MINI SAPATINHO (Thunbergia coccinea)
A trepadeira mini sapatinho é uma planta pouco utilizada no paisagismo brasileiro, que apresenta folhas muito parecidas com a Thunbergia mysorensis (sapatinho-de-judia). Nessa espécie, as flores são pequenas, com cores variando de alaranjadas a vermelhas-coral, reunidas em cachos estreitos e longos. Produz uma grande quantidade de flores, iniciando as florações ainda muito nova e possui desenvolvimento rápido. Pode ser cultivada revestindo suportes, como treliças, pergolados, cercas e camarachões. As flores atraem muitas borboletas e beija-flores. Ainda pode ser cultivada em vasos e jardineiras, desde que seja oferecido suporte. O cultivo a pleno sol é o ideal, fazendo com que a planta produza flores maiores, mais coloridas e em maior quantidade.
Nome popular: Mini-sapatinho-de-judia
Nome Ciêntífico: Thunbergia coccinea
Família: Acanthaceae
Origem: Ásia
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são simples, ovadas com 10 a 20 cm de comprimento e com margens denteadas.
Crescimento da planta: até 3 m
Flores As inflorescências são pendentes, podendo medir até 50 cm de comprimento. As flores são pequenas e de coloração variando entre tons alaranjados e vermelhos-coral.
Como adubar essa planta? "Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias."
Como regar essa planta? As regas devem ser regulares, evitando encharcamentos.
Vai em qual clima? Pode ser cultivada em climas quentes e úmidos, indicada para regiões tropicais. Não tolera geadas.
Nativa de qual clima? Mediterrâneo, Tropical
Aceita poda? Não necessita de podas, limitando-se a limpeza de ramos indesejados, folhas e flores secas.
Vai na sombra? Meia Sombra, Sol Pleno
Mudas com qual altura? até 0,80m
Mais informações:
Quem aí concorda que as trepadeiras são espécies que proporcionam um lindo visual onde se instalam?
Hoje vamos descobrir como fazer muda de sapatinho de judia e como cuidar de muda de sapatinho de judia, uma espécie que produz grande quantidade de flores.
Podendo ser facilmente plantada em vasos ou diretamente ao solo, a mini sapatinho de judia agrada nossos olhos e ornamentam muros, portões, cercas vivas, caramanchões, pergolados ou qualquer outro espaço.
Da família Acanthaceae, a mini sapatinho de judia é uma espécie que inicia o seu florescimento com muita rapidez, sendo capazes de florescer ainda nas embalagens de plantio.
Nativa da Ásia, essa espécie de vida perene possui inflorescências pendentes, podendo medir até 50 cm de comprimento. Suas flores são pequenas e de coloração variando entre os tons alaranjados e vermelhos-coral.
Quando plantadas diretamente ao solo, a Thunbergia coccinea, nome científico da mini sapatinho de judia, tem seu melhor desenvolvimento, gerando mais flores e de cores mais vivas.
E se você gosta da proposta de cultivar a mini sapatinho de judia para ornamentar seu jardim, continue lendo esse conteúdo para saber como fazer muda de sapatinho de judia, bem como cuidar de muda de sapatinho de judia e, assim, colorir seu jardim.
A muda de sapatinho de judia é feita de estaquia.
Através desse método, é possível obter novas mudas a partir da planta original.
A estaquia é fácil de fazer: corte os ramos da planta que já cresceram o suficiente e retire-os juntamente com a raiz para que sejam plantados em outro local. Não esqueça de higienizar a tesoura para evitar fungos e bactérias. Para auxiliar no enraizamento, utilize um biofertilizante à base de estaca no local escolhido para o replantio.
Lembre-se de adicionar o mesmo fertilizante NPK rico em fósforo sempre no início da época de floração (julho, setembro e janeiro), que é quando a planta necessita de mais nutrientes.
Seguindo as dicas de como plantar muda de sapatinho de judia, sua planta pode atingir até 6 metros de altura e atrair muitas borboletas e beija-flores.
Gostaram? Vamos cultivar mini sapatinho de judia? Com pouco investimento e alguns cuidados, você transforma o ambiente com uma paisagem cheia de encantos e cor.
No Sítio da Mata você encontra diversas espécies trepadeiras, com qualidade, livre de doenças e pragas.
Facilitamos suas compras em até 12 vezes sem juros. E você ainda pode adquirir sua muda de mini sapatinho acessando o site www.sitiodamata.com.br.
Compre com qualidade, pague com segurança e receba sua encomenda com o compromisso Sítio da Mata.
Estamos há 23 anos cultivando e comercializando diversas espécies, oferecendo soluções de plantio e garantindo a sua satisfação com a qualidade de nossos produtos.
Dizem que a natureza sorri através das flores. Cultive mini sapatinho de judia e garanta alegria para sua vida. Entre em contato com o Sítio da Mata.
COMO FAZER MUDA DE SAPATINHO DE JUDIA
COMO CUIDAR DE MUDA DE SAPATINHO DE JUDIA
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito