SEMANIA (Gloxinia sylvatica)
As plantas, seres vivos notáveis que habitam nosso planeta há milhões de anos, desempenham um papel essencial em nossa vida cotidiana e no equilíbrio global da natureza.
Sua diversidade impressionante, que abrange desde as florestas tropicais até as regiões árticas, oferece uma riqueza de cores, formas e funções. No coração desse reino vegetal, descobrimos, não apenas a beleza estonteante das flores, mas também a funcionalidade das folhas, caules e raízes que sustentam a vida.
Hoje vamos nos aprofundar no conhecimento da Semânia, também conhecida como Gloxinia sylvatica. Continue na leitura para aprender a cultivar esta espécie linda em seu jardim.
Características da Gloxinia sylvatica
A Gloxinia sylvatica é uma planta herbácea rastejante, perene que pertence à família Gesneriaceae, espécie bastante apreciada por suas flores vibrantes e folhagem exuberante.
As folhas são geralmente alongadas e apresenta uma cor verde escura, que contrasta com o vermelho intenso das flores.. As flores são grandes, em forma de sino, apresentando um tom vermelho vivo com centro amarelo e pontilhado
A altura da Gloxinia sylvatica pode variar, mas geralmente atinge entre 60 a 90 centímetros, tornando-a uma planta de porte médio.Esta planta geralmente apresenta um hábito de crescimento compacto e ereto.
A Gloxinia sylvatica é originária de áreas tropicais e subtropicais, sendo encontrada em regiões como América Central e América do Sul.
Onde cultivar muda de Gloxinia Sylvatica
A Gloxínia é uma espécie ornamental de hábito rastejante, podendo ser cultivada diretamente ao solo, por ser uma espécie compacta, também é muito apreciada para cultivo em vasos, jardineiras ou canteiros.
Como cultivar muda de Gloxínia
Como já dissemos anteriormente, a Gloxínia é uma espécie rústica e por isso demanda poucos cuidados.
Confira os principais:
Solo: Prefira um solo fértil, bem drenado, rico em matéria orgânica. Mantenha o pH do solo entre 5,5 e 6,5 para garantir condições ideais de crescimento.
Clima: A Gloxinia sylvatica prefere temperaturas moderadas, entre 18°C a 24°C. Evite exposição a correntes de ar frio e geadas.
Luz: A Gloxinia sylvatica prefere luz filtrada ou sombra parcial. Evite luz solar direta intensa, especialmente nas horas mais quentes do dia.Um local com luz difusa, como próximo a uma janela com cortinas, é muitas vezes ideal para o cultivo da Gloxinia sylvatica.
Rega:Mantenha o solo levemente úmido, regando quando a camada superficial começar a secar. Evite encharcar e molhar as folhas. Tente direcionar a água diretamente para o solo para evitar que as folhas fiquem molhadas, reduzindo assim o risco de doenças foliares.
Poda:Remova flores murchas para promover a floração contínua. Se necessário, pode a planta para mantê-la compacta.
Onde encontrar muda de Gloxínia para cultivo?
Dona de uma beleza fascinante, a Gloxinia sylvatica é também é uma ótima opção para decorar sua casa, sua varanda com um lindo jardim vertical, seu jardim de inverno ou, até mesmo, seu escritório, pois se adapta muito bem a ambientes internos.
Se você não sabe por onde começar, conte com o Sítio da Mata.
Adquira sua muda de Gloxínia aqui. Encontre também hortaliças, flores, árvores frutíferas, árvores para arborização urbana e muito mais!
Somos um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de , com quase 30 anos de expertise nesse segmento.
Além de várias espécies disponíveis para cultivos, ainda temos insumos e muitas ferramentas para você iniciar o cultivo.
Sobre o envio
Você também pode adquirir essa e outras espécies, acessando nosso site.
Parcelamos suas compras em até 12 vezes, sem juros. Você pode comprar de forma segura - todos os seus dados são protegidos.
Aqui também você tem a comodidade de receber suas encomendas em casa. Todos os pedidos seguem de caminhão ou transportadora e seguem rígidos padrões de embalagem para chegar em perfeitas condições até você.
Nome popular: Semânia
Nome Ciêntífico: Gloxinia sylvatica
Família: Gesneriaceae
Origem: América do Sul, Brasil
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas simples, lanceoladas, asperas na face superior, de margens lisas, coloração verde escura e de 9-16 cm de comprimento. Se desenvolvem desde a base e diretamente dos rizomas.
Crescimento da planta: 20 a 35 cm
Quando da Flores? Surgem durante quase o ano todo e de forma intensa no verão.
Flores Flores axilares, solitárias sobre pedúnculo longo, tubulares, com 4 cm de comprimento, de cor vermelho vivo e garganta amarela pontilhada de marrom. São densamente encobertas por pêlos finos, com textura aveludada.
Como adubar essa planta? "Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias."
Como regar essa planta? "O solo deve ser mantido úmido, mas não encharcado. O solo encharcado causa a podridão da raiz. Reduza significativamente a rega durante os meses de inverno. O rizomas em repouso requerem condições realmente mínimas de umidade."
Vai em qual clima? Tropical de altitude, Subtropical, Equatorial. Não tolera geadas.
Nativa de qual clima? Tropical de altitude, Subtropical, Equatorial.
Aceita poda? Não necessita
Vai na sombra? Meia sombra
Vai bem com outras plantas? Sim.
Mudas com qual altura? 20cm
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito