SOLANDRA VARIEGATA (Solandra grandiflora)
A solandra é uma planta de porte variável, podendo crescer como um arbusto ereto ou escandente, admitindo condução como uma trepadeira grande, frondosa e vigorosa, atingindo mais de 10 m. É uma espécie nativa das américas, considera sagrada pelos mais e astecas, além de ser empregada em rituais indígenas. Possui seiva que pode causar irritação em contato com a pele, além de outras substancias toxicas se ingeridas. Pouco comercializada, trata-se de uma planta muito ornamental, geralmente cultivada em vasos ou jardins, como arbusto (recomenda-se podas para formação) ou como trepadeira, cobrindo cercas, pérgolas, arcos, etc. Mas pode apresentar um desenvolvimento vigoroso e ser uma planta pesada, recomenda-se o uso de suportes mais firmes. Apesar de ser uma planta tolerante aos curtos períodos de estiagem, quando jovem necessita de regas mais regulares.
Nome popular: Solandra Variegata
Nome Ciêntífico: Solandra grandiflora
Família: Solanaceae
Origem: América do Norte, América Central, América do Sul
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são simples, cartáceas, ovaladas, verde-brilhantes variegadas, com pecíolos curtos, glabras, com até 10 cm de comprimento.
Crescimento da planta: até 10 m
Frutos Os frutos são em bagas, brancas a amarelas, com muitas sementes pequenas.
Quando da Flores? Primavera
Flores As flores são grande, solitárias, terminais, em forma de sino, de cor creme a amarelas douradas. Apresenta pétalas fundidas na base e corpo, com as pontas recurvadas e a parte intensa apresenta raios amarronzados.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias.
Como regar essa planta? Necessita de regas regulares nos primeiros anos após o plantio, mas depois de estabelecida, é tolerante a curtos períodos de estiagem.
Vai em qual clima? Pode ser cultivada em regiões de climas quentes a amenos, mas não tolera geadas.
Nativa de qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Aceita poda? As podas são recomendadas para a condução da forma que desejar, como arbusto ou trepadeira.
Vai na sombra? Sol pleno
Mudas com qual altura? até 90 cm
Mais informações:
A solandra é uma trepadeira considerada sagrada por povos antigos (maias e astecas), de valor ornamental, que pode ser cultivada diretamente ao solo, em jardineiras ou vasos.
A Solandra grandiflora, nome científico da solandra, é uma planta de porte variável, podendo crescer como um arbusto ereto ou escandente, admitindo condução como uma trepadeira grande, frondosa e vigorosa, podendo atingir até 10 m de altura.
Da família Solanaceae, esta espécie pode ser conduzida como arbusto ou trepadeira. Ornamenta muros, cobrem cercas, pérgolas, arcos, etc. Como se trata de uma espécie pesada, recomenda-se o uso de suportes firmes.
As flores da solandra surgem durante a primavera. São grandes, terminais e solitárias, em formato de sino, de cor creme e amarela dourada. As pétalas das flores da solandra são fundidas na base e no corpo, com as pontas recurvadas e a parte intensa apresenta raios amarronzados.
Já as folhas da solandra são simples e medem em torno de 10 cm. São ovaladas, verdes e brilhantes, com pecíolos curtos.
Também conhecida pelo nome de cálice, a solandra é uma espécie nativa da América Central, América do Norte e América do Sul, principalmente de regiões tropicais como México e Caribe.
Que tal cultivar esta espécie que libera um perfume que lembra coco durante a noite? .
Você deseja cultivar esta trepadeira perene de crescimento rápido?
No Sítio da Mata você encontra muda de solandra e muitas outras espécies, livre de doenças e pragas.
A solandra é uma espécie que facilmente se enraíza e se agarra à vegetação circundante para obter suporte.
Seguindo as dicas de como cultivar solandra, você vai ter seu jardim mais florido, alegre e encantador, sem sombra de dúvida.
Com pouco investimento e alguns cuidados, você transforma o ambiente com uma paisagem cheia de encantos e cor, com uma planta linda e saudável.
Venha para o Sítio da Mata! Estamos há 24 anos cultivando e comercializando diversas espécies, oferecendo soluções de plantio e garantindo a sua satisfação com a qualidade de nossos produtos.
Facilitamos suas compras em até 12 vezes sem juros. E você ainda pode adquirir sua muda de solandra acessando o site www.sitiodamata.com.br.
Compre com qualidade, pague com segurança e receba sua encomenda com o compromisso Sítio da Mata.
Dizem que a natureza sorri através das flores. Cultive solandra no seu jardim e garanta alegria para sua vida. Entre em contato com o Sítio da Mata.
COMO PLANTAR SOLANDRA
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito