FIGO-DA-ÍNDIA (Opuntia ficus indica)
Cactaceae é uma família botânica de espécies representada pelos cactos ou catos. São aproximadamente 142 gêneros e 1793 espécies aceitas.
Hoje vamos conhecer em detalhes o Figo da Índia, uma espécie de cacto originária das regiões desérticas do Norte do México ao Sudoeste dos Estados Unidos, que nos presenteia com frutos altamente nutritivos.
Permaneça nesta leitura para aprender a cultivar esta espécie em seu jardim.
Características do Figo da Índia
Conhecido também pelos nomes de cumbeba, figueira-da-barbaria, figueira-da-barbária, figueira-da-índia, figueira-do-diabo, entre outros, o Figo da Índia é uma espécie perene, nativa de regiões semi-áridas e bastante resistente.
O Opuntia ficus indica, nome científico do Figo da Índia, pode medir até 6 metros de altura em condições ideais de cultivo.
Estamos falando de um cacto suculento, ramificado, de porte arbustivo, de coloração verde acinzentada, apresentando espinhos.
As folhas do Figo da Índia são pequenas, decíduas e precoces. Já as flores, em tons de amarelo ou laranja intensos, são bastante vistosas e conferem um aspecto ornamental à planta.
Esta planta produz frutos suculentos de aproximadamente 8 cm, amarelo e avermelhados, com pequenos espinhos. São doces, lembram o sabor da melancia e podem ser consumidos como sucos, geléias, compotas, licores e, até mesmo, destilados.
Propriedades e Benefícios do Figo da Índia
O Figo da Índia é uma planta rica em antioxidantes, anti-inflamatórias e hipoglicemiantes.
Seu consumo traz vários benefícios para à saúde, como melhorar o trato intestinal e digestivo, colaborar com a saúde cardiovascular, fortalecer o sistema imunológico, ajudar no emagrecimento, controlar níveis de açúcar no sangue, entre outros.
Onde cultivar muda de Figo da Índia?
O Figo da Índia é um cacto que pode ser cultivado diretamente ao solo ou em vasos, dependendo da disponibilidade de espaço que você tiver a oferecer.
No entanto, ao cultivar em vaso, procure oferecer um recipiente adequado ao crescimento da planta.
Como cultivar muda de Figo da Índia?
Cactos, de maneira geral, são espécies resistentes que não demandam cuidados excessivos para o crescimento vigoroso.
Simples cuidados vão tornar o seu cultivo bastante promissor.
Solo: prefira solos bem drenados, enriquecidos com matéria orgânica e com pH entre 6,5-8,5.
Clima: a melhor temperatura para o cultivo do Figo da Índia varia entre 18º e 25º . Evite temperaturas excessivamente baixas.
Luz: o Figo da Índia tem seu melhor desenvolvimento quando cultivado sob o sol pleno.
Rega: por se tratar de espécie da família Cactaceae, o Figo da Índia costuma ser resistente a períodos de estiagem, mantenho um ritmo regular, sem encharcar.
Onde encontrar muda de Figo da Índia para cultivo?
Se você se encantou pelo Figo da Índia, sua proposta para ornamentar jardins e produzir frutos saborosos parece uma ótima escolha, não é mesmo?
Encontre muda de Figo da Índia no Sítio da Mata. Além de Figo da Índia, uma variedade incrível de espécies frutíferas ou da família Cactaceae esperam por você.
Clique e confira. Parcele em até 12 vezes sem juros.
Veja nosso conteúdo exclusivo sobre o Figo da Índia em nosso blog
Sobre o envio
Ao adquirir muda de Figo da Índia online, conte com a comodidade da entrega do Sítio da Mata.
Nossa equipe é preparada para embalar sua encomenda de forma segura, a fim de garantir a integridade da planta durante o transporte.
Nome popular: Figo da Índia
Nome Ciêntífico: Opuntia ficus indica
Família: Cactaceae
Origem: América do Norte, México. No Brasil ocorre colonizando Áreas Antrópicas, na Caatinga, Floresta Ombrófila Densa e Restinga
Ciclo de vida: Perene
Folha: folhas são filocládios grossos, ramificados, com pequenos espinhos deiscentes.
Crescimento da planta: Cactus de crescimento lento, podendo alcançar até 6 metros de altura.
Quando da frutos? Frutifica entre novembro e março.
Frutos O fruto que se segue é do tipo baga, de formato variado, geralmente ovóide, de cor amarela, laranja, vermelha, violácea ou marrom, dependendo da cultivar. Eles apresentam casca fina e tufos de espinhos finos na extremidade superior. A polpa é suave, translúcida, gelatinosa, aromática e possui numerosas sementes negras, pequenas e lenticulares.
Quando da Flores? maio a julho
Flores As flores são grandes, vistosas, e podem ser brancas, amarelas, laranjas ou vermelhas.
Como adubar essa planta? ➜ Preparar a terra de cultivo incorporando estrume bem curtido ao solo de plantio. ➜ Adubar na primavera com composto orgânico.
Como regar essa planta? Regas mais abundantes durante o verão ou estação mais seca, que varia conforme a região do país. Em épocas de chuva ou no inverno não regar.
Vai em qual clima? Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Tropical
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? Calor
Mudas com qual altura? 30 a 60 cm
Atrai pássaros? Atrai passaros
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Figo da índia em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de Figo chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Vocês atendem todo o Brasil?
R: Sim, atendemos todo o Brasil
Como sei que o fruto esta maduro?
R: Colha os figos da árvore quando eles estiverem completamente maduros, pois eles não vão continuar a amadurecer após a colheita (como pêssegos). Um figo maduro vai estar um pouco mais macio, e curvo no pescoço. A cor de um figo maduro irá variar dependendo da variedade que você tiver, pois os figos vêm em muitas cores diferentes. Retire a fruta da árvore delicadamente para evitar machucar o figo.
Como devo podar?
R: Pode sua figueira no verão do segundo ano, porque não é necessário podá-las durante seu primeiro ano de crescimento. Pode os ramos até ficar 4 galhos fortes, que liderarão na produção de frutas. Depois que a árvore amadurecer, pode em toda primavera antes que os figos cresçam.
Como devo regar?
R: Para ajudar a sua árvore recentemente plantada a se ajustar, regue bastante por alguns dias. No entanto, geralmente os figos não gostam de muita água, então dê à sua árvore uma quantidade moderada de água 1-2 vezes por semana após o plantio.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito