Mogno (Swietena Nacronthylla)
O mogno brasileiro da Floresta Amazônica é uma das melhores madeiras para fabricação de móveis de luxo.
Nome popular: Mogno
Nome Ciêntífico: Mogno (Swietena Nacronthylla)
Família: Meliaceae
Origem: Brasil
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas compostas paripinadas, lisas, 8 a 10 folíolos de 13 cm.
Crescimento da planta: A planta com crescimento normal atinge 2 metros no primeiro ano.
Quando da frutos? frutificação entre outubro e novembro
Frutos Fruto grande, (18 cm) com casca dura, voltado para cima. Se abre em 4 partes, liberando as sementes.
Quando da Flores? floração ocorre entre março e abril
Flores Flores Insignificantes, claras.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção aplicar fertilizantes orgânicos e NPK 10-10-10.
Como regar essa planta? Quando jovem, regar 1 a 2 vezes por semana, suporta solo mais seco, mas não tolera terreno encharcado.
Vai em qual clima? Tropical umido, Subtropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Aceita poda para retirada de galhos secos ou de controle de pragas.
Vai na sombra? Pleno sol
Planta de frio ou calor? Calor
Mudas com qual altura? 30 a 60 cm
Quais pragas tem essa planta? Dentre as principais pragas que atacam o mogno, causando prejuízos ao seu crescimento e desenvolvimento, destaca-se a Hypsiapyla grandella. Hilje e Cornelius (2001) relatam que H. grandella pode ser considerada como a principal praga florestal na América Latina e Caribe, pois apenas uma lagarta por árvore resulta em dano severo, por apresentar especificidadepelos membros da subfamília Swietenoideae das Meliáceas, ampla distribuição geográfica, além de atacar várias estruturas da árvore (folhas, fuste e frutos). O maior dano consiste na perfuração dos brotos novos, com ramificação do fuste. A bifurcação em uma planta nova não produz madeira de valor comercial. Quando as plantas com altura aproximada de 6 m são atacadas, têm maiores chances de recuperação.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Mogno em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de mogno chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Como devo regar?
R: As regas tem que ser 2 x ao dia no primeiro ano.
Como devo podar?
R: A poda visa evitar a formação de nós que comprometam o fuste da madeira, reduzindo seu valor comercial no momento do corte. Também tem como finalidade o incremento vertical da árvore. Porém devem ser tomados alguns cuidados durante o processo para que não haja dano à árvore após a realização do procedimento . A poda é responsável por um estresse muito grande para a planta, portanto não deve ser realizada com frequência.
O mogno necessita de luz plena ?
R: Sim , sol pleno mais aprecia boa sombra.
Vocês trabalham com mudas do Amazonas?
R: Temos mudas nativas de todos os biomas!
Vocês atendem todo o Brasil?
R: Sim, atendemos todo o Brasil.
Você sabia que a árvore isolada , transpira equivalente a 400 litros de água por dia? Sabe qual os benefícios esse processo nos traz?
R: Esse efeito traz refrescante equivalente a 5 condicionadores de ar , trazendo um bem estar e amenizando a poluição da terra .
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito