GARDÊNIA (Gardenia jasminoides)
Hoje vamos falar de um arbusto de médio porte e que chama atenção pelo aroma intenso de suas flores: a gardenia
Neste artigo você vai conhecer esta espécie e descobrir como cultivar gardênia em sua casa.
Fique na leitura e traga a gardenia para compor o paisagismo do seu jardim.
Características da Gardenia
A Gardenia jasminoides, também conhecida como gardenia ou jasmim do cabo, é um arbusto perene originário da Ásia, mais precisamente da China.
O arbusto desta espécie da família Rubiaceae pode crescer até cerca de 2 metros de altura e 1,5 metro de largura, dependendo das condições de cultivo.
A gardenia é uma planta arbustiva, de textura semi lenhosa, com ramos eretos, ramificados e folhas perenes de cor verde escura, brilhantes e ovaladas, com bordas inteiras.
As flores da gardenia são grandes e brancas, com forma de rosa aberta, que exalam um perfume intenso e doce. Estas flores surgem durante a primavera e o verão, podendo durar até três semanas.
A gardenia produz pequenos frutos redondos e verdes que contêm sementes e polpa amarela, de onde é extraído um corante usado em artesanatos e na indústria.
Onde plantar muda de gardenia?
A gardenia é uma espécie arbustiva frequentemente usada como planta ornamental em jardins, parques e em vasos de interior, inclusive bonsai, devido à sua beleza e perfume marcante. Vale lembrar que a gardenia é bastante utilizada em perfumaria e cosméticos, devido ao seu aroma intenso e doce.
Como cultivar muda de gardenia
- SOLO: a gardenia prefere solos ácidos e bem drenado, com alto teor de matéria orgânica e boa drenagem;
- CLIMA: a gardenia é uma planta que prefere climas tropicais e subtropicais, com temperaturas que variam entre 18 e 27°C. Esta espécie não tolera geadas ou temperaturas abaixo de 10°C;
- LUZ: a muda de gardenia precisa de luz solar parcial ou sombra, com proteção contra ventos fortes;
- REGA: essa espécie precisa de regas regulares e adubação para crescer e florescer bem. Mantenha o solo úmido, nunca encharcado;
- PODA: aceita poda apenas de limpeza, para crescer com maior ventilação. Desta forma a gardenia fica menos suscetível às doenças.
Onde encontrar muda de gardenia para cultivo
Transforme o paisagismo do seu jardim com o visual incrível da gardenia, espécie de aroma suave e aparência encantadora que conquista a todos com sua beleza.
Siga as dicas de como plantar gardenia para que seu arbusto cresça bem e saudável. A prática correta do cultivo da muda de gardenia influenciará diretamente no desenvolvimento da planta e na intensidade do seu aroma.
No Sítio da Mata você encontra muda de gardenia e muitas outras espécies de plantas ornamentais, com qualidade, livre de doenças e pragas.
Facilitamos suas compras em até 12 vezes sem juros. E você ainda pode adquirir sua muda de gardenia acessando o site www.sitiodamata.com.br .
Compre com qualidade, pague com segurança e receba sua encomenda com agilidade e o compromisso Sítio da Mata.
Estamos há 24 anos cultivando e comercializando diversas espécies, oferecendo soluções de plantio e garantindo a sua satisfação com a qualidade de nossos produtos.
Sobre o envio da muda de gardenia
Adquira sua muda de gardenia aqui no Sítio da Mata e receba sua encomenda devidamente embalada com toda segurança e com a garantia desta loja.
Todas as encomendas são enviadas via transportadora ou caminhão e não demoram até chegar a você.
Encontre ferramentas, acessórios de jardinagem e muitas dicas de cultivo.
Esperamos por você!
Nome popular: Gardênia
Nome Ciêntífico: Gardenia jasminoides
Família: Rubiaceae
Origem: nativa do continente asiático, mais precisamente da China
Ciclo de vida: ciclo de vida maior que dois anos, que no reino vegetal é considerado longo.
Folha: As folhas da gardênia são brilhantes e coriáceas, sendo opostos e apresentando formato oval e cor verde-escura.
Crescimento da planta: é uma planta de crescimento lento, de porte médio, com altura que varia de 1,50 m a 2,00 m.
Quando da frutos? inverno
Frutos Os frutos da gardênia, que são oriundos das espécies vegetais férteis, possuem a polpa de cor amarela. Dessa polpa pode ser extraído corantes que podem ser usados tanto pelo artesanato, quanto pela indústria, sendo uma das utilidades e benefícios dessa espécie vegetal.
Quando da Flores? Geralmente, a gardênia floresce na primavera e no começo do verão e esta fica florida por um bom período.
Flores As flores geralmente são de cor branca, de tamanho grande, cerosas e exalam um perfume bastante agradáve.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio misture esterco bem curtido à terra retirada da cova. ➜ Para manutenção recomenda-se adubar as gardênias com húmus de minhoca intercalando com adubação química NPK 4-14-8, de 3 em 3 meses.
Como regar essa planta? As irrigações devem ser feitas de forma regular, contudo o solo deve permanecer apenas úmido.
Vai em qual clima? pode ser cultivada em praticamente todos os tipos de clima (tropical, mediterrâneo, subtropical e temperado), no entanto ela é uma espécie vegetal que aprecia e floresce de forma mais bonita e abundante quando cultivada em regiões que apresentam o clima
Aceita poda? Essa espécie vegetal não necessita da realização de podas para adensamento, mas é interessante que sejam feitas podas de limpeza para manter a flor sempre bonita e vistosa. A poda de limpeza ajuda a gardênia a crescer com melhores condições de ventilação e a torna mais resistente a ocorrência de pragas e doenças. A poda da gardênia deve ser realizada após a floração.
Vai na sombra? A gardênia é uma espécie vegetal que deve ser cultivada sob sol pleno ou no máximo a meia sombra quando plantada em locais com temperaturas mais elevadas.
Planta de frio ou calor? Por serem extremamente sensíveis ao frio, elas exigem um isolamento adequado, além de proteção contra ventos rigorosos do inverno.
Mudas com qual altura? 60 cm
Quais pragas tem essa planta? moscas brancas e cochonilhas são insetos especialmente atraídos pelas gardênias e podem prejudicar seu crescimento ou causar a morte da planta.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
3- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
4- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Qual o tamanho das mudas?
Nossas mudas estão rustificadas, prontas para o plantio com altura de 60 cm, em media. Qual embalagem as mudas são enviadas? As mudas estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de 12X12 (12 cm de altura por 12 cm de diâmetro). Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão em saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Esta planta necessita de sol?
A Gardênia cresce bem em locais com bastante sol direto, com pouca sombra. Ela também prefere ambientes com alta umidade do ar. Proteja as gardênias de ventos fortes e frios.
Quando devo regar?
Regue regularmente mantendo o solo sempre úmido, mas não encharcados.
Esta espécie vai bem em lugares alagados?
Não, acaba amarelando e morrendo se em contato direto com a agua por mais de 3 meses.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito