GUAPURUVU ( Schizolobium parahyba.)
O Guapuruvu é uma árvore de crescimento impressionante. Ela é apropriada para jardins extensos, assim como parques e praças, modificando em poucos anos a paisagem. Além do aspecto escultural de seu caule e copa, esta bela árvore ainda nos presenteia com uma floração espetacular. Sua madeira é clara, leve e macia, prestando-se para a caixotaria, artesanato, construção civil e fabricação de canoas.
Nome popular: GUAPURUVU
Nome Ciêntífico: Schizolobium parahyba.
Família: Fabaceae-Caesalpinioideae.
Origem: América Latina.
Época da Semeadura: A viabilidade de armazenamento das semente é longa.
Instruções de Semeadura: Escarificar as sementes antes da semeadura; isso pode ser obtido lixando-se o ápice oposto ao embrião ou fervendo-as durante 4-10 minutos e deixando-as depois na água por 1-2 dias. Em seguida pamea-las em tubetes com substrato a uma profundidade de 1 cm e em seguida cobrir com o proprio substrato, alguns dias após a germinação transplantar para recipientes individuais contendo solo adubado com esterco curtido de curral. A taxa de germinação é superior a 85%. Após alguns dias da germinação, transplantar para saquinhos contendo solo adubado com esterco curtido de curral.
Tempo para Germinação: 5 a 15 dias.
Colheita: Para produção de sementes, colher os frutos no chão após a queda espontânea. Em seguida retirar manualmente a semente do interior do envelope.
Sementes por envelope: 2
Peso envelope: 5
Ciclo de vida: Perene.
Folha: Folhas aglomeradas no ápice dos ramos, alternas espiraladas, compostas bipinadas, de 80-100 cm de comprimento, com 30 a 50 pinas opostas; foliólulos em número de 20-50 por pina, oblongos, glabros, de 2-3 cm de comprimento por 0,3-0,7 cm de largura.
Crescimento da planta: O Guapuruvu é uma planta decídua, pode atingir de 20 a 30 m de altura, com tronco de 80 a 60 cm de diâmetro, revestido por casca fina com ritidoma escamoso e marcado pelas cicatrizes foliares. A madeira é leve (densidade 0,32 g/cm3).
Quando da frutos? Amadurecem de abril a julho.
Frutos Fruto sâmaras paleáceas deiscentes, com uma ínica semente muito dura e protegida por envelope fibroso.
Quando da Flores? Floresce a partir do final de agosto até meados de outubro.
Flores Flores amarelas, vistosas, bissexuadas, diclamídeas, dispostas em longos racemos axilares e subapicais.
Como adubar essa planta? Na produção das mudas usar substrato argiloso e esterco curtido de curral, no plantio definitivo usar 150 gramas de NPK 4-14-8 ao em torno da cova e distante do tronco da árvore e logo em seguida regar.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Tropical Úmido.
Aceita poda? Sim, respeitando o formato arquitetônico da árvore e utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda. Também é necessário respeitar o colar e a crista dos galgos para que ocorra a cicatrização e não instale fungos.
Vai na sombra? Sol pleno.
Planta de frio ou calor? Tropical Úmido.
Vai bem com outras plantas? Sim.
Mudas com qual altura? O plantio definitivo pode ser feito quando as mudas tiverem em média 0,5 m para que se adaptem melhor ao solo e clima.
Atrai pássaros? Não.
Atrai borboletas? não
Formiga mata essa planta? sim
Quais pragas tem essa planta? Principalmente formigas, a Sauva é a mais comum que deve ser combatida antes do plantio definitivo. Outras pragas são o cupim, broca, fungos, bactérias, vírus, protozoários e nematóides.
Mais informações: .
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:


PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito