ARECA DE LOCUBA (Dypsis madagascariensis)
Palmeira elegante e muito interessante para ornamentar caminhos. De crescimento rápido com folhas diferentes, elas ficam espalhadas, compondo um estilo bastante rústico e bonito.
Nome popular: Areca de locuba
Nome Ciêntífico: Dypsis madagascarienses
Família: Arecaceae
Origem: Madagascar
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas pinadas, medindo de 1,5 a 3,0 m de comprimento, dispostas em quina triangular; pinas lanceoladas em número de 80 a 100 de cada lado da raque, inseridas em ângulos diferentes, dando às folhas um aspecto de crespas.
Crescimento da planta: Seu crescimento é consideravelmente rápido e ela pode atingir até 15 metros, quando adulta.
Quando da frutos? inverno
Frutos Frutos ovoides, marrons, numerosos, com polpa suculenta.
Quando da Flores? primavera
Flores Inflorescências muito ramificadas, dispostas na axila das folhas, com pedúnculo de 50 a 60 cm e bráctea peduncular de 50 a 80 cm.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio misturar na cova 3 quilos de composto orgânico com esterco de curral bem curtido e 200 gramas de adubo NPK 4-14-8. ➜ Para manutenção fazer adubações com esterco de curral curtido
Como regar essa planta? Manter o solo úmido, mas não encharcado, regar 2 vezes por semana, com uma quantidade maior nos períodos mais quentes e menor nos mais frios.
Vai em qual clima? Tropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Não necessária, apenas para melhorar a estética, as folhas secas devem ser cortadas.
Vai na sombra? pleno sol
Planta de frio ou calor? Aprecia clima quente, mas também pode ser cultivada em clima um pouco mais frio.
Mudas com qual altura? 60 cm
Quais pragas tem essa planta? A espécie Brassolis sophorae (lagarta-das-palmeiras ou lagarta-do-coqueiro) é uma das pragas mais comumente encontrada em palmeiras ornamentais, alimentícias ou de caráter industrial. Controle O controle mecânico através da eliminação manual dos “ninhos” de lagartas em palmeiras menores e com baixa infestação normalmente é suficiente. Apesar de até o momento não existirem inseticidas químicos registrados para o controle de B. sophorae, os piretroides e neonicotinoides poderão ser utilizados, pois são bastante eficientes e de baixa toxicidade. O uso de inseticidas biológicos (agentes entomopatogênicos) em infestações mais severas é recomendado. A bactéria Bacillus thuringiensis var. kurstaki e o fungo Beauveria bassiana são eficientes e devem ser aplicados ao entardecer. As folhas devem ser molhadas abundantemente com o uso de atomizadores ou pulverizadores costais, pressurizados ou motorizados acoplados a barras extensoras. As lagartas infectadas pela ingestão do B. thuringiensis var. kurstaki, aplicado sobre as folhas, cessam a movimentação e a alimentação, adquirem coloração marrom-escura e morrem em aproximadamente 18 a 72 horas. Novas aplicações deverão ser realizadas aproximadamente a cada 15 dias. A infecção pelo fungo B. bassiana dá-se normalmente pelo contato com o tegumento. A penetração na lagarta leva cerca de 12 horas e a colonização e morte em, aproximadamente, 72 horas, em condições favoráveis de umidade (90% UR) e temperatura (23 a 28ºC), deixando-a com aspecto “mumificado”, com coloração branca levemente amarelada.
Mais informações: A areca de locuba é uma espécie solitária e bastante rústica, com altura entre 7 e 15 metros, folhagem elegante e topo com cerca de 18 centímetros de diâmetro, sendo excelente para a ornamentação de jardins, parques e praças. Essa linda espécie de palmeira é originária de Madagascar e sua presença é muito apreciada em qualquer ambiente.
Imponente e muito robusta, a muda de areca de locuba também pode ser plantada em vasos para ornamentação de ambientes internos, só ficar atento ao vaso para que seja adequado ao seu tamanho. Não se esqueça que plantas em vasos que ficam em ambientes internos necessitam periodicamente de serem colocadas em áreas externas para receber a luz do sol para manter o vigor e beleza, então, procure deixá-la em um cantinho onde ela possa receber sol para que não precise carregar o seu vaso.
A areca de locuba deve ser irrigada, porém sem encharcar. De 2 a 3 vezes por semana em estações mais quentes é o suficiente, isso se estiver em ambiente interno, ou seja, sem chuva. Ela não se desenvolve bem em um solo frequentemente encharcado, apenas irrigado, portanto, se estiver plantada em vasos em ambientes externos em dias muito chuvosos, precisa se atentar a drenagem para não apodrecer sua raiz. Ela até suporta bem alguns dias sem água, se precisar. A areca de locuba prefere clima subtropical e com bastante umidade, ou seja, não suporta climas de frio intenso ou com geada.
O solo ideal é o bem fértil e com um bom sistema de drenagem. Portanto, enriqueça-o com matéria orgânica e substratos.
Entre em contato com os especialistas do Sítio da Mata e adquira sua muda de areca de locuba e deixe seu jardim ainda mais bonito e com um clima mais agradável que essa maravilhosa espécie de palmeira pode proporcionar.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de manacá em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Qual embalagem as mudas são enviadas?
As mudas estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de mudas. Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão em saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quanto devo regar?
Irrigue no mínimo 2 vezes ao dia.
Esta planta necessita de sol?
Sim, gosta de luz plena para bom desenvolvimento.
Como funciona a adubação?
Clique na aba instruções de plantio no inicio desta pagina.
Esta espécie vai bem em todo o Brasil?
Sim, tolera até constantes geadas.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito