Ficus Lira (Ficus lyrata)
Ficus Lyra
Uma das espécies mais elegantes que já se viu para decorar ambientes. Sem dúvida, a ficus lyra deixa aquele ar elegante por onde passa.
Quer ter essa espécie decorando sua sala, seu hall, sua varanda ou seu escritório?
Fique nessa leitura e aprenda como cultivar e cuidar da ficus lyra.
Características da ficus lyra
O Ficus lyrata, nome científico da ficus lyra, é uma planta originária da África Ocidental e é apreciada por sua folhagem exuberante e elegante. Possui folhas grandes e brilhantes, com uma textura lisa, com uma cor verde escura intensa na parte superior e um tom mais claro na parte inferior, com formato de violão ou lira, daí o seu nome popular. As folhas podem medir até 30 cm de comprimento e 20 cm de largura.
Espécie perene da família Moraceae, a ficus lyra pode crescer bastante em condições ideais, chegando a alcançar 3 metros de altura. No entanto, pode ser controlado com podas regulares.
Onde cultivar a muda de ficus lyra
Também conhecida como figueira lira, a ficus lyra é uma planta relativamente fácil de cuidar e pode ser cultivada em ambientes internos ou externos. Ele prefere luz indireta e não tolera temperaturas muito baixas.
Além de ser uma planta decorativa, a ficus lyra também é um excelente purificador de ar, removendo substâncias tóxicas como formaldeído, benzeno e tricloroetileno do ambiente.
Portanto, você pode cultivar a ficus lyra em vasos, jardins de inverno ou jardins externos. Ao optar pelo cultivo em vasos, certifique-se de que o vaso tenha orifícios de drenagem para evitar o acúmulo de água.
Como cultivar a muda de ficus lyra
Aqui estão algumas orientações básicas para cultivar uma muda de ficus lyra em casa:
SOLO: o solo para o cultivo da ficus lyra deve ser rico em nutrientes, bem drenado e ter uma boa capacidade de retenção de umidade.;
CLIMA: a ficus lyra é uma planta tropical que prefere temperaturas quentes e estáveis. A temperatura ideal para o cultivo dessa espécie varia entre 18°C e 25°C durante o dia e não inferior a 15°C à noite. Temperaturas abaixo de 12°C podem prejudicar o crescimento da planta e causar danos às folhas;
LUZ: a ficus lyra prefere luz indireta. Coloque sua planta perto de uma janela que receba luz do sol filtrada, mas evite a luz solar direta intensa, que pode queimar as folhas;
REGA: regue a ficus lyra regularmente, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. A ficus lyra prefere ambientes úmidos, por isso, pode ser útil borrifar a folhagem com água limpa e filtrada algumas vezes por semana;
PODA: a ficus lyra pode crescer bastante, por isso, pode ser necessário podar para controlar o tamanho e a forma da planta. Remova qualquer folha ou galho morto ou danificado para manter a saúde da planta.
Onde encontra muda de ficus lyra para cultivo
Para cultivar a ficus lyra você não precisa ter grandes espaços de terra. Basta um pequeno canteiro ou até mesmo um vaso e vai poder contar com a elegância da planta decorando diversos ambientes, internos ou externos.
Deseja cultivar a ficus lyra em casa? Entre em contato com o Sítio da Mata.
Em nosso site www.sitiodamata.com.br você encontra diversos tipos de plantas ornamentais.
Lá você também encontra livros, ferramentas e tudo o que precisa para seu projeto paisagístico.
Plante muda de ficus lyra e conte com o Sítio da Mata.
Conheça outras espécies elegantes para ornamentar áreas internas:
https://www.sitiodamata.com.br/zamioculca-zamioculcas-zamiifolia.html
https://www.sitiodamata.com.br/samambaia-amazonica-polypodium-decumanum.html
https://www.sitiodamata.com.br/dinheiro-em-penca-pilea-nummulariifolia.html
Sobre o envio da muda de ficus lyra
Comprando sua muda de ficus lyra no Sítio da Mata, você pode parcelar suas compras em até 12 vezes sem juros e ainda contar com a entrega em casa, através de transportadora ou caminhão.
Suas mudas são acomodadas em caixas grandes para chegarem em perfeitas condições até você.
Nome popular: Ficus Lira
Nome Ciêntífico: Ficus lyrata
Família: Moraceae
Origem: África, Camarões, Serra Leoa
Ciclo de vida: Perene
Folha: Suas folhas são grandes, alternas, coriáceas, brilhantes, com nervuras bem marcadas, margens onduladas e formato de lira – o instrumento musical – o que lhe valeu o nome científico lyrata.
Crescimento da planta: cerca de 12 m
Flores Exemplares bem adaptados produzem figos (inflorescências do tipo sincônio) pequenos, esverdeados e com manchinhas claras, que dificilmente conterão sementes fora do seu habitat, devido à ausência da vespa polinizadora específica da espécie.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta? Pouco exigente em molhamento.
Vai em qual clima? Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
Nativa de qual clima? Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
Aceita poda? Sim
Vai na sombra? Luz Difusa, Meia Sombra, Sol Pleno
Planta de frio ou calor? Planta bem resistente e adaptável
Vai bem com outras plantas? Sim
Mudas com qual altura? até 1,0 m
Atrai pássaros? Sim
Atrai borboletas? Não
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito