JATRÓFA (Jatropha podagrica)
A jatrófa é um arbusto suculento, nativo da América Central, que apresenta dilatação muto característica na base do tronco e raramente se ramifica. A forma, folhagem e floração são muito atrativas do ponto de vista ornamental. Possui folhas grandes, com margem lobada e inflorescências terminais avermelhadas, formadas acima da folhagem. Indicada para composição e jardins com características desérticas e de caráter contemporâneo, tanto isolada como formando grupos em composição com pedras. O cultivo deve ser feito a pleno sol, sempre em solo bem drenáveis, é sensível a geadas e temperaturas muito baixas. É uma planta rústica, não requer muitos cuidados e não é exigente quanto a solo. Assim como outras espécies da família Euphorbiaceae, é uma planta tóxica e não deve ser ingerida.
Nome popular: Jatrófa
Nome Ciêntífico: Jatropha podagrica
Família: Euphorbiaceae
Origem: América Central e México
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são grandes, longas de até 30 cm de comprimento, simples, peltadas, com pecíolos longas. Possui face superior verde e inferior esbranquiçada.
Crescimento da planta: até 80 cm
Frutos Os frutos são arredondados, inicialmente verdes e se tornam marrom-escuros.
Quando da Flores? Primavera-Verão
Flores As inflorescências são terminais do tipo dicásio, com haste longa e suculenta, dispostas acima da folhagem. As flores são pequenas, cor coral a vermelho vivo.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta? As regas devem ser regulares durante os meses mas secos e quentes, mas sempre deixando o substrato secas entre uma rega e outra. Não tolera encharcamentos, podendo ocasionar podridão das raízes.
Vai em qual clima? Pode ser cultivada em praticamente todo o território brasileiro, mas prefere regiões mais quentes e ligeiramente úmidas.
Nativa de qual clima? Tropical, Subtropical, Equatorial, Semiárido, Mediterrâneo
Aceita poda? Não necessita de podas.
Vai na sombra? Sol pleno
Mudas com qual altura? até 20 cm
Mais informações:
Hoje vamos conhecer uma espécie arbustiva de vida perene, rústica e bastante ornamental: a jatrofa.
Também conhecida como batata do inferno ou pinhão brabo, a jatrofa é uma espécie bastante resistente e que encanta seus espectadores com as cores vibrantes e intensas de suas flores.
E já que estamos falando das flores da jatrofa, cuja inflorescência acontece da primavera até o outono, vamos mencionar suas características exóticas e ornamentais. A jatrofa se caracteriza por um caule com a base do tronco dilatada, de onde surgem hastes longas e suculentas, dispostas acima da folhagem. As flores são pequenas, cor coral a vermelho vivo. Já as folhas são grandes, medindo em torno de 20 cm, apresentando certas ondulações nas extremidades, deixando ver a parte inferior de um verde quase prateado.
A Jatropha podagrica, nome científico da jatrofa, pode ser plantada tanto em jardins, canteiros ou vasos, sempre atentando para os cuidados com o manuseio, pois trata-se de uma espécie que possui certo grau de toxidade.
De fato, esta espécie da família Euphorbiaceae, originária da América Central e do México é uma espécie de grande valor ornamental, que pode medir até um metro de altura. A muda da jatrofa mede em torno de 20 cm.
Vamos descobrir como cultivar a jatrofa?
A jatrofa é uma espécie rústica, resistente e que exige pouca manutenção, mas que demanda alguns cuidados básicos. Siga a leitura para entender como cuidar da jatrofa!
Viu como é fácil cultivar jatrofa?
Com pouca manutenção você transforma e enfeita lindamente jardins, canteiros, vasos, formando maciços, decorando em torno de piscinas e demais lugares abertos.
Siga essas recomendações de como plantar jatrofa para que sua planta cresça bonita, saudável e com uma floração incrível.
No Sítio da Mata você encontra mudas de jatrofa e de muitas outras espécies de flores raras ou exóticas, hortaliças, árvores para paisagismo, árvores frutíferas, suculentas e muito mais.
Facilitamos todas as suas compras em até 12 vezes sem juros. E você ainda pode adquirir sua muda de jatrofa acessando o nosso site www.sitiodamata.com.br.
Compre com qualidade, pague com segurança e receba sua encomenda com o compromisso Sítio da Mata.
Estamos há mais de 24 anos cultivando e comercializando diversas espécies, oferecendo soluções de plantio e garantindo a sua satisfação com a qualidade de nossos produtos.
Dizem que a natureza sorri através das flores. Traga alegria para sua vida. Entre em contato com o Sítio da Mata.
Como cultivar Jatrofa
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito