Ingá (Inga edulis)
INGÁ CIPÓ
O ingá edulis, nome científico do ingá, é uma árvore frutífera nativa da América do Sul, especialmente encontrada em regiões de Mata Atlântica e do Cerrado brasileiro.
Espécie da família Fabaceae, o ingá é uma árvore que pode atingir até 15 metros de altura, com um tronco reto e copa arredondada. Possui raízes profundas e uma ampla ramificação.
As folhas do ingá são compostas e apresentam cerca de 4 a 10 folíolos. Cada folíolo tem um formato ovalado e pontiagudo. As flores do ingá são brancas ou róseas, com cerca de 2 a 4 centímetros de diâmetro. Elas possuem cinco pétalas e numerosos estames.
Os frutos do ingá são vagens comestíveis, de formato ovalado e com cerca de 10 a 20 centímetros de comprimento. Contêm sementes envolvidas por uma polpa branca e doce, com um sabor que varia entre o doce e o ácido.
Propriedades do ingá cipó
Os frutos do ingá podem ser consumidos in natura ou em preparações culinárias, como sucos, sorvetes, doces, geleias e licores. São alimentos ricos em nutrientes, como em polifenóis, antioxidantes, vitamina A, vitamina B, vitamina E, fibras e minerais, principalmente o cálcio.
Benefícios do ingá cipó
- Trata febre, inflamação, bronquite;
- Melhora a digestão e o trata intestinal;
- Melhora a saúde da visão;
- Previne o envelhecimento precoce da pele
- Elimina os radicais livres;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Ajuda a controlar o colesterol.
Onde cultivar a muda de ingá cipó
Por ser uma espécie de grande porte, orientamos o cultivo do ingá cipó diretamente ao solo, como um arbusto ornamental, ótimo para decoração de jardins e muito utilizado em arborização urbana.
Como cultivar a muda de ingá cipó
- Solo: a muda de ingá Mirim aprecia solos férteis e com boa drenagem;
- Clima: o ingá cipó é uma planta tropical que prefere temperaturas quentes e úmidas. A temperatura ideal para o cultivo do ingá cipó varia entre 20°C e 30°C, sendo que temperaturas abaixo de 10°C podem ser prejudiciais para a planta;
- Luz: o ingá pode ser cultivado em locais sombreados, mas prefere locais bem iluminados;
- Irrigação: o ingá cipó precisa de água regularmente, especialmente durante os períodos de seca. É importante manter o solo sempre úmido, mas sem encharcá-lo;
- Poda: a poda do ingá cipó deve ser feita para controlar o crescimento e estimular a ramificação. É recomendado realizar a poda anualmente, no final do período de frutificação.
Onde encontrar muda de ingá cipó para cultivo
O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de plantas, flores, árvores frutíferas, árvores para arborização urbana e muitas outras espécies. Estamos há 24 anos cultivando e comercializando diversos tipos de plantas, oferecendo soluções de plantio e garantindo a sua satisfação com a qualidade de nossos produtos.
Você também pode adquirir a muda de ingá cipó acessando nosso site: www.sitiodamata.com.br. Você pode parcelar suas compras em até 12 vezes sem juros. Todos os seus dados são protegidos.
Sobre o envio da muda de ingá cipó
Conte com a qualidade e a certificação de nossos produtos, pague com segurança e receba sua encomenda com agilidade na entrega e o compromisso Sítio da Mata.
Todas as suas encomendas chegarão até você devidamente embaladas, via caminhão ou transportadora.
Que tal tirar aquele seu projeto paisagístico do papel e transformá-lo em realidade?
Vem para o Sítio da Mata e realize seu sonho! Estamos esperando por você!
Nome popular: Ingá
Nome Ciêntífico: Inga edulis
Família: Mimosoideae
Origem: Brasil
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas compostas paripinadas de raque alado, com 4 a 6 pares de folíolos cartáceos de 4 a 8 cm de comprimento (basais) e 12 a 18 cm (terminais).
Crescimento da planta: 10 a 15 m
Quando da frutos? Maio
Frutos Frutos são legumes denso-tomentosos de 20 a 80 cm, sulcados, com muitas sementes envoltas por denso arilo flocoso branco, de sabor muito doce e agradável, facilmente destacável.
Quando da Flores? Dezembro a Janeiro
Flores Inflorescências em espigas axilares, com muitas flores tubulosas brancas.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. Para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta? Manter solo irrigado, sem encharcamento.
Vai em qual clima? Tropical e Subtropical
Nativa de qual clima? Tropical e Subtropical
Aceita poda? Sim
Vai na sombra? Pleno sol
Planta de frio ou calor? Calor
Vai bem com outras plantas? Sim
Mudas com qual altura? até 1 m
Atrai pássaros? Sim
Atrai borboletas? Não
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito