PITANGA ( Eugenia uniflora)
A Pitangueira é uma árvore ou arbusto frutífero e ornamental, nativo da mata atlântica e conhecido principalmente pelos frutos doces.
Nome popular: PITANGA
Nome Ciêntífico: Eugenia uniflora
Família: Myrtaceae
Origem: América do Sul
Época da Semeadura: Ano todo
Instruções de Semeadura: Inicial mais utilizada é por meio de sementes, que devem ser despolpadas a partir de frutos maduros. Depois de lavadas e secas à sombra, coloque de duas em duas em sacos plásticos pretos de 12 por 16 centímetros e preenchidos com substrato feito de três partes de terra argilosa, uma de areia grossa e outra de esterco curtido de gado ou galinha. Após a semeadura, mantenha a umidade cobrindo cada saco com capim seco por cerca de 22 dias (o tempo para a germinação). Com 5 centímetros de altura, elimine a planta menos vigorosa no desbaste. Em seis meses, com 25 centímetros de altura, leve as mudas para o plantio no local definitivo.
Tempo para Germinação: 22 dias
Colheita: 6 meses
Sementes por envelope: 22
Peso envelope: 5
Ciclo de vida: Perene
Folha: Suas folhas são simples, quando jovens tem coloração cobreadas, passando depois para verde, sendo que sua página (face) superior é brilhante e a inferior é opaca, medem de 3-7 cm.
Crescimento da planta: O porte pode ser arbustivo, entre 2 a 4 metros de altura, ou arbóreo, chegando nestes casos entre 6 e 12 metros. A copa é densa e arredondada.
Quando da frutos? O período de frutificação varia de Outubro a Janeiro
Frutos Os frutos são bagas globosas, deprimidas nos polos, com sulcos longitudinais e quando maduros ficam de cor vermelha, vinho e até mesmo negra, de acordo com a variedade. A polpa é macia, suculenta e vermelha, recoberta por uma casca muito fina e delicada. Carrega entre 1 a 3 sementes grandes. Frutifica já no 3º ano após o plantio.
Quando da Flores? Primavera, Inverno.
Flores O florescimento é errático, e pode ocorrer duas ou mais vezes ao ano, dependendo na maioria das vezes do clima da região de plantio e da variedade da planta. As flores são pequenas, hermafroditas, brancas, perfumadas, com longos estames e muito melíferas, atraindo abelhas.
Como adubar essa planta? No plantio recomenda-se usar 10 litros de esterco de curral, 200 gramas de superfosfato simples e 100 gramas de cloreto de potássio misturados na terra retirada dos primeiros 15 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção fazer anualmente adubações em cobertura, aplicando-se 10 quilos de esterco e 250 gramas de NPK 10-10-10 por planta, em 2 aplicações ao ano no primeiro ano. A partir do segundo ano aumentar a dose de NPK em 150 gramas por ano, até chegar na dose de 1200 gramas no quinto ano, a partir daí manter essa quantidade.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? sim
Vai na sombra? Pleno sol
Planta de frio ou calor? Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Temperado, Tropical
Vai bem com outras plantas? sim
Mudas com qual altura? 12 metros
Atrai pássaros? Atrai grande quantidade de passaros
Atrai borboletas? sim
Formiga mata essa planta? não
Quais pragas tem essa planta? As pragas que mais se destacam são: as coleobrocas do tronco e dos ramos, a mosca-das-frutas: Broca-do-caule e controle: Praga importante da pitangueira que causa grandes prejuízos, sua presença é constatada pela ocorrência nas áreas atacadas de pequenos orifícios junto a casca destruída, em formação de teias e excrementos ao redor. A lagarta ataca os ramos e tronco ao se alimentar abrindo galerias. O controle da broca passa por: injeção de calda pelos orifícios e através das galerias; pulverização com inseticidas e poda de ramos secos com destruição imediata pelo fogo. Mosca-das-frutas e controle: A fêmea procura frutos verdes ou em maturação e nele deposita seus ovos; a larva alimenta-se da polpa danificando-a e tornando o fruto imprestável para o consumo. Alcançando o máximo de desenvolvimento a lagarta abandona o fruto e vai pupar no solo a alguns cm de profundidade. Enterrar a mais de 20 cm de profundidade frutos caídos ao chão ou catá-los e queimá-los; preparar e aplicar calda inseticida; pulverizar frutos verdes.
Mais informações: .
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito