FISÁLIS (Physalis angulata)
Physalis
Hoje vamos apresentar e falar dos benefícios da physalis e, na sequência, como plantar o arbusto desta fruta doce e ácida.
Características da physalis
De origem da África, América Central, América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa, Oceania, a physalis é uma espécie arbustiva que nos presenteia, entre a primavera e o verão, com um fruto esférico, sendo muito semelhante a um pequeno tomate e sua cor pode ser verde, amarela, laranja ou vermelha.
A Physalis angulata, nome científico da physalis, é uma espécie conhecida popularmente pelos nomes de alquenquenje, balão, bate testa, bucho de rã, camapú, camapum, camaru, canapum, capucho, cerejas de judeu, erva noiva, fisales, joá de capote, juá de capote, juá poca, juá roca, mata fome, saco de bode, tomate barrela, tomate capucho ou tomate lagartixa.
Espécie pertencente à família Solanaceae, a physalis pode ser cultivada o ano todo e seu crescimento pode atingir os 2 metros de altura.
De caule ereto e folhas de aspecto aveludado, ainda floresce entre a primavera e o verão. As flores são solitárias e sua cor varia de acordo com a espécie podendo ser amarela, amarela com o centro marrom, branca ou arroxeada.
Vamos conhecer os benefícios da physalis.
Propriedades da Physalis
A physalis é uma fruta rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcaloides e flavonoides, podendo ser consumido de forma natural, mas também perfeita para o preparo de geleias, doces, sorvetes, bombons e em molhos de saladas e carnes.
Vamos entender o que a physalis traz de benefícios para o nosso organismo.
Benefícios da physalis
- Fortalece o sistema imunológico
- Reduz níveis de colesterol
- Alivia dores de garganta
- Trata reumatismo, doenças de pele, rins, fígado e bexiga.
- Previne o diabetes.
Vamos entender como plantar physalis e poder desfrutar desse arbusto?
Onde plantar a muda de physalis
A physalis é considerada uma espécie de pequeno porte, rústica e que demanda poucos cuidados. Com seus frutos de cálices vermelhos, ela é apropriada para a formação de maciços e bordaduras, mas também pode ser plantada em vasos e jardineiras. Vamos entender como cultivar?
Como cultivar a muda de physalis
- SOLO: a physalis prefere solo bem drenado, rico em matéria orgânica e bem drenado;
- CLIMA: é uma espécie de clima quente, mas que tolera o frio e geadas leves;
- LUZ: a physalis deve ser cultivada sob o sol pleno ou meia sombra;
- REGA: para regar a physalis você deve manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado;
Onde encontrar muda de physalis para cultivo
Já sabe onde encontrar a physalis para plantar no seu jardim? Com tantos benefícios, que tal aproveitar as dicas de como plantar physalis e iniciar seu pomar agora mesmo?
Fique sempre atento ao adquirir as mudas de physalis. Encontre exemplares saudáveis e com origem confiável aqui, no Sítio da Mata.
O Sítio da Mata está há mais de 24 anos no segmento, propagando e comercializando diversas espécies, sempre com o objetivo de oferecer o melhor atendimento e os melhores produtos para seu cultivo e sua colheita.
Árvores frutíferas de diversas espécies, árvores para arborização urbana, flores, hortaliças e muitas outras espécies você encontra acessando o site: www.sitiodamata.com.br. Entre e confira nossos preços e condições, além de muita variedade.
Sobre o envio da muda de Physalis
Conte com a praticidade, comodidade, qualidade e a entrega rápida do Sítio da Mata.
Ao encomendar sua muda de physalis e solicitar pela entrega, sua encomenda chega até você via transportadora ou caminhão, embalada com todo cuidado.
Vem para o Sítio da Mata! Estamos esperando por você.
Nome popular: FISÁLIS
Nome Ciêntífico: Physalis angulata
Família: Solanaceae
Origem: Andina
Época da Semeadura: Ano todo
Instruções de Semeadura: A semeadura é feita em bandejas de isopor com 128 células, copos plásticos ou saquinhos de polietileno, com substrato para hortaliças, usando-se uma semente por célula, copo ou saquinho.
Tempo para Germinação: até 30 dias
Colheita: A germinação se dá em cerca de 20 dias, e inicia a produção em 3 a 4 meses após a germinação
Sementes por envelope: 80
Peso envelope: 8
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas membranáceas, geminadas e alternas, pubescentes cobertas por tricomas simples com superfície aveludada ao tato, com margem dentada e ápice agudo a acuminado.
Crescimento da planta: 2 m
Quando da frutos? Primavera/verão
Frutos Cálice frutífero acrescente, vesiculoso e intumescido, envolvendo completamente o fruto. O fruto é alaranjado e pequeno, semelhante em tamanho, forma e estrutura a um tomate, mas envolto parcial ou completamente por uma casca grande que deriva do verticilo.
Quando da Flores? Primavera/verão
Flores As flores são solitárias, hermafroditas, apresentam corola tubular curta e sua cor varia com a espécie podendo ser amarela, amarela com o centro marrom, branca ou arroxeada.
Como adubar essa planta? Adubação regular com 20.20.20 via solo, sempre com molhamento após aplicação. Ou adubo específico para a família vegetal.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Regiões temperadas, quentes e subtropicais
Aceita poda? sim
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? Clima temperado e tropical
Vai bem com outras plantas? sim
Mudas com qual altura? 2 m
Atrai pássaros? sim
Atrai borboletas? sim
Formiga mata essa planta? talvez
Quais pragas tem essa planta? Hemíptera e lepdópteras
Mais informações: .
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito