FARINHA SECA ( Peltophorum dubium)
O conjunto elegante formado pela copa, ramagem e tronco da Farinha-Seca a tornam uma árvore bastante decorativa, ideal para grandes espaços, como parques e jardins amplos. Quando florida é um espetáculo à parte e torna-se muito atrativa para abelhas e outros insetos polinizadores. Ameaçada de extinção, esta árvore nativa também é considerada pioneira e de sucessão primária, sendo importante incluí-la em programas de reflorestamento e recuperação ambiental.
Nome popular: FARINHA SECA
Nome Ciêntífico: Peltophorum dubium.
Família: Fabaceae-Caesalpinioideae.
Origem: América Latina.
Época da Semeadura: Logo que as sementes forem colhidas.
Instruções de Semeadura: Colocar as sementes ou frutos (vagens) para germinação em covas de 1 cm de profundidade em recipientes individuais contendo substrato, em seguida cobri-las com uma camada de 1 cm de substrato. Os recipientes devem ficar em ambiente semissombreado. A taxa de germinação geralmente é alta. Quando as plantas tiverem entre 4 e 6 cm de altura, transplantá-las para recipientes individuais maiores contendo solo adubado com esterco bovino curtido
Tempo para Germinação: Entre 15 e 30 dias.
Colheita: Para obtenção de sementes, colher os frutos (vagens) diretamente da árvore quando adquirirem coloração paleácea. Pode-se samear as próprias vagens como se fossem sementes, entretanto isso pode acarretar a formação de mudas tortas ou defeituosas. Portanto,
Sementes por envelope: 180
Peso envelope: 5
Ciclo de vida: Perene.
Folha: Folhas alternas espiraladas, estipuladas, compostas bipinadas, com 12 a 20 pares de pinas, cada uma com 20 a 30 pares de foliólulos sésseis, ovalados, de base arredondada e ápice acuminado, coriáceos, de 0,5 a 0,8 cm de comprimento por 0,2 a 0,4 cm de largura.
Crescimento da planta: A Farinha Seca é uma planta decídua, heliófita e pioneira, pode atingir de 15 a 25 m de altura, dotada de copa ampla, com tronco de 50 a 70 cm de diâmetro,revestido por casca com ritidoma escamoso; quando jovem sua casca é fina e pouco lenticelada e seus ramos mais pubescentes. A madeira é moderadamente pesada ( densidade o,69g/cm3).
Quando da frutos? Amadurecem em Março-Abril.
Frutos Fruto legume indeiscente e achatado.
Quando da Flores? Floresce abundantemente de Dezembro a Fevereiro.
Flores Flores amarelas, bissexuadas, zigomorfas, diclamídeas, dispostas em panículas terminais grandes.
Como adubar essa planta? Na produção das mudas usar substrato orgânico peneirado e esterco curtido de curral, no plantio definitivo usar 150 gramas de NPK 4-14-8 ao em torno da cova e distante do tronco da árvore e logo em seguida regar.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Tropical úmido.
Aceita poda? Sim, respeitando o formato arquitetônico da árvore e utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda. Também é necessário respeitar o colar e a crista dos galgos para que ocorra a cicatrização e não instale fungos.
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? Tropical úmido.
Vai bem com outras plantas? Sim.
Mudas com qual altura? O plantio definitivo pode ser feito quando as mudas tiverem em média 0,5 m para que se adaptem melhor ao solo e clima.
Atrai pássaros? Não.
Atrai borboletas? não
Formiga mata essa planta? sim
Quais pragas tem essa planta? Principalmente formigas, a Sauva é a mais comum que deve ser combatida antes do plantio definitivo. Outras pragas são o cupim, broca, fungos, bactérias, vírus, protozoários e nematóides.
Mais informações: .
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito