JABUTICABA SABARÁ (Myrciaria jaboticaba)
Jabuticaba Sabará
Hoje vamos falar de uma espécie brasileiríssima! Uma árvore de frutinhas doces e deliciosas: a jabuticaba sabará, uma das variações da jabuticaba.
Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre essa espécie de jabuticabeira e como plantar jabuticaba sabará.
Características da jabuticaba sabará
Também conhecida pelos nomes fruita, jaboticaba, jabuticaba açu, jabuticaba do mato, jabuticaba paulista ou jabuticaba preta, a Myrciaria jaboticaba, nome científico da jabuticaba sabará é uma espécie da família Myrtaceae.
A jabuticaba sabará, diferentemente da jabuticaba híbrida, pode crescer até 15 metros de altura e sua frutificação só ocorre durante os meses mais quentes do ano: no inverno suas folhas caem e dão espaço para suas numerosas flores brancas. Após a polinização, as flores são substituídas pelos frutos verdes, que se tornam escuros quando maduros, ao final da primavera e início do verão.
E que fruta saborosa é a jabuticaba sabará! Trata-se de um fruto tipo baga, de formato redondo, casca fina e brilhante, de coloração roxa. Dentro desta fruta encontramos uma polpa branca, suculenta e saborosamente adocicada, com cerca de 1 a 4 sementes. Desta polpa podemos fazer geleias, licores, vinagres, aguardentes e muitos doces.
Espécie nativa da nossa Mata Atlântica, a origem do nome “Sabará” surgiu na cidade mineira de Sabará, terra da jabuticaba, onde, anualmente, ocorre o “Festival da Jabuticaba”, lugar onde se concentra a maior produção dessa fruta. Lá podemos encontrar muitos exemplares da jabuticaba sabará nos quintais das casas, com grande incentivo da Prefeitura local.
Onde plantar muda de jabuticaba sabará
Se você tiver espaços com terra para um pomar ou mesmo um pequeno jardim, você pode se considerar uma pessoa de sorte.
Mas se você não tem essas condições, não se preocupe. A jabuticaba sabará é uma das frutíferas que mais se adapta ao cultivo em vasos.
Já imaginou ter uma jabuticabeira na varanda do seu apartamento? Vamos, então, entender algumas dicas de como plantar jabuticaba sabará!
Como plantar muda de jabuticaba sabará
A jabuticabeira é uma frutífera de vida perene, muito versátil, que pode ser plantada em pomares, jardins e vasos. No entanto, para que a árvore tenha crescimento adequado e saudável, é preciso seguir essas dicas:
- SOLO: a jabuticaba sabará prefere solos férteis, bem drenados e enriquecidos com matéria orgânica;
- CLIMA: trata-se de espécie de clima Tropical, não tolerante às secas e às geadas;
- LUZ: a jabuticaba sabará deve ser cultivada em sol pleno;
- REGA: necessita de rega em frequente, principalmente em época de floração e de frutificação;
- PODA: pode ser feita a poda anual para retirada do excesso de galhos, preferencialmente durante a primavera.
Onde encontrar muda de jabuticaba sabará para cultivo?
A jabuticabeira é uma árvore muito elegante que se destaca no paisagismo em seu período de floração e frutificação, além de atrair muitas espécies de aves, o que é essencial para a continuação da espécie.
Com frutos saborosos, a jabuticaba sabará nos proporciona receitas deliciosas, entre geleias, doces e licores, além de ser uma delícia para consumir in natura.
Já sabe onde encontrar jabuticaba sabará?
Entre em contato com o Sítio da Mata e adquira essa e outras espécies de árvores frutíferas agora mesmo.
Estamos há 24 anos no segmento, propagando e comercializando diversas espécies, sempre com o objetivo de oferecer as melhores soluções e os melhores produtos para seu cultivo e sua colheita.
Além de frutíferas, árvores para paisagismo, reflorestamento e toda espécie de planta!
Você também pode adquirir outros produtos acessando nosso site: www.sitiodamata.com.br. Entre e confira nossos preços e condições.
Conheça outras frutíferas para cultivar em vasos:
https://www.sitiodamata.com.br/acerola-malpighia-emarginata.html
https://www.sitiodamata.com.br/goiaba-branca-psidium-guajava
https://www.sitiodamata.com.br/goiaba-vermelha-psidium-guajava
https://www.sitiodamata.com.br/catalogsearch/result/?q=pitanga
https://www.sitiodamata.com.br/limao-siciliano-citrus-limon.html
Parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros.
Sobre o envio
Ao adquirir sua muda de jabuticaba sabará aqui no Sítio da Mata você conta com profissionais extremamente experientes para preparar a embalagem e entregar sua encomenda em perfeitas condições.
Nossas mudas seguem via transportadora e caminhão e você ainda conta com a garantia Sítio da Mata!
Nome popular: Jabuticaba Sabará
Nome Ciêntífico: Myrciaria jaboticaba
Família: Myrtaceae
Origem: América do Sul, Brasil
Ciclo de vida: Perene
Folha: A jabuticabeira é uma planta elegante de folhas pequenas e atinge seu “auge” como planta ornamental durante a floração e frutificação.
Crescimento da planta: A jabuticabeira é uma árvore de crescimento lento, que demanda cerca de 10 anos para sua primeira frutificação.
Quando da frutos? logo após a floração
Frutos Após a polinização, as flores gradativamente vão sendo substituídas por pequenos frutos verdes, esféricos, que tornam-se vermelhos e depois negros, quando completamente amadurecidos. Os frutos são do tipo baga, apresentam casca brilhante e fina.
Quando da Flores? Na primavera surgem do tronco numerosas flores brancas, que cobrem quase toda sua extensão.
Flores Na primavera surgem do tronco numerosas flores brancas, que cobrem quase toda sua extensão. Este processo ocorre simultaneamente à queda das folhas, modificando completamente a aparência da árvore.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Frutas - Para plantas em vasos na aplicação diluída recomenda-se diluir 10 gramas para cada 1 litro de água, e regar o vaso. Para plantas jovens recomenda-se 150 gramas por planta, e para plantas adultas 150 gramas por metro quadrado, abaixo da copa sem encostar no tronco. Para frutíferas em vaso a frequência é a cada 15 dias. E para plantas jovens e adultas a aplicação é a cada 60 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura, conforme o tamanho do vaso. Para plantas jovens e adultas no solo aplica-se embaixo de toda sua copa, sem encostar no tronco e molha em seguida.
Como regar essa planta? É muito exigente em água, devendo ser irrigada regularmente, com especial atenção durante a floração e frutificação.
Vai em qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Nativa de qual clima? tropical
Aceita poda? Você pode fazer podas drásticas ou remoção de galhos durante todo o ano, porém, a melhor época é durante a Primavera.
Vai na sombra? Sol Pleno
Planta de frio ou calor? Quente e úmido
Mudas com qual altura? até 30 cm
Atrai pássaros? Espécies de aves que se alimentam do fruto: tiriba-de-testa--vermelha (Pyrrhura frontalis), tempera-viola (Saltator maximus), sanhaçu-de-encontro-azul (Tangara cyanoptera), sanhaçu- de-encontro-amarelo (Tangara ornata) e tiê-do-mato-grosso (Habia rubica).
Quais pragas tem essa planta? A ferrugem é uma doença comum, provocada pelo fungo Puccinia psidii. Ela também pode contaminar outras plantas além da jabuticabeira. Nesta, ela compromete bastante a qualidade das frutas, espalhando-se pelas folhas, pelos botões e ramos, formando manchas escuras, cobertas com um pó amarelado. Acontece principalmente nessa época, por causa do clima frio e úmido. Para combater a ferrugem, é possível fazer soluções caseiras, já que não existem fungicidas registrados e disponíveis no mercado para combater a doença. Uma das soluções é pulverizar um pouco de enxofre diluído em água durante o desenvolvimento dos frutos. A aplicação pode ser feita todos os dias, até que as manchas desapareçam.
Mais informações:
Hoje vamos falar de uma espécie brasileiríssima, Nativa da nossa Mata Atlântica, uma árvore de frutinhas doces e deliciosas: a jabuticaba sabará, uma das variações da jabuticaba.
Da família Myrtaceae, a jabuticabeira sabará é uma árvore de crescimento lento, que pode demorar até 10 anos para nos presentear com sua frutificação.
E que fruta saborosa é a jabuticaba sabará! Trata-se de um fruto tipo baga, de formato redondo, casca fina e brilhante, de coloração roxa. Dentro desta fruta encontramos uma polpa branca, suculenta e saborosamente adocicada, com cerca de 1 a 4 sementes. Desta polpa podemos fazer geleias, licores, vinagres, aguardentes e muitos doces.
Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre essa espécie de jabuticabeira e como plantar jabuticaba sabará.
A jabuticaba sabará, diferentemente da jabuticaba híbrida, pode crescer até 15 metros de altura e sua frutificação só ocorre durante os meses mais quentes do ano: no inverno suas folhas caem e dão espaço para suas numerosas flores brancas. Após a polinização, as flores são substituídas pelos frutos verdes, que se tornam escuros quando maduros, ao final da primavera e início do verão.
A origem do nome “Sabará” surgiu na cidade mineira de Sabará, terra da jabuticaba, onde, anualmente, ocorre o “Festival da Jabuticaba”, lugar onde se concentra a maior produção dessa fruta. Lá podemos encontrar muitos exemplares da jabuticaba sabará nos quintais das casas, com grande incentivo da Prefeitura local.
Também conhecida pelos nomes fruita, jaboticaba, jabuticaba açu, jabuticaba do mato, jabuticaba paulista ou jabuticaba preta, a Myrciaria jaboticaba, nome científico da jabuticaba sabará, pode ser cultivadas também em vasos.
Já imaginou ter uma jabuticabeira na varanda do seu apartamento? Vamos, então, entender algumas dicas de como plantar jabuticaba sabará!
A jabuticabeira é uma frutífera de vida perene, muito versátil, que pode ser plantada em pomares, jardins e vasos. No entanto, para que a árvore tenha crescimento adequado e saudável, é preciso seguir essas dicas:
A jabuticabeira é uma árvore muito elegante que se destaca no paisagismo em seu período de floração e frutificação, além de atrair muitas espécies de aves, o que é essencial para a continuação da espécie.
Com frutos saborosos, a jabuticaba sabará nos proporciona receitas deliciosas, entre geleias, doces e licores.
Já sabe onde encontrar jabuticaba sabará?
Entre em contato com o Sítio da Mata e adquira essa e outras espécies de árvores frutíferas agora mesmo.
Estamos há 24 anos no segmento, propagando e comercializando diversas espécies, sempre com o objetivo de oferecer as melhores soluções e os melhores produtos para seu cultivo e sua colheita.
Além de frutíferas, árvores para paisagismo, reflorestamento e toda espécie de planta!
Você também pode adquirir outros produtos acessando nosso site: www.sitiodamata.com.br Entre e confira nossos preços e condições.
Parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros.
Vem para o Sítio da Mata!
COMO PLANTAR JABUTICABA SABARÁ
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de jasmim amarelo em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Qual embalagem as mudas são enviadas?
As mudas estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de mudas. Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão em saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quanto devo regar?
Quando for feito o plantio das mudas, é importante manter a terra úmida mas não encharcada no inicio (primeiro mês). Recomendamos a rega a cada três dias, se não chover, obviamente e se o solo estiver seco.
Esta planta necessita de sol?
Sim, gosta de luz plena para bom desenvolvimento. Se formem cultivadas dentro de casa, é recomendável deixar perto da janela com quatro horas de sol por dia.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito