LILIOPE VARIEGATA (Liriope muscari 'Variegata')
Hoje vamos falar sobre esta espécie de planta versátil, de importante valor ornamental, que pode ser cultivada como gramínea, dando cobertura ao solo, formando maciço e bordaduras de canteiros, diretamente ao solo, ou ainda em vasos suspensos, por também ter aspecto pendente.
Estamos falando da liríope variegata, também conhecida como capim lírio, uma espécie de vida perene da família Asparagaceae. A liríope é uma herbácea nativa do continente asiático, de países como Vietnã, China e Japão.
Com crescimento que pode chegar a 30 cm de altura, a Liriope muscari, nome científico da liríope variegata, é uma espécie que floresce no verão, quando surgem suas espigas, com pequenas flores que variam entre coloração branca ou azul arroxeada, em meio à sua densa folhagem.
E por falar em folhagem, vamos às características de suas folhas. As folhas da liríope variegata formam pequenas touceiras. São de coloração verde escura com linhas brancas, estreitas, basais, fibrosas, coriáceas, semelhante a gramíneas.
Vamos encantar esse jardim? Continue a leitura para entender como cultivar a liríope variegata.
COMO CULTIVAR LIRíOPE VARIEGATA
- SOLO: é importante que o solo para cultivo da planta liríope variegata seja fértil, bem drenado, rico em matéria orgânica;
- CLIMA: a planta liríope variegata é uma espécie originária de clima quente, mas que se apresenta bastante resistente às baixas temperaturas, suportando, inclusive, leves geadas;
- LUZ: a espécie deve ser cultivada à meia sombra ou sol pleno;
- REGA: a irrigação da liríope variegata deve ser regular, sempre mantendo o solo úmido, nunca encharcado. Na fase adulta suporta curtos períodos de estiagem.
Que tal cultivar essa gramínea rústica e bastante resistente em seu jardim?
Seu contraste de cores e texturas, principalmente durante seu florescimento, traz bastante colorido para os ambientes. Além disso, a liríope também é uma excelente opção para recuperar áreas degradadas ou com risco de erosão. O importante é evitar que a planta seja cultivada em área de pisoteio.
Quer cultivar a liríope, mas não sabe onde encontrar a muda desta planta?
Então você precisa conhecer o Sítio da Mata.
O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de plantas para forração, flores, hortaliças, árvores frutíferas, árvores para arborização urbana, plantas exóticas, espécies raras, flores e muito mais!
Você também pode adquirir a muda de liríope variegata, acessando nosso site: www.sitiodamata.com.br.
Adquira essa e outras espécies de plantas para seu jardim com todo conforto e segurança e ainda parcelamos suas compras em até 12 vezes, sem juros. Todos os seus dados são protegidos e você recebe sua encomenda com segurança e conforto, sem sair de casa.
Compre com quem entende do assunto. Além de plantas, como a liríope variegata, temos ferramentas, insumos e tudo o que você precisa para iniciar o projeto paisagístico do seu jardim.
Conte com a praticidade, comodidade, qualidade e a facilidade do Sítio da Mata.
Tem muita novidade esperando por você! Vem!
Nome popular: Liríope-variegata, Barba-de-serpente
Nome Ciêntífico: Liriope muscari 'Variegata'
Família: Asparagaceae
Origem: Ásia
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são estreitas, basais, fibrosas, coriáceas, semelhante a gramíneas (formando uma pequena touceira). Possuem coloração variegada, verde escuro com linhas brancas.
Crescimento da planta: até 30 cm
Frutos Após a floração, forma pequenos frutos globosos.
Quando da Flores? Verão (ocasionais)
Flores As inflorescências são em espigas, com pequenas flores de coloração branca ou azul-arroxeada.
Como adubar essa planta? "Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida."
Como regar essa planta? Necessita de regas regulares, principalmente quando jovens e nos primeiros meses após plantio da muda. Depois de estabelecida, não exige irrigação frequente.
Vai em qual clima? Pode ser cultivada em praticamente todas as regiões do Brasil, pois é muito adaptável aos diversos climas e solos. Aprecia temperaturas mais baixas.
Nativa de qual clima? Mediterrâneo, Continental, Subtropical.
Aceita poda? Não.
Vai na sombra? Sol pleno, Meia sombra
Mudas com qual altura? 20 cm
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito