FLOR DE CERA CORAÇÃO VARIEGATA (Hoya kerrii)
Geralmente encontramos o cacto-coração em pequenos vasos como esse abaixo, onde foi feito com uma estaca da folha, valorizando bem o formato de coração. Depois que ele já estiver maior e com mais folhas podemos deixá-lo crescer livremente como trepadeira, replantando-a em um vaso maior e oferecendo-lhe algum suporte, como treliças, grades, cercas, etc.
Nome popular: Flor de cera coração variegata
Nome Ciêntífico: Hoya kerrii
Família: Apocynaceae
Origem: Ásia
Ciclo de vida: Perene
Folha: E seu charme, é claro, são suas folhas em formato de coração! As folhas são ainda brilhantes, opostas e de cor verde clara. Existe uma forma variegada, com as margens das folhas de cor branco-creme.
Crescimento da planta: até 2 m
Flores sua inflorescência é do tipo umbela (que lembra um guarda-chuva), pendente e muito durável e aparece no verão. É composta por numerosas flores cerosas, pequenas e com perfume suave. As flores são compostas por duas estrelas sobrepostas. A maior é branca e no topo dela tem uma outra estrela vermelha.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta? Irrigue regularmente mas tome cuidado para não encharcar demais o substrato e apodrecer as raízes. No inverno, reduza as regas.
Vai em qual clima? Essa planta gosta do calor tropical.
Nativa de qual clima? Tropical e subtropical
Aceita poda? Sim
Vai na sombra? Meia sombra
Mudas com qual altura? até 10 cm
Mais informações:
A flor de cera coração variegata é uma espécie de suculenta muito comum para compor diferentes tipos de jardins, vasos ou floreiras, principalmente devido às suas características ornamentais e sua grande beleza natural. Além disso, é um tipo de planta facilmente encontrada devido à praticidade de seu cultivo.
Cientificamente ela é conhecida como Hoya kerrii, mas popularmente recebeu o nome de flor de cera coração devido ao formato de suas folhas que é semelhante ao desenho de um coração. Essa espécie de planta é originária de países asiáticos, entre eles Tailândia, China, Indonésia e Vietnã.
Embora seja de origem desses países da Ásia, é possível encontrá-la em diferentes regiões devido à sua ampla comercialização. Além do mais, vale destacar que a flor de cera coração é caracterizada por uma folhagem luminosa e de cor clara.
Essa espécie possui caule flexível e também pode atuar como trepadeira, coroando pergolados, arames, arcos, grades, entre outras diversas opções.
Da família Apocynaceae, a flor de cera coração variegata tem sua inflorescência durante o verão, em estilo pendente, que lembra um guarda-chuva.
Além do mais, é possível cultivar essa espécie em pequenos vasos, já que se trata de uma planta comumente pequena.
DICAS DE CULTIVO DA FLOR DE CERA CORAÇÃO VARIEGATA
Solo: para realizar o plantio, é muito simples! Basta ter uma terra bem drenada e rica em matéria orgânica ou vegetal. Além disso, é necessário contar com um vaso pequeno ou médio para o despejo da terra, após isso, é necessário realizar a aterragem da muda diretamente no solo e finalizar com a drenagem através de pedras. Para que ela germine e floresça, é indicado realizar a fertilização do solo com substâncias como o potássio. Para auxiliar na drenagem, é possível utilizar areia, pedras ou cacos de telhas.
Clima: a temperatura adequada para que ela fique saudável varia entre 20 a 25 graus;
Luz: o ideal é o cultivo da flor de cera coração variegata à meia sombra. É importante destacar que ela adora luminosidade natural, portanto, é muito importante que as suas folhagens e a sua raiz entre em contato com a luz solar. No entanto, é muito importante evitar que entre em contato com o calor intenso, pois pode prejudicar as suas folhagens, inclusive, provocando a sua queima. Portanto, se o sol estiver intenso, é indicado que a planta seja disposta em um ambiente interno;
Regas: realizar as regas frequentes durante os dias mais quentes e diminuindo, relativamente, durante o inverno. Isso porque é comum que as suculentas façam, naturalmente, o armazenamento de água em suas raízes. Portanto, evite o encharcamento e apodrecimento das raízes.
Pensando em tudo que falamos, ambientes internos como sacadas ou áreas semiabertas com alguma iluminação são os locais ideais para a exposição da flor de cera coração variegata.
Que tal, agora, começar a cultivar essa suculenta tão charmosa e cheia de encantos que é a flor de cera coração variegata?
No Sítio da Mata você encontra essa espécie e muitas outras suculentas.
Acesse nosso site e confira: www.sitiodamata.com.br todas as vantagens em adquirir suas plantas conosco. Dicas de cultivo, ferramentas para começar seu projeto e uma infinidade de espécies, você encontra aqui.
Facilitamos seu pagamento em até 12 vezes juros.
Compre com segurança, comodidade e agilidade na entrega.
Vem para o Sítio da Mata! Esperamos por vocês.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito