BALSAMO MEDICINAL (Sedum dendroideum)
O bálsamo é uma espécie suculenta muito conhecida por suas qualidades ornamentais e medicinais.
Hoje você vai descobrir como cultivar esta planta em seu jardim e dar graça ao seu paisagismo.
Características da Bálsamo
Da família Crassulaceae, a bálsamo é um tipo de planta ornamental, de pequeno porte, que cresce em forma de arbusto ou touceira. Geralmente atinge de 15 a 30 centímetros de altura.
As folhas da Sedum dendroideum, nome científico da planta bálsamo, são suculentas, carnudas e de cor verde-escura. Ficam dispostas em espiral ao longo dos caules, formando uma densa roseta. As folhas são ovais ou lanceoladas, com margens serrilhadas e uma textura aveludada.
Durante o verão, essa espécie nativa de áreas áridas e semiáridas do México e América Central, produz inflorescências em forma de cachos compactos compostos por pequenas flores de cor amarela ou amarelo-esverdeada. As flores são estreladas e têm uma aparência delicada, motivo pelo qual também é conhecida como bálsamo amarelo.
Onde posso cultivar a muda de bálsamo
O bálsamo é amplamente cultivado como uma planta ornamental em jardins e vasos, apreciada por sua aparência compacta e pelas cores vibrantes das folhas durante todo o ano.
Como cultivar a muda de bálsamo
O bálsamo é uma planta de baixa manutenção e fácil propagação, conhecida por sua resistência e por se adaptar às condições de seca e calor intenso. Veja algumas dicas para cultivar bálsamo na sua casa:
SOLO: se adapta a diferentes tipos de solo, mas prefira o solo fértil, arenoso, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica;
CLIMA: a bálsamo é uma espécie de clima semiárido, tolerante às geadas;
LUZ: a planta bálsamo gosta de luz direta, mas também pode ser cultivada sob sombra parcial;
REGA: por se tratar de uma espécie suculenta, a bálsamo é resistente à estiagem, mas não suporte o encharcamento. Regue semanalmente na primavera e verão, e mensalmente no inverno.
Onde encontrar muda de bálsamo para o cultivo?
Como vimos a muda de bálsamo é resistente e não exige muitos cuidados. O seu cultivo é prático, porém, é necessário se atentar às regas para evitar o apodrecimento das raízes.
No Sítio da Mata você encontra muda de bálsamo e muitas outras espécies de plantas ornamentais para seu jardim.
Acesse nosso site e confira: www.sitiodamata.com.br. Pague em até 12 vezes sem juros.
Aqui você também encontra espécies variadas, promoções e muitas dicas de cultivo, além de ferramentas e tudo o que você precisa para iniciar seu projeto paisagístico agora mesmo.
Sobre o envio da muda de bálsamo
Compre com segurança, comodidade e agilidade na entrega. Encomende sua muda de bálsamo e receba no conforto de sua casa com toda a segurança e o cuidado que só o Sítio da Mata tem.
Esperamos por você no Sítio da Mata.
Nome popular: BÁLSAMO MEDICINAL
Nome Ciêntífico: Sedum dendroideum
Família: Crassulaceae
Origem: América do Norte, México
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são carnosas, glabras, brilhantes, de formato espatulado a ovado, recurvadas para cima, de cor verde a bronzeada e dispostas em rosetas nas extremidades dos ramos.
Crescimento da planta: O bálsamo é uma planta suculenta, largamente conhecida por suas qualidades ornamentais e medicinais. Seu caule é ramificado, de textura herbácea e porte subarbustivo, geralmente entre 30 a 90 centímetros de altura.
Quando da Flores? outono e inverno
Flores As inflorescências são do tipo panícula, terminais e compostas por pequenas e abundantes flores amarelas, pentâmeras e bastante decorativas.
Como adubar essa planta? ➜ Adicionar à terra de plantio areia e compostos orgânicos, para que o solo fique bem drenável e enriquecido com matéria orgânica. ➜ Utilizar adubos orgânicos para manutenção.
Como regar essa planta? irrigar semanalmente na primavera e verão, e mensalmente no inverno. , É bastante sensível ao encharcamento que provoca o apodrecimento das raízes.
Vai em qual clima? Equatorial, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Tropical
Vai na sombra? Meia Sombra, Sol Pleno
-
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de abacaxi roxo em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Essa planta necessita de sol?
Sim. É uma planta tropical que aprecia sol pleno e é bastante rústica, com alta adaptabilidade, capaz de suportar geadas moderadas.
Como funciona a adubação?
Clique na aba instruções de plantio no inicio desta pagina.
Quanto devo regar?
As regas devem ser regulares, de preferência de manhã ou no fim da tarde.
Esta espécie vai bem em todo o Brasil?
Sim, exceto em lugares de constantes geadas.
Esta espécie vai bem em lugares alagados?
Não, acaba amarelando e morrendo se em contato direto com a agua por mais de 3 meses.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito