Moréia amarela (Dietes bicolor)
Hoje vamos apresentar a moreia amarela, uma espécie ornamental que, embora tenha uma aparência delicada, é uma espécie rústica e ornamental, de fácil cultivo e baixo custo de manutenção, o que a tornou popular no paisagismo.
Vamos conhecer melhor a moreia amarela e descobrir como plantar esta espécie?
Características da Moreia Amarela
A Dietes bicolor, nome científico da moreia amarela, é uma planta perene que cresce até cerca de 1 metro de altura.
Da família Iridaceae, mesma família da íris azul, a moreia amarela possui folhas verdes e brilhantes, longas e estreitas, com bordas afiadas, em formato de espada que podem atingir até 90 cm de comprimento.
As flores da moreia amarela são grandes, vistosas e muito decorativas. Elas possuem seis pétalas brancas e amareladas, com manchas marrons e uma pequena corola amarela no centro. As flores duram apenas um dia, mas são produzidas em grande quantidade ao longo do período de floração, que ocorre na primavera e no verão.
Os frutos dessa espécie nativa da África do Sul são cápsulas alongadas, verdes e pontudas, que se abrem quando maduros, liberando as sementes.
Vamos entender como plantar a moreia amarela em nossos jardins?
Onde plantar muda de moreia amarela
A moreia amarela é uma espécie que pode ser plantada diretamente ao solo, em jardins ou canteiros, de forma isolada ou em grupo, formando renques e maciços.
Também pode ser cultivada em vasos, desde que se respeite o crescimento da planta, optando por um recipiente de tamanho adequado.
Como plantar muda de moreia amarela
Se você procura por uma planta que vai dar um visual incrível ao seu paisagismo, aposte no cultivo da moreia amarela. Veja algumas dicas de cultivo dessa espécie:
SOLO: a moreia amarela é uma planta resistente e se adapta a diferentes tipos de solo, mas prefere solos bem drenados, férteis e enriquecidos com matéria orgânica;
CLIMA: é uma planta adaptável a diferentes climas, mas prefere regiões mais quentes e secas, com temperatura entre 20º e 30º C;
LUZ: a moreia amarela pode ser cultivada sob o sol pleno ou sob a meia sombra;
REGA: a moreia amarela é uma planta que prefere solo úmido, mas não encharcado;
PODA: não necessita de podas frequentes, mas pode ser necessário fazer a limpeza das folhas e flores secas.
Onde encontrar a muda de moreia amarela para cultivo
O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação de diversos tipos de plantas. Comercializamos mudas de diversos tipos de flores, cercas vivas, trepadeiras, árvores para arborização urbana, hortaliças, árvores frutíferas, plantas exóticas, espécies raras e muito mais!
Você também pode adquirir a muda de moreia amarela acessando nosso site: www.sitiodamata.com.br. Além de plantas, temos ferramentas e tudo o que você precisa para iniciar seu projeto paisagístico.
Conheça também outra espécie da família Iridaceae:
https://www.sitiodamata.com.br/iris-azul-neomarica-caerulea.html
https://www.sitiodamata.com.br/iris-da-praia.htm
https://www.sitiodamata.com.br/moreia-branca-dietes-iridioides.html
Sobre o envio da muda de moreia amarela
Conte com a praticidade, comodidade, qualidade e a facilidade do Sítio da Mata.
Aqui você pode adquirir e receber a sua muda de moreia amarela no conforto da sua casa. Sua encomenda é embalada com todo o cuidado para que chegue em ótimas condições até você.
Parcelamos suas compras em até 12 vezes, sem juros. Todos os seus dados são protegidos.
Esperamos por você aqui no Sítio da Mata.
Nome popular: Moréia amarela
Nome Ciêntífico: Dietes Iridioides
Família: Iridaceae
Origem: África, África do Sul
Ciclo de vida: Perene
Folha: A folhagem apresenta 40 a 50 cm de altura, com folhas dispostas em leque, coriáceas e de coloração verde-escura.
Crescimento da planta: A Moréia é uma planta de pequeno porte que atinge uma altura média de 60 (sessenta) centímetros e um diâmetro de 45 (quarenta e cinco) centímetros.
Frutos não da frutos
Quando da Flores? A floração ocorre durante toda a primavera e verão, estendendo-se até meados do outono.
Flores As flores são dispostas de uma a três, em média, por inflorescência e são de cor branca, com uma mancha amarela próxima à base das sépalas.
Como adubar essa planta? ➜ Preparar a terra para plantio incorporando adubos orgânicos. ➜ Para manutenção faça adubações com adubo NPK 4-14-8 para estimular as florações.
Como regar essa planta? As regas podem ser feitas em uma média de 02 (duas) a 03 (três) vezes por semana, irrigando uma vez a cada 02 (dois) dias. O controle da irrigação pode ser feito de acordo com a condição do solo, quando esse estiver seco, pode ser feita a irrigação.
Vai em qual clima? Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
Aceita poda? As folhas da Dietes bicolor não devem ser podadas, porém, recomenda-se remover flores e folhas secas, na base da planta.
Vai na sombra? Sol Pleno
Planta de frio ou calor? clima ameno e frio
Mudas com qual altura? até 60 cm
Atrai pássaros? atrai passaros
Atrai borboletas? atrai borboletas e abelhas
Quais pragas tem essa planta? Quando atacada por pragas, é importante fazer a pulverização semanalmente com fumo de rolo até que a planta esteja livre das pragas. Se a infestação for grande, a muda deverá ser eliminada para que não contamine outras plantas ao redor.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de jasmim amarelo em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Qual embalagem as mudas de moreia são enviadas?
As mudas estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de mudas. Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão em saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quanto devo regar?
Quando for feito o plantio das mudas, é importante manter a terra úmida mas não encharcada no inicio (primeiro mês). Recomendamos a rega a cada três dias, se não chover, obviamente e se o solo estiver seco.
Esta planta necessita de sol?
Sim, gosta de luz plena para bom desenvolvimento. Se formem cultivadas dentro de casa, é recomendável deixar perto da janela com quatro horas de sol por dia.
Como funciona a adubação?
Clique na aba instruções de plantio no inicio desta pagina.
Esta espécie vai bem em todo o Brasil?
Sim, exceto em lugares de constantes geadas.
Esta espécie vai bem em lugares alagados?
Não, acaba amarelando e morrendo se em contato direto com a agua por mais de 3 meses.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito