TROMBETA ROXA (Datura metel)
No jardim é uma espécie rústica, de baixa manutenção e versátil. Plante a saia-roxa em canteiros bem fertilizados, em linhas simples, junto a muros, ou em composições com outras plantas de texturas e cores diferentes, produzindo assim um contraste interessante. Se lhe oferecido um suporte, como pequenas treliças por exemplo, pode ser conduzida como trepadeira, com alguns amarrios.
Nome popular: Trombeta roxa
Nome Ciêntífico: Datura metel
Família: Solanaceae
Origem: Ásia, China, Índia
Ciclo de vida: Anual, Perene
Folha: As folhas são ovaladas, geralmente glabras, simples, inteiras ou lobadas, alternas, de cor verde escura a ligeiramente azulada e liberam um aroma desagradável quando amassadas ou podadas.
Crescimento da planta: até 1,8 m
Frutos Os frutos que se seguem são do tipo cápsula, redondos e nodosos, ao invés de espinhosos, como nas outras espécies do mesmo gênero. Eles são deiscentes, abrindo-se quando maduros em quatro valvas e liberando assim numerosas sementes.
Quando da Flores? Floresce do meio do verão até o fim do outono
Flores Flores terminais, solitárias, eretas (diferentes da Saia-branca (Brugmansia suaveolens), de flores pendentes). Elas são grandes, hermafroditas e possuem forma de trombeta, podendo ter uma corola simples, dupla ou tripla e se apresentam nas cores branca, amarela, rosa, lilás ou roxo intenso, perfumadas ou não, dependendo da cultivar. Cada flor se abre por apenas um dia, e são atrativas para mariposas noturnas, suas principais polinizadoras.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias.
Como regar essa planta? Manter irrigado no pegamento da muda
Vai em qual clima? Sob clima temperado, esta espécie se comporta como anual. Neste caso, recomenda-se plantar as sementes em estufa, em meados do inverno, e transplantar as mudas para o local definitivo após a última geada. Já em clima tropical ela pereniza, não necessitand
Nativa de qual clima? Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Aceita poda? Sim
Vai na sombra? Pleno sol e meia sombra
Mudas com qual altura? até 60 cm
Mais informações:
A trombeta roxa é uma das mais belas espécies ornamentais, além de ser uma planta rústica de baixa manutenção.
Entre as espécies de trombeta, hoje vamos destacar a Datura metel, nome científico da trombeta roxa, uma espécie arbustiva que demanda alguns cuidados no manuseio por ter certo índice de toxicidade, apesar do encantamento que suas pétalas roxas no proporcionam.
Pertencente à família Solanaceae, a trombeta roxa é uma flor originária da Ásia, mais precisamente China e Índia, mas hoje já é encontrada em várias regiões.
Também conhecida pelos nomes de saia roxa, trombeta dos anjos, babado de viúva, zabumba roxa, manto de cristo, anjo da trombeta, trombeteira, trompete do diabo, trombeta do diabo, planta sagrada, anágua de viúvão, a trombeta roxa é uma espécie perene de cultivo anual, podendo atingir até 1,8 metros de altura.
Suas folhas ovaladas, geralmente glabras, simples, inteiras ou lobadas, alternas, de cor verde escura a ligeiramente azulada liberam um aroma pouco agradável quando amassadas ou podadas.
O valor ornamental da trombeta roxa fica por conta de sua floração, durante o verão até o final do outono: abrindo apenas um dia, possui pétalas grandes, em formato de trombeta, hermafroditas e podendo ter uma corola simples, dupla ou tripla. Se apresentam nas cores branca, amarela, rosa, lilás ou roxo intenso, perfumadas ou não, dependendo do cultivar.
Vamos descobrir como plantar a trombeta roxa e atrair espécies polinizadoras, inclusive no período noturno, como as mariposas, por exemplo?
Como já dissemos, a trombeta roxa é uma planta de fácil cultivo e bastante resistente, porém vamos conhecer os principais cuidados:
SOLO: a trombeta roxa é uma espécie que precisa de solo fértil, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica;
CLIMA: trata-se de uma planta nativa de clima Temperado, sensível às geadas e às baixas temperaturas;
LUZ: a trombeta roxa pode ser cultivada em pleno sol ou à meia sombra;
REGA: a irrigação da trombeta roxa deve ser frequente, mantendo o solo sempre úmido, principalmente no pegamento da planta. Evite o encharcamento.
Não consuma de forma alguma a trombeta roxa. Sua ingestão pode ser fatal.
Se quiser ornamentar seu jardim com uma espécie extravagante, cultive a trombeta roxa.
Se procura muda de trombeta roxa, compre com quem entende do assunto.
O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de hortaliças, flores, árvores frutíferas, árvores para arborização urbana e todo tipo de espécie.
Você também pode adquirir a sua muda de trombeta roxa, acessando nosso site: www.sitiodamata.com.br.
Entre e confira nossas condições! Parcelamos suas compras em 12 vezes sem juros e você ainda pode optar pelo serviço de entrega.
No site você encontra uma grande variedade de plantas, ferramentas, livros, insumos e muita informação para seu jardim ou sua horta.
Tem muito mais esperando por você! Venha para o Sítio da Mata.
COMO PLANTAR TROMBETA ROXA
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito