermelhadas em forma de barco, de um de ser formam flores com pétalas alaranjadas, com anteras e estigma roxos azulados.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias.
Como regar essa planta? Necessita de regas regulares nos primeiros meses após o plantio, principalmente nos dias mais quentes e em períodos de estiagem. As regas podem ser mais esparsas depois que a planta se estabelecer, pois não tolera solos encharcados.
Vai em qual clima? Pode ser cultivada em praticamente todas as regiões do Brasil, desde que em solos bem drenáveis. Aprecia calor e tolera geadas fracas.
Nativa de qual clima? Subtropical, Tropical, Oceânico
Aceita poda? Não necessita de podas, mas recomenda-se a limpeza de folhas e inflorescências secas.
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? Calor
Mudas com qual altura? 1,00 m
Mais informações:
Hoje vamos falar de uma espécie nativa do continente africano, rústica, de aparência exótica e crescimento moderado: a Strelitzia de lança.
Também conhecida como ave do paraíso, estrelitza, estrelítzia, flor da rainha de lança, a strelitzia de lança é uma herbácea rizomatosa de vida perene e de grande potencial ornamental.
Da família da Strelitziaceae, a strelitzia de lança é uma espécie tipicamente tropical que pode medir até 1,8 metros de altura. Já as mudas de Strelitzia de lança medem em torno de 1 metro de altura.
Possui folhas lineares, cilíndricas, verticais, carnosas, pontiagudas e verdes ou verde azuladas, lembrando lanças. As inflorescências são terminais, com pedúnculo longo (na mesma altura da folhagem). A espata é o bico, e serve de bainha para as flores que emergem de coloração laranja, com anteras e estigmas azuis, e são muito parecidas com a crista ou penacho de uma ave.
A Strelitzia juncea, nome científico da strelitzia de lança, é uma espécie extremamente apreciada para paisagismo de jardins com características contemporâneas, tropicais e até jardins de pedra. Também é muito apreciada como flor de corte.
Que tal ornamentar seu jardim com essa linda espécie? Vamos, então, entender como cultivar a strelitzia de lança.
A strelitzia de lança, como já dissemos, é uma espécie de planta muito rústica, de baixa manutenção, sendo adequada para o plantio isolado ou em grupos, como maciços, renques ou bordaduras.
Aposte neste cultivo e acrescente uma beleza única ao paisagismo do seu jardim, com pouco trabalho e baixo custo de manutenção. Siga as recomendações para que a sua strelitzia de lança cresça bem e saudável.
Se você ainda não sabe onde encontrar a muda de strelitzia de lança, entre em contato com o Sítio da Mata.
No Sítio da Mata você encontra esta e muitas outras espécies de plantas ornamentais, árvores para recuperação de áreas degradadas ou para qualquer outra espécie para paisagismo.
Facilitamos suas compras em até 12 vezes sem juros. E você ainda pode adquirir sua muda de strelitzia de lança acessando o site www.sitiodamata.com.br.
Compre com qualidade, pague com segurança e receba sua encomenda com o compromisso Sítio da Mata.
Estamos há 24 anos cultivando, propagando e comercializando diversas espécies, oferecendo soluções de plantio e garantindo a sua satisfação com a qualidade de nossos produtos.
Traga a natureza para perto de você. Aposte no cultivo da Strelitzia de lança e contemple a beleza de uma floração incrível.
DICAS DE CULTIVO DA STRELITZIA DE LANÇA
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito