Mirra (Tetradenia riparia)
Hoje você vai conhecer a mirra, um lindo arbusto de origem africana, de aroma forte e bastante atrativo de insetos polinizadores.
Prepare-se para conhecer esta espécie perfumada e entender como cultivar mirra.
Características da mirra
Da família Burseraceae, a mirra é uma espécie arbustiva que pode medir até 5 metros de altura.
De fato, a Tetradenia riparia, nome científico da mirra, é uma planta que se destaca pelo seu aroma intenso e suas ações terapêuticas.
Também conhecida como falsa mirra, incenso, pau de incenso, pluma de névoa, limonete ou umuravumba, a mirra possui ramagem que cresce de forma irregular, com ramos finos, lisos e de cor marrom. Suas folhas são espessas, ovaladas a cordiformes, pubescentes, de cor verde-clara, com margens denteadas e bastante aromáticas. A inflorescência acontece durante o inverno, em densas espigas terminais. Suas flores são pequenas, geralmente brancas, mas que podem adquirir tons de rosa ou lilás.
Vamos descobrir os benefícios da mirra e, em seguida, você vai entender como cultivar mirra em sua casa!
Propriedades da mirra
A mirra tem propriedades antimicrobiana, anestésica, adstringente, antisséptica, anti-inflamatória, cicatrizante, rejuvenescedora, desinfetante, desodorante e aromática. Na sequência você entende todos os benefícios dessa planta.
Benefícios da mirra
- Inflamações bucais de gengiva, garganta, aftas, entre outras;
- Afecções de pele;
- Gripes, tosse, bronquite e asma;
- Contusões;
- Trato intestinal e digestivo.
Além disso, a mirra costuma ser muito difundida na cosmética, em óleos essenciais ou como base de hidratantes para cuidados com a pele e prevenção de sinais de envelhecimento.
Quer entender como cultivar mirra? Continue acompanhando a leitura deste artigo.
Onde cultivar a muda de mirra?
A mirra é uma espécie que realmente chama a atenção por sua beleza. Seu efeito florido se destaca na paisagem, por isso vale mais uma dica importante de como cultivar mirra: plante-a isoladamente, ou criando maciços e renques e isso vai proporcionar um visual incrível ao seu paisagismo!
Como cultivar a muda de mirra?
- SOLO: o solo para cultivo da mirra deve ser fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica;
- CLIMA: a mirra é uma espécie de clima quente, mas que é tolerante às baixas temperaturas;
- ILUMINAÇÃO: a mirra pode ser cultivada em pleno sol ou sob a meia sombra;
- REGA: na fase de plantio, as regas devem ser regulares. Mas aí vai uma dica importante de como cultivar mirra: estamos falando de uma espécie que prefere o solo seco e não tolera encharcamento.
Onde encontrar a muda de mirra para cultivo?
Que tal ter a mirra decorando seu jardim?
Se você deseja plantar este arbusto de grande valor paisagístico, conte com o Sítio da Mata.
Somos um viveiro de plantas e estamos há mais de 24 anos cultivando e comercializando diversas espécies, oferecendo soluções de plantio e garantindo a sua satisfação com a qualidade dos nossos produtos.
No Sítio da Mata você encontra diversos tipos de flores, árvores, hortaliças, espécies raras, nativas, exóticas e muito mais. Facilitamos suas compras em até 12 vezes sem juros e você ainda pode adquirir sua muda de mirra, acessando o nosso site www.sitiodamata.com.br.
Sobre o envio da muda de mirra
Atraia insetos polinizadores para seu jardim com as dicas de como cultivar mirra!
Compre com qualidade, pague com segurança e receba a sua encomenda com o compromisso Sítio da Mata. Todos nossos produtos seguem via caminhão ou transportadora e sua muda recebe todo o cuidado durante e embalagem, para chegar até você em perfeitas condições.
Adquira a muda de mirra no Sítio da Mata e venha realizar o seu projeto paisagístico agora mesmo.
Nome popular: Mirra
Nome Ciêntífico: Tetradenia riparia
Família: Burseraceae
Origem: África (Somália e Etiópia)
Ciclo de vida: perene
Folha: As suas folhas são pequenas, inteiras, compostas por folíolos e de forma oval.
Crescimento da planta: A Mirra é uma árvore espinhosa, de folhas caducas, que pode chegar a 5 metros de altura.
Flores Suas flores são brancas
Como adubar essa planta? ➜ Preparar o local onde ela será cultivada incorporando adubo orgânico. ➜ Para manutenção fazer fertilizações com matéria orgânica.
Como regar essa planta? Este arbusto é ótimo para regiões com longas estiagens já que ele não tolera invernos chuvosos nem solos encharcados, preferindo solos profundos e arenosos. Para generalizar, podemos dizer que 2 a 3x por semana quando está quente e/ou seco e 1 a 2x quando está quente e/ou úmido.
Aceita poda? Após a floração, faça uma poda eliminando 50% dos ramos. E com as pontas desses ramos podados, faça mudas, pois elas enraízam com facilidade.
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? Tolera clima frio, mas se desenvolve também em climas mais quentes.
Atrai borboletas? Atrai borboletas
Mais informações: Todos conhecem a mirra por ter sido mencionada em textos bíblicos, mas você conhece bem a árvore que leva esse nome, como cultivá-la e cuidar da melhor maneira possível e ainda aproveitar todos os benefícios que ela traz para a saúde? É isso que vamos mostrar a seguir
A árvore de mirra (Tetradenia riparia), de origem africana e ciclo de vida perene, que pode atingir até cinco metros de altura é conhecida por suas propriedades medicinais, como a resina extraída de seus caules que pode ser usada na preparação de diversos medicamentos. Dentre algumas das (das) suas qualidades medicinais, a mirra tem propriedades antissépticas, antimicrobiana, anti-inflamatória, adstringente, aromática, desodorante, cicatrizante, desinfetante, anestésica e rejuvenescedora. A mirra pode ser encontrada em forma de incenso, óleo e repelente para insetos, também é possível fazer um chá da planta, adicionando um quarto de mirra e um quarto de sal marinho em água fervente. O bochecho da mistura uma vez por dia ajuda a manter a boca livre de bactérias e tonifica o tecido gengival. Porém a planta não é indicada para mulheres grávidas ou lactantes. Além disso, o chá tomado diariamente como infusão ajuda no tratamento de dor de cabeça e problemas respiratórios, tosse, dor de estomago, hidropisia, angina do peito, diarreia, febre, entre outros. O cultivo das mudas de mirra deve ser feito a sol pleno, pois assim ela floresce de modo mais abundante. O solo deve ser profundo e arenoso, visto que a árvore não tolera invernos chuvosos, tão pouco solos encharcados. A rega das mudas de mirra pode ser feita de 2 a 3 vezes por semana durante os dias quentes e secos e 1 ou 2 vezes quando o tempo estiver úmido. Nós do Sítio da Mata enviamos as mudas de mirra até 30 cm de altura via Jad log para todo o Brasil. Para mais informações sobre a Mirra entre em contato com o Sitio da Mata e fale com um de nossos colaboradores.
1- Plantio:
Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
o Plantar as mudas em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
· Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
· Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Essa planta necessita de luz plena?
Prefere sol pleno e regas regulares.
Como devo regar?
Para generalizar, podemos dizer que 2 a 3x por semana quando está quente e/ou seco e 1 a 2x quando está quente e/ou úmido.
Essa planta tolera constantes frios e geadas?
Tolera clima frio, mas se desenvolve também em climas mais quentes.
Como devo podar?
Após a floração, faça uma poda eliminando 50% dos ramos. E com as pontas desses ramos podados, faça mudas, pois elas enraízam com facilidade.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito