PALMEIRA DE MADAGASCAR (Pachypodium lamerei)
De efeito escultural e exótico, a palmeira-de-madagascar torna-se facilmente uma planta de destaque no paisagismo. Com ela podemos brincar em diferentes estilos, desde tropicais, desérticos a contemporâneos. Lembre-se de valorizar o tronco da planta, cultivando ela com bom espaçamento e cobrindo o solo com pedriscos ou outra forração morta. Em jardins com tendência ao acúmulo de umidade, o local de escolha para o plantio da espécie deve ser elevado, aproveitando o relevo natural do terreno ou criando elevações artificialmente se necessário. Plante a palmeira-de-madagascar isolada, em grupos espaçados ou misturada com outras espécies, como agaves, crótons, cactos e suculentas.
Nome popular: Palmeira de Madagascar
Nome Ciêntífico: Pachypodium lamerei
Família: Apocynaceae
Origem: África, Madagascar
Ciclo de vida: Perene
Folha: Suas folhas são simples, verdes-escuras, brilhantes, pecioladas, lanceoladas e com a face abaxial tomentosa. Elas tem cerca de 30 cm de comprimento e ficam dispostas de forma espiral no topo da planta, à semelhança de uma palmeira.
Crescimento da planta: até 6 m
Frutos Se polinizada produz frutos semelhante a bananas, deiscentes, com numerosas sementes aladas.
Quando da Flores? Primavera - Verão
Flores As inflorescências são terminais, com pedúnculos fortes e ramificados, e flores muito vistosas, pentâmeras, brancas com o centro amarelo e bastante perfumadas.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta? A irrigação deve ser esparsa, molhando as plantas envasadas apenas quando o substrato se apresentar completamente seco.
Vai em qual clima? Infelizmente, o cultivo diretamente no jardim é restrito às regiões tropicais e semi-áridas. Em regiões frias, como no sul do país, a planta pode ser cultivada em vasos, da mesma forma que outros cactos e suculentas, ou mesmo fazendo parte da sua coleção
Nativa de qual clima? Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Tropical
Aceita poda? Não precisa
Vai na sombra? Pleno sol e meia sombra
Mudas com qual altura? até 15 cm
Mais informações:
Hoje vamos falar de uma excelente opção para quem procura um jardim ornamental e contemporâneo: vamos conhecer a palmeira de madagascar.
Da família Apocynaceae, esse tipo de planta não é uma palmeira, apesar do nome. Trata-se de uma planta semi suculenta, florífera e ornamental, de porte arbustivo a arbóreo, da mesma família das rosas do deserto e do jasmim manga.
A Pachypodium lamerei, nome científico da palmeira de madagascar, pode atingir até 8 metros de altura quando cultivada em jardins tropicais e semi áridos. Já em regiões mais frias, é aconselhável cultivar a espécie em vasos.
Também conhecida como paquipódio, a palmeira de madagascar é nativa da Ilha de Madagascar, na África. Possui um tronco único, engrossado desde a base, típico do gênero. Suas folhas são verde-escuras, brilhantes, pecioladas, lanceoladas e com a face abaxial tomentosa.
A inflorescência da palmeira de madagascar acontece entre a primavera e o verão, com flores muito vistosas, pentâmeras, brancas com o centro amarelo e bastante perfumadas.
Com seu visual exótico, a palmeira de madagascar impressiona no paisagismo. Vamos conhecer algumas dicas de cultivo.
Como pudemos entender, a palmeira de madagascar não exige muitos cuidados. O seu cultivo é prático, porém, é necessário que atenda aos pontos mencionados acima para que se mantenha saudável.
Importante redobrar o cuidado durante o inverno, quando as plantas são cultivadas em ambientes internos, evitando pragas e pulgões, apesar de ser uma espécie bastante resistente a doenças.
De efeito escultural e exótico, a palmeira de madagascar é uma excelente opção para quem quer dar destaque no paisagismo do jardim, podendo compor estilos contemporâneos, desérticos ou mesmo tropicais.
No Sítio da Mata você encontra muda de palmeira de madagascar e muitas outras espécies de árvores ornamentais e exóticas, livre de pragas e doenças.
O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de plantas, com mais de 23 anos de experiência neste segmento.
Acesse nosso site www.sitiodamata.com.br e confira a infinidade de produtos disponíveis para você iniciar seu projeto agora mesmo. Entre em contato e conheça as vantagens em adquirir essa e outras espécies de árvores, flores, hortaliças e muito mais.
Parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros. Todos os seus dados são protegidos.
Compre com segurança e muita qualidade. Se ainda tiver dúvidas de como plantar palmeira madagascar, fale com a gente.
Conte com a expertise do Sítio da Mata.
Esperamos por você!
DICAS DE CULTIVO DA PALMEIRA DE MADAGASCAR
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito