Flor Borboleta (Rotheca myricoides)
Flor Borboleta
A flor borboleta é uma planta com flores de aparência exótica e vibrante, motivo pelo qual é uma espécie muito apreciada para jardins e para o paisagismo.
Quer saber como cultivar o arbusto de flor borboleta? Permaneça na leitura deste artigo e veja como é fácil cultivar a flor borboleta em seu jardim.
Características da flor borboleta
A Rotheca myricoides, nome científico da flor borboleta, é um arbusto florífero, também conhecido pelos nomes de borboleta azul, clerodendro africano e clerodendro azul.
Espécie da família Lamiaceae, mesma família dos clerodendros, das hortênsias e de ervas como alecrim, sálvia e hortelã, a flor borboleta é uma espécie de origem africana que pode medir até 3 metros de altura.
Seu caule apresenta textura semi lenhosa e ramificada. As folhas da flor borboleta são verdes e ovais, com bordas serrilhadas e uma textura macia e aveludada. As flores deste arbusto são grandes e vistosas, com uma cor azul brilhante, que se assemelham às asas de uma borboleta. As flores formam um sino com cinco pétalas, agrupadas em cachos na extremidade dos ramos. Os ramos são hastes longas e finas.
Vamos entender onde podemos cultivar a flor de borboleta e descobrir como fazer isso com apenas 4 passos importantes.
Onde plantar muda de flor de borboleta
A flor de borboleta é uma espécie ornamental, perfeita para paisagismo de jardim de forma isolada ou em grupo, formando renques junto a muros, ou conduzida como trepadeira, desde que tenha o suporte necessário.
Por tratar-se de uma planta de fácil cultivo, a flor de borboleta se adapta bem a diferentes tipos de solo e pode ser cultivada até mesmo em vasos.
Como cultivar muda de flor borboleta
A flor borboleta é uma espécie que pode florescer o ano todo, se atender a todos os requisitos para o seu bom desenvolvimento. Vamos ver os principais:
Solo: certifique-se de que o solo seja rico em nutrientes, bem drenado e com pH entre 6,0 e 7,5. Adube a flor borboleta uma vez por mês durante a primavera e no verão com um fertilizante balanceado;
Clima: a flor borboleta prefere locais quentes e úmidos;
Luz: escolha local com incidência de luz solar para o cultivo da flor borboleta;
Rega: mantenha o solo sempre úmido para o cultivo da flor borboleta, mas nunca encharcado, para evitar o apodrecimento da raiz;
Poda: é recomendada a poda para controle do crescimento e para formação. É aconselhável fazer este processo somente após a floração.
Onde encontra muda de flor borboleta para cultivo
Aqui mesmo, no Sítio da Mata!
Encontre muda de flor borboleta e muitas outras espécies arbustivas e nós ajudamos você com o cultivo. Encontre milhares de dicas em nosso site www.sitiodamata.com.br.
Acessando o site você também pode adquirir suas plantas favoritas e pagar em até 12 vezes sem juros.
Encontre outras espécies da família Lamiaceae:
https://www.sitiodamata.com.br/dolar-plectranthus-nummularius.html
https://www.sitiodamata.com.br/peixinho-da-horta-stachys-byzantina.html
https://www.sitiodamata.com.br/salvia-salvia-officinalis-744
https://www.sitiodamata.com.br/clerodendro-cotonete-clerodendrum-quadriloculare.html
https://www.sitiodamata.com.br/lagrima-de-cristo-clerodendron-thomsonae.html
Sobre o envio
Compre e opte pelo envio no conforto da sua casa.
Sua muda de flor borboleta vai chegar até você em perfeitas condições, acondicionadas em caixas próprias para viajar de caminhão ou transportadora.
Nome popular: Flor Borboleta
Nome Ciêntífico: Rotheca myricoides
Família: Lamiaceae
Origem: África, Quênia, Uganda
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são ovaladas, opostas, com margens denteadas e cor verde escura.
Crescimento da planta: até 3 m
Quando da Flores? Floresce o ano todo em regiões de clima quente, e na primavera, verão e outono em clima temperado ou subtropical.
Flores As inflorescências, do tipo panícula, surgem nas pontas dos longos e curvados ramos. Cada flor apresenta cinco pétalas, sendo que destas quatro são de cor azul claro e uma é de cor azul escuro. O aspecto geral da flor lembra uma borboleta, com os longos estames no topo, fazendo às vezes de antenas. Atrai polinizadores, como abelhas e borboletas.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias.
Como regar essa planta? Deve ser irrigada regularmente.
Vai em qual clima? Aprecia o calor e a umidade tropicais. Não tolera geadas. Em lugares com inverno frio, convém cultivá-la em vasos e protegê-la em ambientes internos durante essa estação. Neste período, convém também reduzir as regas.
Nativa de qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Aceita poda? Após as floradas, é interessante podar-lhe as pontas dos ramos com inflorescências velhas e murchas, estimulando assim novas florações.
Vai na sombra? Meia sombra
Planta de frio ou calor? Planta bem adaptável ao clima
Vai bem com outras plantas? Sim
Mudas com qual altura? até 60 cm
Atrai pássaros? Não
Atrai borboletas? Sim
Mais informações:
Com o nome científico Rotheca myricoides, a flor borboleta é uma planta bastante utilizada em jardins, podendo ainda ser cultivada em vasos ou outros ambientes como varandas e sacadas.
Originária da África, os primeiros vestígios da flor borboleta foram encontrados no Quênia e Uganda e está inserida na categoria de arbustos. Os climas mais adequados para um crescimento saudável da muda de flor borboleta são Equatorial, Tropical e Subtropical. Além disso, é uma planta que aprecia o calor e a umidade tropical.
A flor borboleta é capaz de florescer o ano inteiro em regiões de clima mais quente, porém, na primavera, verão e outono a flor borboleta floresce em clima temperado ou subtropical.
As flores dessa planta possuem uma cor chamativa e podem apresentar vários tons de azul, além de serem flores perfumadas. Com um caule semi-lenhoso e ramificado, essa planta pode chegar a uma altura máxima de 3 metros. As folhas da flor borboleta são ovaladas com margens denteadas e cor verde escura.
O nome dessa planta tem a ver com as pétalas das flores, pois as pétalas possuem o formato de asas de borboleta. Algumas pétalas também podem apresentar certa inclinação, dando uma ideia de movimento e fazendo com que a planta lembre toda a estrutura da borboleta.
Para apreciar totalmente a beleza da muda de flor borboleta, é necessário que o cultivo seja feito adequadamente. Embora seja uma planta com uma fácil manutenção, o plantio da flor borboleta deve ser feito com cuidado.
Inicialmente, é importante que a flor borboleta seja cultivada de forma isolada. Após isso é necessário observar se o seu crescimento está ocorrendo de maneira adequada, podendo ainda misturá-las com outras espécies. O solo deve estar fértil e drenado para que a flor borboleta se desenvolva de forma apropriada, devendo também ser cultivada sob meia sombra.
A poda da flor borboleta deve ser feita com o objetivo de manter seu tamanho e formato, além de contribuir para que a planta possa renovar suas folhas e flores. Depois que as flores desabrocharem, a poda pode ser feita também nos ramos para retirar as flores murchas. Adquira a muda de flor borboleta com o Sítio da Mata e embeleze o seu jardim!
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito