Pau Brasil (Caesalpinea echinata ou Paubrasilia echinata)
O Pau Brasil é uma árvore de madeira tropical nativa da costa atlântica do Brasil que teve um papel importante no início do período da colonização portuguesa no Brasil.
A espécie foi bastante utilizada para diversas finalidades, devido à resistência de sua madeira, como a fabricação de instrumentos musicais, móveis e construção de barcos.
O pau brasil também é famoso por seu valioso corante vermelho, usado há séculos para colorir tecidos e outros materiais. No entanto, devido à sua grande exploração e ao excesso de colheita, o pau brasil se tornou ameaçado em muitas partes do Brasil e, hoje, esforços estão sendo feitos para proteger e preservar as árvores que ainda existem no país.
Segue na leitura para conhecer as características da árvore e quais as principais dicas para você cultivar a muda do pau brasil para ajudar a manter esse patrimônio de importante valor cultural e ecológico do brasileiro.
Características do pau brasil
Espécie da família Fabaceae, o pau brasil é uma árvore de grande porte, encontrado com 8 a 12 metros de altura, embora haja relatos da existência de espécies com até 30 metros de altura.
Também conhecido pelo nome ibirapitanga, pau brasilia, pau de tinta, orabutã, brasileto, ibirapiranga, ibirapita, muirapiranga, pau rosado ou pau de Pernambuco, o pau brasil é uma árvore que apresenta tronco de casca acinzentada que descama em placas irregulares, apresentando uma casca interna de coloração avermelhada.
Com folhas verdes e flores amareladas que surgem entre os meses de setembro e outubro, o Caesalpinia echinata, nome científico do pau brasil, ainda apresenta frutos do tipo vagem.
Por que plantar o pau brasil?
Espécie de significativa importância para a história do país, atualmente o pau brasil é protegido por lei e não pode ser cortado para fins de florestas comerciais, sendo seu uso permitido apenas para fabricação de arcos de violinos.
Onde plantar muda de pau brasil
Pelo fato de ser considerada uma espécie de grande porte, orientamos o cultivo do pau brasil diretamente ao solo, respeitando as dicas de cultivo que daremos a seguir.
Como plantar muda de pau brasil
Descubra alguns dos pontos mais importantes para o cultivo da muda de pau brasil:
- SOLO: a muda de pau brasil prefere solos arenosos e com boa drenagem.
- CLIMA: o pau brasil é uma espécie nativa de clima tropical, portanto se adapta melhor a locais quentes e úmidos;
- LUZ: a muda do pau brasil deve ser cultivada preferencialmente sob o sol pleno.
- REGA: o ideal é manter a rega regular da muda de pau brasil, mantendo o solo sempre úmido, nunca encharcado.
Onde encontrar muda de pau brasil para o cultivo
Que tal plantar em casa um exemplar desta árvore que faz parte da história do seu país e contribuir para a preservação da sua espécie:
No Sítio da Mata você encontra a muda do pau brasil e de muitas outras espécies nativas.
Conheça acessando o blog: https://sitiodamata.com.br/blog/duvidas/o-que-sao-plantas-nativas/
Sobre o envio
Enviamos a muda de pau brasil devidamente embalada e acondicionada em caixas grandes, as quais você recebe via transportadora ou caminhão, em perfeitas condições, com garantia e segurança.
Acesse o site e adquira a muda de pau brasil, pagando em até 12 vezes sem juros.
Encontre plantas, livros, ferramentas e tudo o que você precisa para o seu paisagismo no Sítio da Mata www.sitiodamata.com.br.
Nome popular: Pau Brasil
Nome Ciêntífico: Caesalpinea Echinata
Família: Leguminosae – Caesalpinoidae
Origem: América do Sul, Brasil
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são compostas bipinadas, com um tamanho de 15 a 20 cm, com 5 a 7 pinas com 8 a 14 cm de comprimento e folíolos na quantidade de 6 a 10 pares por pina, com comprimento que varia de 1,5 a 2,5 cm. Quando novas tem coloração verde-clara, passando depois para verde-escuro.
Crescimento da planta: VELOCIDADE DE CRESCIMENTO: muito lenta, com IMA de 1,35 m³/ha/ano, em um ciclo de 40 anos pode vir a produzir 54 m³ de madeira por hectare. Aos 10 anos, atingiu a altura média de 4,87 m. Consta ter existido no passado exemplares de até 30 m de altura e diâmetro de 50- 70 cm .
Quando da frutos? Frutificação: novembro a janeiro.
Frutos Frutos são vagens totalmente recobertas por espinhos que se formam logo após a floração e amadurecem deixando cair espontaneamente as sementes em menos de 50 dias.
Quando da Flores? Florescimento: setembro a outubro
Flores As inflorescências são formadas por muitas flores de coloração amarela e com uma central modificada de cor vermelha, surgem a partir do mês de setembro..
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 20 litros de esterco de curral bem curtido ou de composto orgânico, mais 1 quilo de farinha de ossos e 100 gramas de NPK 10-10-10, misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ A adubação deve ser feita 2 vezes ao ano no início e fim da estação chuvosa com 500 gramas de NPK 10:10:10 distribuídos na área de projeção da copa
Como regar essa planta? Quando jovem manter o solo ligeiramente úmido, mas nunca encharcado, depois de adulta no caso de estiagem prolongada regue 1 vez por semana.
Vai em qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Por ter uma copa bastante compacta, é comum quebrar galhos com ação dos ventos. Pode ser podada deixando ela um pouco mais aberta ou simplesmente cortar os galhos quebrados.
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? Quente e úmido.
Mudas com qual altura? 30 a 60 cm
Formiga mata essa planta? Formigas cortadeiras podem matar a planta
Quais pragas tem essa planta? Principalmente ataques de ácaros
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Pau Brasil em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de Pau brasil chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Vocês trabalham com mudas da Mata Atlântica?
R: Temos mudas nativas de todos os biomas!
Qual a melhor época boa para o plantio?
R: A melhor época é no inicio das primeiras chuvas da temporada, geralmente Setembro a Outubro, quando a terra já estiver molhada em profundidade .Plantar mudas já formadas, com pelo menos 20 cm de altura.
É necessário podas diárias?
R: Podas são muitas vezes necessárias, isso deve ser avaliado no momento da seleção da espécie que será plantada. Algumas, não toleram as podas, quando necessárias, devem ser feitas de maneira equilibrada, nunca direcionando o desenvolvimento da árvore para um lado ou outro. Busque uma simetria, pois, no futuro, o peso irá influenciar no equilíbrio da árvore.
Como devo regar?
R: 2 X na semana ,não pode encharcar.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito