Podocarpos - Podocarpus macrophyllus
Podocarpos
O podocarpos é um gênero de árvores coníferas, uma excelente opção de planta para quem busca um jardim ornamental e contemporâneo, muito comuns em jardins orientais.
Permaneça na leitura deste texto para conhecer melhor o podocarpos e descobrir como ter esta espécie no seu jardim.
Característica do Podocarpos
Da família Podocarpaceae, o podocarpos é um tipo de planta altamente resistente, ideal para locais frios, sendo adaptável a maresias, entre outras questões climáticas.
É muito comum encontrar o podocarpos em calçadas, entrada de casas, empresas e edifícios, devido à sua aparência atraente, seu visual ornamental e por não exigir cuidados intensos. Além disso, o podocarpos é uma espécie muito utilizada como cerca viva, para proteger e separar ambientes, para compor jardins verticais ou de forma isolada.
O podocarpos também é conhecido como pinheiro de buda ou como Kusamaki. É uma espécie nativa de várias partes do mundo, incluindo África, América do Sul, Ásia, Austrália e Nova Zelândia.
As folhas do podocarpos são lineares com um aspecto liso e brilhante. Possui extremidades pontiagudas e a sua coloração é um verde bem escuro. Após o período de floração, a podocarpos costuma dar frutos pequenos de coloração vermelha, mais comumente em plantas fêmeas. Devido a isso, ela costuma atrair pássaros que se alimentam dos seus frutos que surgem, principalmente, durante a primavera.
Onde posso cultivar a muda de podocarpos
Como já dissemos, estamos falando de um arbusto ideal para ornamentação e composição de jardins e cercas vivas, pois pode atingir até 12 metros de altura. Portanto, prefira o cultivo em áreas externas.
Como cultivar a muda de podocarpos
O podocarpos é uma planta resistente a pragas e doenças e de fácil cultivo, cujos cuidados principais listamos para ajudar você:
SOLO: para cultivar o arbusto podocarpos é necessário fornecer um solo bem drenado e rico em nutrientes e adubação adequada;
CLIMA: tolerante à variação, mas prefere climas quentes;
LUZ: as mudas de podocarpos são tolerantes à luz solar direta, mas também podem crescer bem em áreas com sombra parcial.
REGA: o podocarpos aprecia solo úmido, mas é A rega deve ser moderada e controlada para evitar que ocorra o encharcamento da raiz e, com isso, o apodrecimento;
PODA: faça a poda do podocarpos regularmente para controlar o tamanho e a forma da planta.
Onde encontrar muda de podocarpos para o cultivo?
Como vimos a muda de podocarpos não exige muitos cuidados. O seu plantio e cultivo é prático, porém, é necessário se atentar às dicas de cultivo que falamos anteriormente para que seu arbusto cresça com saúde.
No Sítio da Mata você encontra muda de podocarpos e muitas outras espécies de árvores ornamentais para seu jardim.
Veja outras opções disponíveis em nosso site:
https://www.sitiodamata.com.br/kaizuka-junipero-chinensis.html
Acesse nosso site e confira: www.sitiodamata.com.br. Pague em até 12 vezes sem juros.
Aqui você também encontra espécies variadas, promoções e muitas dicas de cultivo, além de ferramentas e tudo o que você precisa para iniciar seu projeto paisagístico agora mesmo.
Sobre o envio
Compre com segurança, comodidade e agilidade na entrega. Encomende sua muda de podocarpos e receba no conforto de sua casa com toda a segurança e o cuidado que só o Sítio da Mata tem.
Conte com a expertise do Sítio da Mata.
Nome popular: Podocarpos
Nome Ciêntífico: Podocarpus macrophyllus
Família: Podocarpaceae
Origem: Asia, China e Japão
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas lineares, pontiagudas em sua extremidade, de coloração verde-escura, lisa, compacta e brilhante.
Crescimento da planta: crescimento lento a moderado, podendo chegar a 12 metros de altura
Frutos Frutos de tamanho pequeno, de coloração vermelho arroxeado, é atrativo para os pássaros, ocorrem raramente nas plantas fêmeas.
Quando da Flores? Raras
Flores Flores sem importância ornamental, são na verdade inflorescências raras entre nós, formadas por flores masculinas e femininas dispostas em plantas separadas (dióicas), sem interesse ornamental nos jardins.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta? Mantenha o solo ligeiramente úmido, ela até resiste pequenos períodos de solo seco, mas não tolera encharcamentos.
Vai em qual clima? oceânico, subtropical temperado e tropical
Aceita poda? Aceita poda e pode se criar arbustos com vários formatos.
Vai na sombra? Cultivada a pleno sol ou meia sombra
Planta de frio ou calor? Aprecia o clima subtropical e é tolerante à geadas leves.
Mudas com qual altura? até 60 cm
Mais informações:
O podocarpus é uma excelente opção de planta para quem busca um jardim ornamental e contemporâneo. Esse tipo de planta é comum para compor jardins orientais. A muda de podocarpus também é conhecida como pinheiro de buda ou como Kusamaki, nome japonês.
Da família Podocarpaceae, esse tipo de planta é altamente resistente a locais frios, sendo adepto a maresias, entre outras questões climáticas. É muito comum encontrar o podocarpus em calçadas, entrada de casas, empresas, edifícios, entre outros locais. Além disso, o podocarpus é uma espécie muito utilizada como cerca viva, para proteger e isolar ambientes.
A muda de podocarpus é natural da Ásia, China e Japão. Devido à sua procedência, é uma espécie que sobrevive às baixas temperaturas, até mesmo às geadas. Esse tipo de planta é bastante escolhido devido ao seu ciclo perene e fácil cultivo, já que não exige muitos cuidados para que possa se manter saudável.
Normalmente, as suas folhagens são lineares com um aspecto liso e brilhante. Além disso, possui extremidades pontiagudas e a sua coloração é um verde bem escuro. A muda de podocarpus possui um crescimento lento e moderado. Essa questão varia de acordo com a qualidade do solo, frequência de rega e questões climáticas que acabam favorecendo ou não o seu desempenho.
Após o período de floração, a podocarpus costuma dar frutos pequenos de coloração vermelha, mais comumente em plantas fêmeas. Devido a isso, ela costuma atrair pássaros que se alimentam dos seus frutos que surgem, principalmente, durante a primavera.
SOLO: o primeiro passo é se certificar de que o solo possua qualidade para que a semente germine, com boa adubação e boa drenagem. Para isso, é possível realizar o processo de adubação com compostos orgânicos que darão ao substrato os nutrientes necessários para que a muda de podocarpus cresça saudável. Vale destacar que, para essa espécie, é possível contar com o adubo para jardim. É indicado que seja aplicado 200 gramas por metro quadrado, podendo realizar novas aplicações a cada 4 meses;
CLIMA: tolerante à variação, mas prefere climas quentes;
ILUMINAÇÃO: exposição ao sol ou meia sombra;
REGA: o podocarpus aprecia solo úmido, mas a rega deve ser moderada e controlada para evitar que ocorra o encharcamento da raiz e, com isso, o apodrecimento da muda de podocarpus;
Como vimos a muda de podocarpus não exige muitos cuidados. O seu plantio e cultivo é prático, porém, é necessário que atenda aos pontos mencionados para que se mantenha saudável.
Como pode atingir até 12 metros de altura, prefira o cultivo em áreas externas.
Para encontrar sementes de alta qualidade, é possível contar com o Sítio da Mata.
No Sítio da Mata você encontra muda de podocarpus e muitas outras espécies de árvores ornamentais.
Acesse nosso site e confira: www.sitiodamata.com.br. Pague em até 12 vezes sem juros.
Em nosso site você encontra espécies variadas, promoções e muitas dicas de cultivo, além de ferramentas e tudo o que você precisa para iniciar seu projeto paisagístico agora mesmo.
Compre com segurança, comodidade e agilidade na entrega.
Conte com a expertise do Sítio da Mata.
DICAS DE CULTIVO DA MUDA DE PODOCARPUS
1- Medição da área:
- Medir o espaço em metros lineares que pretende-se fazer a cerca viva;
- Aconselhamos medir pela planta da propriedade, medição in loco ou através do Google Earth (download clique aqui)
- No Google Earth é possível visualizar a propriedade e, através da régua na parte superior da tela, medir a metragem do local que pretende-se fazer a cerca viva.
2- Espaçamento:
- Para cerva viva de médio porte, aconselhamos o plantio de uma muda a cada meio metro linear até, no máximo, uma muda a cada metro linear.
- Com relação a distancia da muda de alguma barreira como cerva ou muro, aconselhamos a distancia de 20 cm para esta espécie.
3- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar o adubo de sua preferência mantendo as seguintes proporções a seguir, misturarando ao solo de maneira uniforme:
- Adubo Orgânico - 1,5kg
- NPK formulados-supersimples ou fosfatos - 60g
- Kit Pronto do Sitio da Mata - 1 kit (veja aqui)
IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
4 – Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se formar a cerca viva for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente os bambus no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para o Podocarpus desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
5-Manutenção das mudas:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas à touceira de bambu no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Fazer o coroamento das touceiras com adubos mantendo as proporções a seguir:
Adubo Orgânico
- 1 ano - 300 gramas a 1 kg (tres vezes por ano)
- 2 ano - 1 kg até 3 kg (tres vezes por ano)
- 3 ano - acima de 3kg (três vezes por ano)
Formulados (NPK) - 10;10;10
- 1 ano - 100g
- 2 ano - 200g
- 3 ano - 300g
Formulados (NPK) - 20;5;20
- 1 ano - 80g
- 2 ano - 150g
- 3 ano - 250g
- 1 kit por cova (ver aqui)
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Como são as mudas?
Nossas mudas estão enraizadas, vingadas, maturadas em nosso viveiro com aproximadamente um metro de altura e prontas para o plantio.
Podocarpos necessita de muito sol?
Esta planta se adapta a meia sombra e sol pleno, também
Esta planta se adapta a vasos?
Sim, pode ser plantada em vasos mas ficara em tamanho menor. Serve, inclusive, para bonsai
Qual embalagem as mudas são enviadas?
As mudas estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em sacos de 15x20 (15 cm de altura por 20 cm de largura) Para envio por SEDEX ou PAC as mudas vão com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão, elas irão nos saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto da condição das mesmas.
Qual distancia os Podocarpos devem estar de muros, obstáculos ou outras plantas?
Aconselhamos a distancia de 40 cm.
Qual o tempo de crescimento desta planta?
- primeiro ano, se adubado e plantado em terra boa: 2 metros
- segundo ano: 3 metros
- terceiro ano: 4 metros
- em 7 anos estará adulta com 20 metros, se não podado, obviamente.
Se plantada no chão, o crescimento devera ser mais rápido pela boa oxigenação e espaço para planta.
Quanto devo regar as mudas?
Quando for feito o plantio das mudas, é importante manter a terra úmida mas não encharcada no inicio (primeiro mês). Após esse período, recomendamos a rega para que o solo fique úmido.
Podocarpos demanda muitos cuidados?
Não, é uma planta rustica que vai bem sem muita manutenção, mas aceita poda para qualquer altura, que deve ser feita a cada seis meses, caso seja do seu gosto
Como funciona a adubação?
Suba esta pagina e clique em instruções de plantio.
Esta planta vai bem em qualquer tipo de solo?
Esta planta vai bem em todos os solos, mas aprecia os drenados, úmidos e com nutrientes.
Esta espécie vai bem em todo o Brasil?
Sim, inclusive em lugares frios, com geada e com maresia.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito