JACA (Artocarpus heterophyllus)
Árvore tropical que não passa despercebida pelo seu tamanho e beleza exuberante. É de fácil cultivo.
Nome popular: Arvore Jaca
Nome Ciêntífico: Artocarpus heterophyllus
Família: Moraceae
Origem: Índia.
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas simples, alternas, inteiras (lobadas apenas nos indivíduos jovens), afixadas aos ramos através de um curto pecíolo de cerca de um centímetro de comprimento. Verdes, picadas ou moídas, são destinadas ao arraçoamento de aves, caprinos, ovinos e suínos.
Crescimento da planta: Tem crescimento rápido, cresce em média 1 metro por ano nos primeiros 10 anos de vida, normalmente frutifica depois de 6 anos. Atinge facilmente mais de 20 metros de altura
Quando da frutos? verão e outono
Frutos O fruto é de forma ovalada, irregular, com casca grossa e áspera com pequenas saliências, verde, ou amarelada. Nascem diretamente do tronco e dos galhos mais grossos e chegam a pesar até 40 Kg. e medir até 70 cm. É um sincarpo, ou seja, infrutescência produzida pela fusão dos frutos formados pelos ovários de flores vizinhas. Maduro a sua casca tem cor amarelo-acastanhada e aroma peculiar e forte.
Quando da Flores? primavera
Flores As flores, sem pétalas, agrupam-se em inflorescências masculinas e femininas localizadas no tronco e ramos mais grossos.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção aplicar fertilizantes orgânicos duas vezes ao ano na projeção da copa.
Como regar essa planta? Quando jovem prefere solo úmido, mas não encharcado. Depois de estabelecida, regar somente em caso de estiagens prolongadas.
Vai em qual clima? Tropical, subtropical
Aceita poda? Não necessária. Fazer podas de formação retirando brotações laterais, ramos secos e mal formados.
Vai na sombra? Sol pleno, meia sombra
Planta de frio ou calor? Quente e úmido
Mudas com qual altura? 30 a 60 cm
Atrai pássaros? atrai passaros
Atrai borboletas? atrai borboletas
Quais pragas tem essa planta? Pragas / Doenças Abelha-cachorro (rapuá); abelha preta que pode estragar flores; controla-se por destruição de seus ninhos e pulverização com produtos químicos a base de diazinom, malatiom (Malatoe) ou paratiom,(Folidol). Arlequim-da-mata: besouro de patas longas, corpo grande, com cores verde, vermelho e preto cuja larva branca (lagarta) broqueia abrindo galerias no tronco; controla-se limpando-se orifícios - por onde lagarta expele serragem - e aplicando 1cm. de pasta fosfina (Gastoxim) ou paratiom (2cc) ou gasolina (2cc), vedando-se o orifício, logo após, com argila ou cera de abelha, objetivando-se matar a larva do besouro. Besouro-do-fruto: besouro pardo com riscos escuros nas asas, que ataca frutos destruindo a polpa; é controlado pela pulverização dos frutos com produtos a base de malatiom, diazinom, carbaryl. Cigarrinhas dos brotos: ataca brotos e pendúnculo do fruto; mesmo controle da Irapuá. Cochonilhas: atacam folhas; podem ser controladas pela pulverização de mistura de óleo mineral para agricultura + inseticidas fosforados (malatiom, diazinom, paratiom). Bicho-cesto: lagarta que se alimenta de folhas. Pode ser controlada pela pulverização de produtos químicos inseticidas à base de triclorfom e carbaryl.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Jaca Dura em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de Jaca Dura chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Como sei que a fruta esta madura e pronta para colheita?
R: Pelo perfume acentuado das jacas, é possível identificar que chegou o momento da colheita. Estão prontos para colher após 180 a 200 dias do florescimento. No entanto, assegure o amadurecimento pressionando a casca com os dedos. Ela deve estar firme e com as saliências bem destacadas e amarelas.
A jaqueira sobrevive em frios intensos e grandes geadas?
R: As geadas são inimigas da jaqueira, porque matam as plantas novas e os galhos das adultas, embora consiga sobreviver as geadas fracas.
Essa frutífera necessita de podas?
R: Não necessária. Fazer podas de formação retirando brotações laterais, ramos secos e mal formados.
Como devo regar?
R: Quando jovem prefere solo úmido, mas não encharcado. Depois de estabelecida, regar somente em caso de estiagens prolongadas.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito