Gabiroba (Campomanesia xanthocarpa)
Hoje vamos conhecer uma espécie brasileira, encontrada principalmente em regiões de Cerrado, Mata Atlântica e campos rupestres do Brasil, como nos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro.
Fique na leitura e conheça a gabiroba e como cultivar a espécie.
Características da gabiroba
A Campomanesia xanthocarpa, nome científico da gabiroba, é uma árvore frutífera de médio a grande porte, podendo atingir alturas de 6 a 12 metros. Possui uma copa densa e arredondada, com ramos que se estendem horizontalmente.
Espécie pertencente à família Myrtaceae, a gabiroba é conhecida por seus frutos amarelos comestíveis, globosos ou ligeiramente ovais, de cor amarela quando maduros que surgem de dezembro a maio. Possui uma casca fina e lisa, com polpa suculenta, amarelo alaranjada, de sabor adocicado e ácido.
As folhas da gabiroba são perenes, simples, opostas e de coloração verde escura, são lanceoladas, com margens lisas e nervuras bem visíveis.
A gabiroba produz flores brancas e perfumadas, que são solitárias ou agrupadas em pequenos cachos entre os meses de setembro a novembro. São hermafroditas, ou seja, possuem órgãos reprodutores masculinos e femininos na mesma flor.
Composição da gabiroba
A gabiroba é amplamente utilizada na culinária, sendo consumida in natura ou na forma de sucos, doces, geleias, licores e sorvetes. Além disso, a gabiroba é uma fruta rica em nutrientes, incluindo carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas C e do complexo B, minerais como ferro, fósforo, cálcio, potássio e magnésio, e antioxidantes.
Benefícios da gabiroba
Os carboidratos são a principal fonte de energia, enquanto as fibras ajudam na digestão e promovem a saciedade.
Outros benefícios do consumo da gabiroba incluem:
- Proteção das células contra os radicais livres;
- Melhora da saúde óssea e muscular;
- Previne o envelhecimento precoce da pele;
- Propriedades digestivas.
Onde cultivar a muda de gabiroba
Inicialmente a muda da gabiroba pode ser cultivada em vaso, mas o seu crescimento pode exigir a mudança para o solo.
Veja em que condições você deve cultivar a muda de gabiroba a seguir.
Como cultivar a muda de gabiroba
Para cultivar uma muda de gabiroba você precisará considerar o solo, clima, luz e rega adequados. Aqui estão algumas orientações gerais para o cultivo:
Solo: A gabiroba se adapta melhor a solos bem drenados, férteis e com matéria orgânica. Certifique-se de que o solo tenha uma boa capacidade de retenção de água;
Clima: A gabiroba é uma planta típica de clima tropical e subtropical. Costuma se desenvolver melhor em regiões com temperaturas médias entre 20°C e 30°C. A planta é resistente ao frio moderado, mas pode sofrer danos em geadas intensas;
Luz: A gabiroba precisa de bastante luz solar direta para crescer e frutificar adequadamente. Certifique-se de escolher um local que receba pelo menos 6 horas de luz solar por dia. Evite áreas com sombra intensa, pois isso pode afetar o crescimento e a produção de frutos.
Rega: A gabiroba prefere solos levemente úmidos, mas não encharcados. É importante evitar tanto o excesso quanto a falta de água. Durante o período de estabelecimento da muda, regue regularmente, mantendo o solo úmido, mas evitando encharcamentos. Após o estabelecimento, regue a planta sempre que o solo estiver seco na camada superficial. O intervalo entre as regas pode variar dependendo das condições climáticas e do tipo de solo, portanto, verifique a umidade do solo antes de regar novamente;
Poda: É recomendável realizar a poda de formação para dar um formato adequado à planta e remover ramos secos, doentes ou mal posicionados.
Onde encontrar muda de gabiroba para o cultivo
Encontre exemplares de muda de gabiroba no Sítio da Mata.
Somos um viveiro especializado na propagação de espécies e estamos há mais de 24 anos neste segmento.
Acesse nosso site e confira outras espécies frutíferas da família das mirtáceas?
https://www.sitiodamata.com.br/jambo-rosa-syzigium-samarangense.html
https://www.sitiodamata.com.br/araca-do-campo-psidium-cattleianum
https://www.sitiodamata.com.br/goiaba-vermelha-psidium-guajava
Sobre o envio da muda de gabiroba
Ao comprar a muda de gabiroba e optar pela entrega, nossos produtos são devidamente embalados para que cheguem em ótimas condições até você.
Todas as encomendas saem via transportadora ou caminhão e você pode contar com a garantia do Sítio da Mata.
Parcele em até 12 vezes e cultive a gabiroba em seu quintal!
Nome popular: Gabiroba
Nome Ciêntífico: Campomanesia xanthocarpa
Família: Myrtaceae
Origem: Brasil
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas verde-claras, que exalam aroma característico quando maceradas.
Crescimento da planta: Arvore de crescimento rápido . Árvore que pode atingir até 15 m de altura, tronco ereto com casca levemente sulcada e copa densa.
Quando da frutos? Frutifica de dezembro a maio.
Frutos Frutos arredondados de coloração verde- amarelada. Polpa esverdeada, suculenta, envolvendo numerosas sementes.
Quando da Flores? Florescem de setembro a novembro.
Flores Flores pequenas de coloração creme-esbranquiçada.
Como adubar essa planta? ➜ Fazer adubação da cova de plantio misturando 500 gramas de calcário, 1 quilo de cinzas e 8 quilos de matéria orgânica bem curtida à terra. Fazer o plantio da muda de 1 a 2 meses após a adubação. ➜ Para manutenção adubar anualmente com 6 quilos de composto orgânico mais 30 gramas de NPK 10-10-10, dobrando essa quantia a cada ano até o 4º ano.
Como regar essa planta? Depois de plantada, irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.
Vai em qual clima? Tropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco.
Vai na sombra? Sol pleno, meia sombra
Planta de frio ou calor? prefere climas quentes
Mudas com qual altura? 15 cm
Atrai pássaros? Espécies de aves que se alimentam do fruto: sabiá-una (Turdus flavipes), sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris*), tiê-preto (Tachyphonus coronatus*), tiê-de-topete (Trichothraupis melanops) e tiê-do-mato-grosso (Habia rubica*).
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de jasmim amarelo em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Qual embalagem as mudas são enviadas?
As mudas estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de mudas. Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão em saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quanto devo regar?
Quando for feito o plantio das mudas, é importante manter a terra úmida mas não encharcada no inicio (primeiro mês). Recomendamos a rega a cada três dias, se não chover, obviamente e se o solo estiver seco.
Esta planta necessita de sol?
Sim, gosta de luz plena para bom desenvolvimento. Se formem cultivadas dentro de casa, é recomendável deixar perto da janela com quatro horas de sol por dia.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito