SAPUCAIA MIRIM (Lecythis lanceolata )
A sapucaia-mirim é uma árvore grande, de tronco ereto e cilíndrico, com casca grossas e profundamente fissurada longitudinalmente, com poda densa e arredondada. É uma espécie de folhagem decídua, mas diferente da espécie Lecythis pisonis, as folhas não tem coloração rosada quando novas. Os frutos são achatados, lenhosos e grandes, pois essa razão é recomendado o plantio longe de casa, estacionamentos e locais de muita circulação. É considerada uma espécie medicinal, empregada na medicina popular. Pode ser cultivada como espécie ornamental em amplos espaços, parques (em locais distantes de caminhos). É indicada para o plantio em áreas de recuperação florestal, pois as sementes são comestíveis e muito atrativas a fauna. A madeira é utilizada para obras externas como postes, moirões, estruturas de pontes, esteios, dormentes, para construção civil, como caibros, assoalhos, vigas, etc, para confecção de carrocerias, cabos de ferramentas e peças torneadas.
Nome popular: Lecythis lanceolata
Nome Ciêntífico: Sapucaia-mirim
Família: Lecythidaceae
Origem: Brasil (Nordeste, Sudeste, Centroeste)
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são simples, subcoriáceas, glabras, que não adquirem coloração rosa quando jovens como a espécie Lecythis pisonis.
Crescimento da planta: até 28 m
Quando da frutos? Julho-Setembro
Frutos Os frutos são grande e lenhoso, de forma mais achatada, com tampa que se solta quando maduro, liberando as sementes.
Quando da Flores? Outubro-Fevereiro
Flores As inflorescências são racemosas, formadas abaixo da inserção das folhas, contendo de 2 a 25 flores de cor róseas, lilás a brancas.
Como adubar essa planta? "Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida."
Como regar essa planta? Necessita de regas regulares, principalmente nos primeiros anos após o plantio da muda.
Vai em qual clima? Aprecia clima quente, sendo cultivada principalmente em regiões de clima subtropical e tropical.
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Podem ser feitas podas de formação da copa, para eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. Sempre respeitando o formato arquitetônico e utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda.
Vai na sombra? Sol pleno
Mudas com qual altura? até 0,60m
Mais informações:
Nossa Mata Atlântica é, sem dúvida, um dos maiores biomas do planeta, com uma biodiversidade semelhante à da floresta Amazônica.
Uma das espécies nativas dessa região é a sapucaia mirim. Trata-se de uma árvore de grande porte, que pode medir até 28 metros de altura, ocorrendo na região de mata pluvial Atlântica, desde o Estado de Pernambuco, até o Rio de Janeiro.
A Lecythis lanceolata, nome científico da árvore sapucaia mirim é uma espécie de vida perene, também conhecida pelos nomes de sapucaia miúda, sapucaia, sapucaia branca, sapucaú e monkey pots
Da família Lecythidaceae, a sapucaia mirim é uma espécie ornamental muito disseminada para fins de reflorestamento. De copa densa, tronco cilíndrico e reto, as folhas da sapucaia mirim são verdes, subcoriáceas, glabras, de bordos finamente serrados.
Entre os meses de outubro a fevereiro, a sapucaia mirim nos presenteia com suas flores de cor rosa, lilás e brancas, formadas abaixo da inserção das folhas.
A madeira da sapucaia mirim é bastante usada na construção naval e civil, bem como na fabricação de móveis e objetos de decoração.
Vamos descobrir as principais dicas de como cultivar sapucaia mirim? Siga a leitura e entenda:
A árvore sapucaia mirim é muito atrativa para a fauna e também para insetos polinizadores.
Se você tem dúvidas de onde encontrar essa espécie nativa das áreas fluviais da Mata Atlântica, entre em contato com o Sítio da Mata.
No Sítio da Mata você encontra sapucaia mirim e muitas outras espécies de árvores ornamentais.
Acesse nosso site e confira: www.sitiodamata.com.br.
Árvores frutíferas, árvores para recuperação de áreas degradadas, espécies ornamentais, flores, hortaliças e muitas outras espécies estão à sua espera.
Em nossa loja você encontra, além de plantas, ferramentas, livros, artigos para decoração de jardim, dicas de cultivo e tudo o que você precisa para iniciar seu projeto paisagístico hoje mesmo.
Pague em até 12 vezes sem juros.
Compre com segurança, comodidade e muita qualidade.
Conte com a experiência de quem está há 24 anos comercializando e propagando diversas espécies.
COMO CULTIVAR SAPUCAIA MIRIM
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito