GRAVIOLA (Annona muricata)
Graviola
A graviola é uma fruta tropical de sabor agridoce, muitas vezes comparado ao sabor de abacaxi, morango e limão.
Comumente usada em receitas de sobremesas, sucos, smoothies e sorvetes, a graviola também é usada em medicamentos fitoterápicos e produtos cosméticos, por ser uma espécie composta por importantes nutrientes.
Se você tem curiosidade em conhecer a graviola, vem com a gente nesta leitura e descubra os benefícios da graviola e como plantar a árvore frutífera em sua casa.
Características da Graviola
Da família Annonaceae, a árvore frutífera da graviola é uma espécie nativa da América Central.
A Annona muricata, nome científico da árvore da graviola, é uma espécie de pequeno porte que pode medir até 6 metros de altura.
As folhas do pé de graviola são verdes brilhantes e as flores amareladas são grandes, agrupadas ou isoladas, nascendo no tronco e nos ramos.
A graviola é o fruto da gravioleira. Estamos falando de um fruto com polpa branca cremosa e uma casca verde espinhosa, com pontuações semelhantes às atemoias e aos araticuns, motivo pelo qual também é conhecida pelo nome de araticum de comer, araticum do grande e araticum manso.
Propriedades da graviola
Consumida de diversas formas, in natura ou na preparação de sucos, doces, sorvetes e outros, a graviola é uma fruta rica em potássio, magnésio, fibras, vitaminas C e B6.
Benefícios da graviola
Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, listamos aqui os principais benefícios da graviola para a nossa saúde:
- Ajuda na saúde dos olhos
- Fortalece o sistema imunológico;
- Controla a pressão arterial e o diabetes;
- Trata asma e reumatismo
Onde plantar a muda de graviola
A muda da graviola pode ser cultivada diretamente ao solo, mas também pode ser cultivada em vasos.
Seu porte pequeno a torna uma frutífera ideal para quem tem pequenos espaços, desde que você acompanhe as condições adequadas. Veja a seguir.
Como cultivar muda de graviola
SOLO: para cultivo da muda de graviola, prefira o solo fértil, com boa drenagem e enriquecido com matéria orgânica.
CLIMA: a graviola é uma espécie nativa de clima Tropical, portanto se adapta melhor a regiões de clima quente e úmido, com temperaturas entre 21º e 30. Não tolera frio intenso, mudanças bruscas de temperatura ou geadas.
LUZ: preferencialmente a muda de graviola deve ser cultivada em pleno sol, mas também se desenvolve sob a meia sombra.
REGA: as regas para o cultivo da graviola devem ser frequentes, mantendo o solo úmido para cultivo da acerola, mas nunca encharcado.
Onde encontrar a muda de graviola para cultivo
No Sítio da Mata você conta com uma infinidade de árvores frutíferas para plantar no seu jardim ou em vasos.
Conheça outras árvores frutíferas com rápido crescimento:
https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/arvores-frutiferas-que-crescem-rapido/
Conheça também outras espécies exóticas e aprenda como cultivá-las:
https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/frutas-exoticas/
Sobre o envio
Acesse nosso site www.sitiodamata.com.br e adquira sua muda de graviola Parcelamos suas compras em 12 vezes sem
Através de transportadora ou caminhão, você recebe sua muda de graviola perfeitamente embalada em caixas grandes para que chegue saudável até você.
Conte com a garantia do Sítio da Mata.
Entre em contato e tire todas as suas dúvidas para o cultivo da graviola.
Esperamos por você.
Nome popular: Graviola
Nome Ciêntífico: Annona muricata
Família: Annonaceae
Origem: América Central
Ciclo de vida: perene
Folha: As folhas possuem pecíolo curto, são elípticas, alternas, verdes, vernicosas na página superior e com bolsas na axila das nervuras laterais na página inferior, ligeiramente tomentosas. Medem de 14 a 16 cm de comprimento e de 5 a 7 cm na maior largura, com nervuras pouco perceptíveis.[
Crescimento da planta: A gravioleira possui hábito de crescimento ereto, podendo atingir até 8 m de altura, com caule único e ramificação assimétrica.
Quando da frutos? A maior oferta de frutos se dá nos meses de abril a julho, podendo, entretanto, ocorrer em outras épocas, em função da utilização do uso de irrigação (setembro/dezembro).
Frutos O fruto é uma baga composta ovóide, geralmente assimétrico, em função da polinização deficiente e mesmo pelo efeito de ataques de pragas, de 15 a 40 cm de comprimento, por 10 a 20 cm de diâmetro, cujo peso oscila de 400 g a 10 kg, com média de 2 kg/fruto. A casca é verde-escura, quando os frutos estão desenvolvidos, e verde clara, quando no ponto de colheita. Possui espículas parecidas com espinhos carnosos, moles e recurvados. Cada planta produz, em média, de 12 a 24 frutos. A polpa é branca, muito sucosa e subácida, com sementes geralmente pretas, quando retiradas do fruto, ficando, alguns dias depois, com coloração marrom escura a marrom clara ou castanha, encontradas em número aproximado de 100 por fruto.
Quando da Flores? Ano todo em clima quente, Primavera
Flores as flores estão distribuídas em pedúnculos curtos axilares ou diretamente no tronco, podendo estar solitárias ou agrupadas. Elas se abrem ao amanhecer, quando as anteras estão iniciando a expulsão do pólen; as pétalas externas caem algumas horas depois, juntamente com as internas, que podem durar alguns dias mais na planta
Como adubar essa planta? ➜ No plantio misturar na cova 2 litros de esterco de gado, 700 gramas de superfosfato simples e 300 gramas de cloreto de potássio. ➜ Anualmente após a safra aplicar 10 litros de esterco de gado, 200 gramas de sulfato de amônio, 150 gamas de superfosfato simples e 400 gramas de cloreto de potássio.
Como regar essa planta? Quando jovem manter o solo ligeiramente úmido, depois, pode ser regada uma vez por semana.
Vai em qual clima? Tropical, subtropical
Aceita poda? Recomenda-se ainda a poda de limpeza e raleio. A poda de limpeza consiste em retirar todos os ramos secos e indesejáveis, anualmente, no período pouco antes das chuvas. A poda de raleio consiste em abrir a copa para permitir a entrada de luz em seu interior. Isso é necessário porque, para florescer, os ramos internos da copa precisam receber a luz solar, pois de contrário as plantas ficam muito vigorosas e não frutificam. Esse tipo de poda é feito pela eliminação de alguns galhos centrais e, se necessário, de alguns galhos laterais. Pincelar com pasta bordalesa todos os locais podados.
Vai na sombra? Sol Pleno, Meia Sombra
Planta de frio ou calor? Quente
Atrai pássaros? atrai passaros
Quais pragas tem essa planta? Antracnose: Pulverizações com oxicloreto de cobre ou ditiocarbamatos, na dosagem de 20g do produto comercial para dez litros de água, ao aparecimento dos primeiros sintomas. Diplodia spp: Raspar a área atacada e pincelar com uma calda, formada por 40g de oxicloreto de cobre para um litro de água. Broca do caule: Injetar nas perfurações do caule ou tronco, solução à base de metasystox (25ml produto/20 litros de água). É recomendável ainda a poda e queima dos ramos atacados e secos.[
1- Plantio:
Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
o Plantar as mudas em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
· Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
· Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

Como devo regar?
Regar de 1 a 2 vezes por dia, manter a terra úmida mais nunca encharcado.
Qual época deve ser feita a colheita?
Deve ser colhidas antes do amadurecimento, normalmente depois do terceiro ano do plantio.
Como devo podar árvore Graviola?
A poda de formação é efetuada quando a planta no campo tiver com 60 a 80 cm de altura, para provocar a emissão de ramos laterais. Devem ser deixados 3 a 4 galhos visando o equilíbrio da planta e, posteriormente, novas podas são efetuadas para quebrar a predominância dos ramos apicais. A planta deve ficar com uma altura máxima de 3 m, sendo que o ramo predominante deve ser cortado com 2 m de altura. A poda de limpeza consiste na eliminação dos ramos secos, doentes ou atacados por pragas. Nessa ocasião devem ser eliminados os ramos com brotações indesejáveis.

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito