ZEFIRANTES - CARAPITAIA - LÍRIO DO VENTO (Zephyranthes candida)
Em diversos países são chamados de “lírio das chuvas”, devido a floração que ocorre naturalmente dois a três dias depois de fortes chuvas. Em caso de falta de chuvas, é possível forçar as plantas enganando-as com uma rega bem longa e duradoura. O Lírio do vento permanece sempre verde em climas mais quentes, a folhagem desaparece apenas no inverno frio ou durante secas pronunciadas. O nome do gênero vem das palavras gregas “zephyros”, significando o vento oeste e “anthos” significando uma flor porque é nativo do hemisfério ocidental. Caracóis e lesmas podem destruir as flores.
Nome popular: Zefirantes - Carapitaia - Lírio do vento
Nome Ciêntífico: Zephyranthes candida
Família: Amaryllidaceae
Origem: Brasil e Argentina
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas verdes, basais muito finas, roliças, glabras, brilhantes, longas e numerosas, formando tufos ou pequenas touceiras eretas.
Crescimento da planta: 20 a 30 cm
Quando da Flores? Primavera - Verão
Flores Flores brancas, solitárias, de seis pétalas com anteras amarelas, dispostas no ápice de hastes eretas que se erguem de 4-10 cm de altura acima das folhas. Surgem durante a primavera-verão.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias.
Como regar essa planta? Manter irrigado
Vai em qual clima? A umidade abundante e consistente garante a floração contínua, no entanto, essas plantas versáteis também são tolerantes a períodos de seca. Gosta de clima mais ameno.
Nativa de qual clima? Subtropical, Temperado.
Aceita poda? Sim
Vai na sombra? Cultivada pleno sol, onde floresce mais ou a meia sombra.
Mudas com qual altura? até 10 cm
Mais informações:
O que seria do mundo sem o encanto das flores?
As flores simbolizam o amor, a beleza e a perfeição. Transmitem paz, aconchego, alegria e boas energias.
Hoje, especialmente, falaremos sobre a lírio do vento, uma planta ornamental nativa da Argentina e do Sul do nosso Brasil.
Muito mais que as características da lírio do vento, continue a leitura desse artigo para entender como cultivar e onde encontrar a muda de lírio do vento.
Da família Amaryllidaceae, a lírio do vento é uma herbácea perene, com crescimento que gira em torno de 20 a 30 cm de altura. A muda de lírio do vento mede em torno de 10 cm.
Também conhecida pelos nomes de zefirantes ou carapitaia, a lírio do vento possui folhas verdes, basais muito finas, roliças, glabras, brilhantes, longas e numerosas, formando tufos ou pequenas touceiras eretas, que ficam sempre verdes durante as estações mais quentes. Já durante os dias frios ou períodos de seca, a folhagem tende a desaparecer.
As flores de lírio do vento são formadas por seis pétalas brancas com anteras amarelas, solitárias, surgindo durante a primavera e o verão, se destacando entre a folhagem verde.
Vamos conhecer algumas dicas de cultivo da muda de lírio do vento?
Depois que conhecemos as características, é hora de seguir algumas dicas de cultivo da muda de lírio do vento:
Vamos deixar a lírio do vento fazer parte do seu paisagismo?
A lírio do vento é uma espécie bastante versátil. Seja como forração, em canteiros, formando maciços densos em meio à gramados, ao longo de caminhos ou cultivada em vasos e jardineiras, a lírio do vento promete bastante charme por onde passa.
E se você deseja plantar essa espécie de grande valor paisagístico, conte com o Sítio da Mata.
Somos um viveiro de plantas e estamos há 23 anos cultivando e comercializando diversas espécies, oferecendo soluções de plantio e garantindo a sua satisfação com a qualidade dos nossos produtos.
Aqui você encontra muda de lírio do vento e diversos tipos de flores, árvores, hortaliças, espécies raras e exóticas e muito mais. Facilitamos suas compras em até 12 vezes sem juros.
E você ainda pode adquirir sua muda de lírio do vento, acessando o nosso site www.sitiodamata.com.br.
Compre com qualidade, pague com segurança e receba sua encomenda com o compromisso Sítio da Mata.
Estamos esperando por você. Venha realizar seu projeto paisagístico agora mesmo.
DICAS DE CULTIVO DA MUDA DE LÍRIO DO VENTO
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito