CUSPIDARIA (Cuspidaria convoluta)
Cipó Rosa solta uma florada impressionante com cachos de flores róseas com tonalidade clara que praticamente cobrem toda a planta num verdadeiro espetáculo.
Nome popular: Cuspidaria
Nome Ciêntífico: Cuspidaria Convoluta
Família: Bignoniaceae
Origem: Brasil (região sul e sudeste)
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas: com 3 folíolos. Decíduas, caem no inverno para preparar a florada.
Crescimento da planta: Trepadeira do tipo cipó, lenhosa, vigorosa, com tronco de até 15 cm de diâmetro e até 11 metros de altura e muito ornamental. O Cipó Rosa, deverá ser conduzido por amarrilhos logo após o plantio, para direcionar seu crescimento que é muito vigoroso.
Quando da frutos? no final da primavera
Frutos Frutos com duas asas laterais
Quando da Flores? Florescimento: no final do inverno e começo da primavera.
Flores Flores: inflorescência com várias flores tubulares róseas.
Como adubar essa planta? ➜ Preparar a terra para plantio incorporando adubos orgânicos. ➜ Para manutenção é recomendável fazer adubações ao final do inverno com esterco de gado bem curtido ou composto orgânico e farinha de osso; e na primavera com adubo mineral NPK 4-14-8.
Como regar essa planta? Manter o solo sempre bem drenado e úmido, mas nunca encharcado.
Vai em qual clima? Tropical, subtropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Recomenda-se fazer podas de contenção e limpeza, removendo galhos secos e doentes, no fim da primavera ou no começo do verão, após a florada.
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? Aprecia o calor
Mudas com qual altura? 30 a 60 cm
Atrai pássaros? Atrai passaros
Atrai borboletas? Atrai borboletas
Mais informações:
As espécies trepadeiras são plantas que, além de um efeito ornamental incrível para o paisagismo, ainda têm funções úteis para o jardim.
Isso porque o seu crescimento proporciona que essas trepadeiras cubram pergolados, caramanchões, coroem muros ou funcionem como cerca viva.
Hoje vamos falar da cuspidaria, popularmente conhecida como cipó rosa: uma planta ornamental, nativa das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Da família Bignoniaceae, mesma família que pertencem os ipês, o cipó rosa é uma trepadeira perene, lenhosa, vigorosa, que pode chegar a medir 11 metros de altura.
A Cuspidaria Convoluta, nome científico do cipó rosa, possui folhas com três folíolos, coriáceos, que caem durante o inverno.
A inflorescência do cipó rosa surge ao final do inverno até início da primavera, com várias flores tubulares em tom de rosa claro, que se formam em cachos, em grande quantidade nas extremidades dos ramos.
O cipó rosa atrai diversos polinizadores, borboletas e diversas aves.
Seja para ornamentar jardins, coroar muros ou cobrir caramanchões, pérgolas, cercas e portões, vamos entender como plantar o cipó rosa. Continue nesta leitura.
Veja as dicas simples de como cultivar esta planta rústica que demanda poucos cuidados e dê um toque delicado para o seu jardim:
O cipó rosa, deverá ser conduzido por amarrilhos ou estruturas que sustentem seu desenvolvimento, logo após o plantio, para direcionar seu crescimento que é muito vigoroso.
Você gostaria de cultivar muda de cipó rosa? Ainda tem dúvidas sobre o seu cultivo?
Você pode providenciar o plantio do cipó rosa diretamente ao solo, em jardineiras ou ainda, optar pelo cultivo em vasos.
Já sabe onde encontrar um exemplar de cipó rosa para plantar no seu jardim?
Entre em contato com o Sítio da Mata.
O Sítio da Mata é um viveiro especializado na comercialização e propagação de diversas espécies de plantas: encontre árvores, trepadeiras, arbustos e muitos outros tipos de espécies – nativas, raras ou exóticas.
Além de plantas, acessando o site www.sitiodamata.com.br você encontra uma infinidade de produtos para completar o seu projeto paisagístico: são insumos, ferramentas, vasos e muito mais.
Aqui no Sítio da Mata nossos produtos são de extrema qualidade e você ainda pode receber sua encomenda diretamente no conforto da sua casa.
Facilitamos suas compras em até 12 vezes e ainda damos dicas de cultivo.
Venha, traga seu projeto, faça seu orçamento! Realize aquele sonho.
Plante muda de cipó rosa e encante sua vida com tanta beleza!
COMO PLANTAR CIPÓ ROSA
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Cuspidaria em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de Cuspidaria chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Essa planta necessita de sol?
R. Sim, sol pleno mais também é muito tolerante ao frio.
Como funciona sua regas ?
R: Tem que ser regada todos os dias .
Como e quando deve ser podadas?
R: Podar no fim da primavera ou no começo do verão, após a florada para conter seu espaço.
Esta espécie vai bem em todo o Brasil?
R: Sim,exceto geadas fortes ou frio intenso.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito