FISALIS (Physalis)
Hoje vamos apresentar e falar dos benefícios da fisális e, na sequência, como plantar o arbusto desta fruta doce e ácida.
Características da Fisális
De origem da África, América Central, América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa, Oceania, a fisális é uma espécie arbustiva que nos presenteia, entre a primavera e o verão, com um fruto esférico, sendo muito semelhante a um pequeno tomate e sua cor pode ser verde, amarela, laranja ou vermelha. É rico em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcaloides e flavonoides, podendo ser consumido de forma natural, mas também perfeito para o preparo de geleias, doces, sorvetes, bombons e em molhos de saladas e carnes.
A Physalis angulata, nome científico da fisális, é uma espécie conhecia popularmente pelos nomes de alquenquenje, balão, bate testa, bucho de rã, camapú, camapum, camaru, canapum, capucho, cerejas de judeu, erva noiva, fisales, joá de capote, juá de capote, juá poca, juá roca, mata fome, saco de bode, tomate barrela, tomate capucho ou tomate lagartixa.
Espécie pertencente à da família Solanaceae, a fisális que pode ser cultivada o ano todo e seu crescimento pode atingir os 2 metros de altura.
Vamos conhecer os benefícios da fisális.
Benefícios da Fisális
- Fortalece o sistema imunológico
- Reduz níveis de colesterol
- Alivia dores de garganta
- Trata reumatismo, doenças de pele, rins, fígado e bexiga.
- Previne o diabetes.
Vamos entender como plantar fisális e poder desfrutar desse arbusto?
Como plantar fisális
A fisális é considerada uma espécie de pequeno porte rústico e que demanda poucos cuidados. Com seus frutos de cálices vermelhos, ela é apropriada para a formação de maciços e bordaduras, mas também pode ser plantada em vasos e jardineiras. Vamos entender como cultivar:
- SOLO: a fisális prefere solo bem drenado, rico em matéria orgânica e bem drenado;
- CLIMA: é uma espécie de clima quente, mas que tolera o frio e geadas leves;
- LUZ: a fisális deve ser cultivada sob o sol pleno ou meia sombra;
- REGA: manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado para o bom desenvolvimento do arbusto fisális.
Já sabe onde encontrar a fisális para plantar no seu jardim? Com tantos benefícios, que tal aproveitar as dicas de como plantar fisális e iniciar seu pomar agora mesmo?
Fique sempre atento ao adquirir as mudas de fisális. Encontre exemplares saudáveis e com origem confiável aqui, no Sítio da Mata.
O Sítio da Mata está há mais de 24 anos no segmento, propagando e comercializando diversas espécies, sempre com o objetivo de oferecer o melhor atendimento e os melhores produtos para seu cultivo e sua colheita.
Árvores frutíferas de diversas espécies, árvores para arborização urbana, flores, hortaliças e muitas outras espécies você encontra acessando o site: www.sitiodamata.com.br. Entre e confira nossos preços e condições, além de muita variedade.
Conte com a praticidade, comodidade, qualidade e a entrega rápida do Sítio da Mata.
Vem para o Sítio da Mata! Estamos esperando por você.
Nome popular: Fisalis
Nome Ciêntífico: Physalis sp
Família: Solanaceae
Origem: África, América Central, América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa, Oceania
Ciclo de vida: Anual
Folha: As folhas são simples, ovadas, opostas, pecioladas, glabras ou pubescentes e com margens onduladas.
Crescimento da planta: O ciclo de crescimento da Physalis é rápido. Com cerca de 4 ou 5 meses após o plantio já é possível que você colha as primeiras frutas. As plantas do gênero Physalis são herbáceas ou arbustivas e conhecidas no mundo todo por seus frutos saborosos e de aspecto singular. Seu caule é ereto e ramificado, podendo alcançar de 0,75 até 2 metros de altura com tutoramento.
Quando da frutos? A floração e frutificação ocorrem principalmente nos meses de dezembro a julho, sendo que neste último é o período mais produtivo da planta (SOARES, 2009).
Frutos O fruto é esférico, sendo muito semelhante a um pequeno tomate e sua cor pode ser verde, amarela, laranja ou vermelha. O que o diferencia é o cálice desenvolvido, que envolve todo o fruto, de cor verde à princípio e que gradativamente seca adquirindo uma cor dourada, concomitantemente com maturação do fruto.
Quando da Flores? A floração e frutificação ocorrem principalmente nos meses de dezembro a julho, sendo que neste último é o período mais produtivo da planta (SOARES, 2009).
Flores As flores são solitárias, hermafroditas, apresentam corola tubular curta e sua cor varia com a espécie podendo ser amarela, amarela com o centro marrom, branca ou arroxeada.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio aplicar na cova 150 gramas do adubo granulado NPK 04-14-08, mais 100 gramas torta de mamona. ➜ Para manutenção utilizar adubos orgânicos.
Como regar essa planta? Rega: deve ser feita diariamente e duas vezes por dia, no verão.
Vai em qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Aceita poda? necessário apenas poda de manutenção, para retirada de galhos secos e mortos.
Vai na sombra? Meia Sombra, Sol Pleno
Planta de frio ou calor? clima ameno
Mudas com qual altura? 30 cm
Quais pragas tem essa planta? As principais pragas encontradas na cultura da Physalis são: Epitrix sp. (Pulga-do-fumo), Aphis sp. (Pulgões), Edessa rufomarginata (Percevejo), Phthia picta e Manduca sexta paphus. Atualmente, ainda não existe uma grade de inseticidas que podem ser utilizados no cultivo de Physalis, portanto, os meios mais utilizados para o controle destas pragas, seria o manejo integrado de pragas (MIP), utilizando práticas culturais adequadas e o controle biológico natural.
1- Plantio:
Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
o Plantar as mudas em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
· Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
· Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Qual melhor época para colheita?
A partir de 4 meses após o plantio.
Essa planta tolera intensas geadas?
Sim, aguenta bem geadas moderadas.
Como devo regar?
Regas tem que ser regulares .
Essa planta necessita de luz plena?
Sim, pois se desenvolve muito bem em regiões quentes e tropical.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito