ÍRIS AZUL (Neomarica caerulea)
A íris-azul, mais conhecida como falsa-íris, é uma planta herbácea florífera, com flores abundantes nos meses mais quentes (primavera e verão), colorindo a folhagem alta com vistosas flores de tons azul-arroxeadas. Recomendada para o cultivo a pleno sol, ou a meia sombra, desde que receba pelo menos 4 horas de sol direto no dia, mas que também aprecia temperaturas mais amenas e baixas. No paisagismo é utilizada de diversas maneiras, como: formando bordaduras ao longo de muros, paredes e muretas; formando grande maciços isolados em gramados, margens de bosques; maciços diretamente sob árvores esparsas; ou ainda, jardineiras. As hastes, sob as quais se formam as flores, são longas e formam novas plântulas (a medida que as flores morrem), pesando até tocarem o chão e formarem raízes; as flores são vistosas, mas não duram muito.
Nome popular: Íris-azul, Falsa-íris
Nome Ciêntífico: Neomarica caerulea
Família: Iridaceae
Origem: Brasil (Sudeste/ Mata Atlântica)
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são laminares, lanceoladas e alongadas, lisas e dispostas como um leque, verdes-médio.
Crescimento da planta: até 1,5 m
Quando da Flores? Primavera-Verão
Flores As flores são grandes, vistosas, de tons roxo-azulados e meio pintado de marrom-avermelhado, reunidas em inflorescências subterminais de hastes aladas e longas.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias.
Como regar essa planta? Necessita de regas regulares, evitando que o solo fique encharcado e nem ressecado por longo períodos.
Vai em qual clima? Pode ser cultivada em regiões de clima equatorial, tropical e subtropical, apreciando muito temperaturas mais frias.
Nativa de qual clima? Tropical, Subtropical
Aceita poda? Sim, somente para a limpeza, retirando as hastes, folhas e flores secas.
Vai na sombra? Sol pleno, Meia sombra
Mudas com qual altura? até 60 cm
Mais informações:
A íris azul, também conhecida como falso íris, lírio roxo das pedras e lírio roxo das pedreiras, é uma herbácea de vida perene, originária da Mata Atlântica do Sudeste brasileiro.
Da família Iridaceae, a falso íris é uma florífera de longas folhagens verdes, dispostas como um leque; já a inflorescência da íris azul pode acontecer durante todo o ano, mas é mais intensa e abundante nas estações mais quentes do ano, o que compreende estações como a primavera e o verão.
As flores da íris azul são reunidas em hastes aladas e longas, com flores em tons de roxo azulado e pintadas ao meio em tom marrom avermelhado, o que as tornam uma espécie bastante chamativa.
De fato, a Neomarica caerulea, nome científico da planta falso íris, é uma planta bastante elegante. Pode ser cultivada em conjuntos com outras plantas ou como maciços isolados, margeando bosques ou, ainda, como bordaduras ao longo de paredes, muros e muretas.
A planta falso íris pode atingir até 1,5 metros de comprimento. A muda de íris azul mede em torno de 60 cm.
Vamos continuar acompanhando essa leitura para entender como plantar o falso íris:
Além de ser uma espécie linda e de alto valor ornamental, a íris azul ainda é uma planta que demanda baixo custo de manutenção. Vamos entender os principais pontos para cultivo da planta falso íris:
Apesar de lindas flores, a planta falso íris não costuma ter boa durabilidade. Se num dia desabrocham, ao final desse mesmo dia, murcham. Porém, esta mesma haste vai produzir mais flores, muitas outras vezes. .
Gostaram da íris azul?
E se você deseja plantar essa espécie de grande valor paisagístico, conte com o Sítio da Mata.
Somos um viveiro especializado na propagação de plantas e estamos há mais de 24 anos cultivando e comercializando diversas espécies, oferecendo soluções de plantio e garantindo a sua satisfação com a qualidade dos nossos produtos.
No Sítio da Mata você encontra diversos tipos de flores, árvores, hortaliças, espécies raras, espécies exóticas e muito mais. Facilitamos suas compras em até 12 vezes sem juros e você ainda pode adquirir sua muda da planta falso íris, acessando o nosso site www.sitiodamata.com.br.
Em conjuntos com outras plantas ou como maciços isolados, como bordaduras ao longo de paredes, muros e muretas ou margeando bosques, aposte no cultivo da íris azul.
Compre com qualidade, pague com segurança e receba a sua encomenda com o compromisso Sítio da Mata.
Estamos esperando por você. Venha realizar o seu projeto paisagístico agora mesmo.
COMO PLANTAR FALSO ÍRIS
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito