JACARANDÁ PAULISTA ( Machaerium vilossum.)
O Jacarandá-Paulistana, jacarandá-do-mato, jacarandá-do-cerrado, jacarandá-pardo ou jacarandá-amarelo, é uma árvore encontrada principalmente nos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Esta árvore fornece madeira de lei muito semelhante à do jacarandá-da-bahia.
Nome popular: JACARANDÁ PAULISTA
Nome Ciêntífico: Machaerium vilossum.
Família: Fabaceae-Faboideae.
Origem: América Latina.
Época da Semeadura: Logo que as sementes forem colhidas.
Instruções de Semeadura: Colocar os frutos para germinar em recipientes individuais contendo substrado e mantidos em ambiente semissombreado (mudas sensíveis ao transplante); cobri-los com uma camada de 0,5 cm de substrato e irrigar. A taxa de germinação é geralmente baixa. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado moderado.
Tempo para Germinação: 20 a 40 dias.
Colheita: Para obtenção de sementes, colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea. Os frutos assim obtidos devem ser diretamente utilizados para a semeadura como se fossem sementes, uma vez que sua abertura e a retirada das sementes sã
Sementes por envelope: 14
Peso envelope: 5
Ciclo de vida: Perene.
Folha: Folhas alternas espiraladas, estipuladas, compostas pinadas, de 20 a 30 cm de comprimento, apresentando 17 a 23 folíolos elípticos a lanceolados, vilosos em ambas as faces, com venação eucamptódroma proeminente na face abaxial e nervuras primárias e secundárias imersas na face adaxial, de 6 a 10 cm de comprimento por 2 a 3 cm de largura.
Crescimento da planta: O Jacarandá-Paulista é uma planta perenifólia ou semidecídua, heliófita, pode atingir de 20 a 30 metros de altura, dotada de copa mais ou menos globosa, com tronco de 50 a 80 cm de diâmetro, revestido por casca pardacenta com ritidoma escamoso. A madeira é moderadamente pesada (densidade 0,85 g/cm3), rígida e muito resistente.
Quando da frutos? Amadurecem em Agosto-Setembro.
Frutos Fruto pterocarpo (sâmara), provido de projeção membranosa (asa).
Quando da Flores? Floresce durante os meses de Outubro-Dezembro.
Flores Inflorescências em panículas axilares, com flores esbranquiçadas, zigomorfas e diclamideas, de corola dialipétala com prefloração imbricada.
Como adubar essa planta? Na produção das mudas usar substrato organo-arenoso e esterco curtido de curral, no plantio definitivo usar 150 gramas de NPK 4-14-8 ao em torno da cova e distante do tronco da árvore e logo em seguida regar.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Tropical úmido e tropical sazonal, de inverno seco.
Aceita poda? Sim, respeitando o formato arquitetônico da árvore e utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda. Também é necessário respeitar o colar e a crista dos galgos para que ocorra a cicatrização e não instale fungos.
Vai na sombra? Sol pleno.
Planta de frio ou calor? Tropical úmido e Tropical sazonal, de inverno seco.
Vai bem com outras plantas? Sim.
Mudas com qual altura? O plantio definitivo pode ser feito quando as mudas tiverem em média 0,5 m para que se adaptem melhor ao solo e clima.
Atrai pássaros? Não.
Atrai borboletas? não
Formiga mata essa planta? sim
Quais pragas tem essa planta? Principalmente formigas, a Sauva é a mais comum que deve ser combatida antes do plantio definitivo. Outras pragas são o cupim, broca, fungos, bactérias, vírus, protozoários e nematóides.
Mais informações:
O Brasil é um país muito rico quando falamos de suas belezas naturais.
Hoje vamos exaltar as belezas de uma árvore muito conhecida nos Estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo: o Jacarandá Paulista.
O Jacarandá Paulista é uma espécie muito presente na arborização urbana das grandes metrópoles. Também conhecida como Jacarandá do Mato, Jacarandá do Cerrado, Jacarandá Pardo ou Jacarandá Amarelo, esta árvore, da Família da Fabaceae-Faboideae, encanta com suas copas, mais ou menos globosas.
A germinação da semente de Jacarandá Paulista, cujo nome científico é Machaerium vilossum, costuma ocorrer de 20 a 40 dias do seu plantio. É uma árvore considerada de grande porte. Costuma atingir de 20 a 30 m de altura e seu tronco, forte e resistente, pode chegar entre 50 cm a 80 cm de diâmetro.
A floração do Jacarandá Paulista ocorre entre os meses de outubro a dezembro, com flores esbranquiçadas, zigomorfas e diclamídeas, de corola dialipétala, com prefloração imbricada.
Plante semente de Jacarandá Paulista e aproveite dos seus benefícios, além de contribuir para manter a espécie viva. Siga corretamente as instruções de cultivo.
Os frutos do Jacarandá Paulista não são comestíveis. Mas suas sementes devem ser plantadas para a semeadura. Você pode extrair diretamente do pé e semear logo após a colheita.
O Jacarandá Paulista é mais uma espécie que corre o risco de extinção no Brasil.
Ao escolher plantar em áreas abertas ou degradadas, opte por árvores que estão no processo de extinção e contribua para o reflorestamento e a manutenção das espécies, assim como é o caso do Jacarandá Paulista.
Encontre semente de Jacarandá Paulista, muda e tudo o que você precisa para o cultivo desta espécie, em um só lugar. Aqui, no Sítio da Mata.
No Sítio da Mata facilitamos suas compras em até 12 vezes sem juros.
Flores, plantas, árvores ornamentais, árvores frutíferas, nativas do Brasil ou de outro lugar, o Sítio da Mata tem e com altíssima qualidade.
Plantar nossas árvores nativas é resgatar nossa cultura, manter o equilíbrio do meio ambiente, atrair a fauna e cuidar do nosso maior patrimônio que é a natureza.
ONDE ENCONTRAMOS JACARANDÁ PAULISTA
DICAS DE CULTIVO DA SEMENTE DE JACARANDÁ PAULISTA
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito