Mamao Papaya (Carica Papaya)
Mamão Papaya é famoso e consumido em vários lares. Rico em vitaminas, provem de arvore que atinge de 6 a 9 metros de altura e que cresce rápido.
Nome popular: Mamao Papaya
Nome Ciêntífico: Carica Papaya
Família: Caricaceae
Origem: América Central, América do Sul
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas grandes, digitilobadas, com nervuras amarelas, sustentadas por longos pecíolos. Ao caírem, durante o crescimento da planta, as folhas deixam grandes cicatrizes no caule.
Crescimento da planta: O mamoeiro é uma árvore tipicamente tropical, de crescimento veloz, podendo atingir 8 metros de altura.
Quando da frutos? A frutificação se inicia a partir de 4 a 5 meses de idade
Frutos O mamão é um fruto carnoso, grande, indeiscente, com polpa macia, densa, aromática e de coloração variável entre o amarelo e o vermelho. Sua casca é lisa e fina, verde na ocasião da colheita e que torna-se gradativamente amarela ou alaranjada com o amadurecimento. A cavidade interna do fruto contém numerosas sementes pretas, comestíveis, de sabor picante, revestidas por uma substância mucilaginosa.
Quando da Flores? A floração inicia-se em 9 a 10 meses após o plantio.
Flores O mamoeiro pode produzir flores masculinas, femininas ou hermafroditas em plantas dióicas ou monóicas. As flores do mamoeiro podem ser brancas ou amarelas, são cerosas e muito perfumadas. As plantas fêmeas, com flores exclusivamente femininas, produzem após a polinização frutos arredondados. Já as plantas hermafroditas, com flores completas (perfeitas), geram os frutos preferidos comercialmente, alongados
Como adubar essa planta? ➜ Adubar a cova 30 dias antes do plantio, aplicando 5 litros de esterco de curral, ou 2 litros de esterco de galinha ou 1 litro de torta de mamona, mais 60 gramas de P2O5 e 30 gramas de K2O. ➜ No florescimento e frutificação, de acordo com a análise de solo e meta de produtividade (25 a 50 t/ha), aplicar de 90 a 160 kg/ha de N, 30 a 120 kg/ha de P2O5, 60 a 200 kg/ha de K2O, até 2kg/ha de B, até o 5 kg/ha de Zn e até 5t/ha de esterco de galinha. Parcelar a adubação em três vezes, setembro, dezembro e março. Definir a adubação no segundo ano, após nova análise de solo. Aplicar os adubos em faixas de 1,5m de largura, nos dois lados da planta e o potássio, de preferência, na forma de sulfato.
Como regar essa planta? As regas devem ser periodicas, principalmente nos primeiros meses após o plantio .
Vai em qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Nativa de qual clima? tropical
Aceita poda? A poda dessa árvore não é tão importante quanto a rega e a fertilização. Os mamoeiros geralmente não são podados, mas podem se beneficiar de uma poda ocasional.Pode os mamoeiros maduros para promover o crescimento de vários troncos. Suba a escada e olhe por cima da copa. Faça cortes na parte exterior dos botões. Procure galhos improdutivos e desordenados. Remova folhas mortas. Corte-as ou esprema-as na base para reduzir marcas da fruta, doenças e problemas com insetos. Corte galhos doentes, mortos ou fracos em sua base. Eles não produzirão boas frutas nem suportaram o peso delas.
Vai na sombra? Pleno Sol
Planta de frio ou calor? clima quente e úmido. É uma planta muito sensível às geadas e não desenvolve-se bem em climas frios.
Vai bem com outras plantas? Convém utilizar a goiaba, os citrus e algumas culturas em consorciação com o mamão, que produz por cerca de três anos, tempo em que chega a hora de arrancar o mamoeiro, já muito alto. É exatamente então que essas fruteiras começam a produzir. Podem-se também plantar espécies como o guaraná, usando o mamão como sobreamento provisório.
Mudas com qual altura? 30 cm
Atrai pássaros? Atrai passaros
Quais pragas tem essa planta? Ácaros: Utilização de acaricidas. Nematóides: Plantios de mudas sadias em solos livres de infestação ou utilização de nematicidas sistêmicos. Cigarrinha-Verde: Controle através de inseticida sistêmico. Antracnose: Controle através de pulverizações com fungicida, quando os primeiros sintomas surgirem. Há uma doença conhecida como varíola ou pinta preta, provocada pelo fungo Asperisporium caricae. As manchas e lesões ocorrem em folhas e frutos, contudo limitam-se à superfície dos mesmos (casca), causando-lhes mau aspecto e prejudicando seu valor comercial. Os frutos afetados, porém, podem ser consumidos.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Qual embalagem as mudas são enviadas?
As mudas estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de mudas. Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão em saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quanto devo regar?
A cada 10 dias, pois a planta apresenta grande resistência a falta d’água.
Esta planta necessita de sol?
Sim,sob sol pleno ou meia sombra,em ambientes internos luz direta por 3 ou 4 horas diárias.
Como funciona a adubação?
Clique na aba instruções de plantio no inicio desta pagina.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito