Jambo Rosa (Syzigium samarangense)
Da mesma família da pitangueira, da jabuticabeira e da goiabeira, o jambeiro rosa é produtor de uma fruta cheia de valor nutricional, o jambo rosa. Continue a leitura do artigo para conhecer os benefícios do jambo rosa e como plantar o jambeiro.
Características do jambo rosa
O Syzygium samarangense, nome científico do jambo rosa, é uma herbácea de vida perene, originária do arquipélago Malaio. Trata-se de uma árvore de porte médio, de folhas grandes, brilhantes e vermelhas, quando jovens, passando para coloração verde em sua fase madura. As flores, que surgem entre julho a novembro, são pequenas, brotando em aglomerados terminais.
Mas a principal característica dessa espécie da família Myrtaceae é sua frutificação. Dessa árvore surge o jambo rosa. O fruto é uma drupa oval, com 3 a 5 cm de diâmetro, em cores que variam entre o amarelo rosa, róseo branca ou arroxeado. De polpa branca, esponjosa, sabor suave, adocicado e extremamente aromático, o jambo rosa é uma fruta exótica e bastante nutritiva.
Diversas receitas podem surgir a partir do jambo rosa: sobremesas, licores, geleias e sucos, além do consumo in natura.
Com crescimento que pode atingir até 15 metros de altura, vamos conhecer os benefícios do jambo rosa.
Propriedades do jambo rosa
O jambo rosa é uma fruta rica em fibras, antioxidantes, vitaminas A, B1 e B2, é fonte de minerais importantes como ferro e fósforo, também possui carboidratos e proteínas.
Veja os benefícios desses nutrientes para a nossa saúde.
Benefícios do jambo rosa
A partir dos nutrientes destacados acima, o jambo rosa pode trazer benefícios para a saúde, cujos principais listamos abaixo:
- Combate os radicais livres;
- Previne o envelhecimento precoce da pele, a anemia e doenças cardiovasculares;
- Fortalece dentes e ossos;
- Aumenta a imunidade.
Onde plantar a muda de jambo rosa
O jambo rosa é uma espécie muito versátil que pode ser plantada em pomares, jardins e vasos.
Como plantar muda de jambo rosa
Para que a frutífera tenha crescimento adequado e saudável, é importante tratar o solo primeiro.
- SOLO: o jambo rosa é uma espécie tolerante ao tipo de solo, desde que seja fértil e tenha boa drenagem;
- CLIMA: a árvore do jambo rosa prefere locais quentes e úmidos e não é tolerante ao frio intenso e às geadas;
- LUZ: o pé do jambo rosa prefere ficar exposto sob o pleno sol ou sob meia sombra;
- REGA: manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado, com regas diárias durante o pegamento da planta. Após o estabelecimento da muda de jambo rosa, é importante reduzir a quantidade de rega semanal.
- PODA: retirada de galhos secos para penetrar maior luminosidade;
Onde encontrar muda de jambo rosa para cultivo
O jambo rosa atrai pássaros, o que é fundamental para a polinização e continuidade das espécies. Quer ter este fruto exótico e delicioso plantado em seu jardim?
Aproveite os benefícios do jambo rosa e comece seu cultivo. De considerado valor ornamental, muito perfumado e saboroso, encontre exemplares saudáveis e com origem confiável aqui, no Sítio da Mata.
Estamos há 24 anos no segmento, propagando diversas espécies, sempre com o objetivo de oferecer o melhor atendimento e os melhores produtos para seu cultivo e sua colheita.
Árvores frutíferas de diversas espécies, árvores para arborização urbana, flores, hortaliças e muitas outras espécies você encontra acessando o site: www.sitiodamata.com.br. Entre e confira nossa variedade e nossas condições.
Conheça também outras espécies da mesma família do jambo rosa:
https://www.sitiodamata.com.br/jambo-amarelo-eugenia-jambos.html
https://www.sitiodamata.com.br/pitanga-eugenia-uniflora.html
https://www.sitiodamata.com.br/jabuticaba-hibrida-myrciaria-cauliflora.html
Sobre o envio
Conte com a praticidade, a comodidade e a qualidade do Sítio da Mata.
Entregamos diretamente na sua casa, enviando sua encomenda via transportadora ou caminhão, com segurança e garantia.
Estamos esperando por você.
Nome popular: Jambo Rosa
Nome Ciêntífico: Syzigium samarangense
Família: Mytaceae
Origem: O jambeiro-rosa é originário da região Indomalaia, de onde foi introduzido nas regiões tropicais americanas e africanas.
Ciclo de vida: Perene
Folha: Suas folhas são opostas, pecioladas, elípticas, grande e glabras.
Crescimento da planta: É uma árvore que alcança até 20 m de altura, possui copa densa com formato cônico
Quando da frutos? Dezembro a abril
Frutos O fruto é uma drupa oval, com 3 a 5 cm de diâmetro amarelo-rosa ou róseo-branca ou arroxeada, muito aromático, polpa branca, esponjosa e de sabor suave. No centro há uma cavidade com 1 semente, formada por vários embriões carnosos, que se separam facilmente.
Quando da Flores? Julho a novembro
Flores As flores apresentam 4 pétalas brancas de 1,5 cm de comprimento. Os estames brancos, em número de 300, ocupam o centro da flor e entre eles destaca-se o pistolo fino de cor verde.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção adubar com 4 kg de composto orgânico feito de esterco de galinha curtido e 30 gramas de NPK 10-10-10. Distribuir os nutrientes à 5 cm superficialmente a 20 cm do caule.
Como regar essa planta? irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover.
Vai em qual clima? tropical
Nativa de qual clima? tropical
Aceita poda? Deve-se fazer podas no fim do inverno para fazer a formação da planta eliminando ramos e brotos da base e todo o excesso de ramos que nascerem voltados para o interior da copa.
Vai na sombra? É uma espécie sempre-verde, tolerante a sombra
Planta de frio ou calor? clima quente e úmido
Mudas com qual altura? 30 cm
Atrai pássaros? Atrai passaros
Quais pragas tem essa planta? Uma das principais doenças da família Myrtaceae é a ferrugem, causada pelo fungo Puccinia psidii, e sabe-se hoje que todos os membros dessa família botânica são hospedeiros para a doença. Por isso, ficou conhecida como “Ferrugem das Mirtáceas”. Trata-se de uma ferrugem neotrópica, originária da América do Sul, com um imenso número de hospedeiros nativos, silvestres ou cultivados. A importância dessa ferrugem tem aumentado muito com o cultivo de espécies, hoje economicamente importantes como a goiaba, a pitanga e a jabuticaba, muitos dos quais são cultivados para a indústria na produção de sucos, doces e geléias. Mas, a capacidade notável de P. psidii de se adaptar e infectar mirtáceas importadas e não originárias da América do Sul, caso do jambeiro e do eucalipto, traz um problema ainda maior para o cultivo dessas espécies (FIGUEIREDO, 2001).
Mais informações:
Hoje vamos falar de uma das espécies da família Myrtaceae, o jambeiro rosa.
Da mesma família da pitangueira, da jabuticabeira e da goiabeira, o jambeiro rosa é produtor de uma fruta cheia de valor nutricional. Continue a leitura do artigo para conhecer os benefícios do jambo rosa e como plantar o jambeiro.
O Syzigium samarangense, nome científico do jambeiro rosa, é uma herbácea de vida perene, originária do arquipélago Malaio. Trata-se de uma árvore de porte médio, de folhas grandes, brilhantes e vermelhas, quando jovens, passando para coloração verde em sua fase madura. As flores, que surgem entre julho a novembro, são pequenas, brotando em aglomerados terminais.
Mas a principal característica do jambeiro rosa é sua frutificação. Dessa árvore surge o jambo rosa. O fruto é uma drupa oval, com 3 a 5 cm de diâmetro, em cores que variam entre o amarelo rosa, róseo branca ou arroxeado. De polpa branca, esponjosa, sabor suave, adocicado e extremamente aromático, o jambo rosa é uma fruta exótica e bastante nutritiva.
Diversas receitas podem surgir a partir do jambo rosa: sobremesas, licores, geleias e sucos, além do consumo in natura.
Com crescimento que pode atingir até 15 metros de altura, vamos conhecer os benefícios do jambo rosa:
Os benefícios do jambo rosa se devem ao fato dos nutrientes contidos nessa fruta. Podemos encontrar uma rica fonte de ferro, fósforo, antioxidantes, vitaminas A, B1 e B2, betacaroteno, tiamina e riboflavina.
A partir desses nutrientes, destacamos os principais benefícios do jambo rosa:
Mas os benefícios do jambo rosa não param por aí. O jambo rosa atrai pássaros, o que é fundamental para a polinização e continuidade das espécies. Vamos entender como plantar jambeiro rosa e poder desfrutar desse fruto exótico e delicioso?
O jambeiro rosa é uma espécie muito versátil que pode ser plantada em pomares, jardins e vasos. No entanto, para que a frutífera tenha crescimento adequado e saudável, é importante tratar o solo primeiro.
Aproveite os benefícios do jambo rosa e comece seu cultivo. De considerado valor ornamental, muito perfumado e saboroso, você pode plantar o jambeiro rosa em pomares, quintal, jardim e, até mesmo, em vasos.
Fique sempre atento ao adquirir as mudas de jambeiro rosa. Encontre exemplares saudáveis e com origem confiável aqui, no Sítio da Mata.
Estamos há 24 anos no segmento, propagando diversas espécies, sempre com o objetivo de oferecer o melhor atendimento e os melhores produtos para seu cultivo e sua colheita.
Árvores frutíferas de diversas espécies, árvores para arborização urbana, flores, hortaliças e muitas outras espécies você encontra acessando o site: www.sitiodamata.com.br. Entre e confira nossa variedade e nossas condições.
Conte com a praticidade, a comodidade e a qualidade do Sítio da Mata.
Estamos esperando por você.
BENEFÍCIOS DO JAMBO ROSA
COMO PLANTAR JAMBEIRO ROSA
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de formio em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Qual embalagem as mudas são enviadas?
As mudas estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de mudas. Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão em saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quanto devo regar?
A cada 10 dias, pois a planta apresenta grande resistência a falta d’água.
Esta planta necessita de sol?
Sim,sob sol pleno ou meia sombra,em ambientes internos luz direta por 3 ou 4 horas diárias.
Como funciona a adubação?
Clique na aba instruções de plantio no inicio desta pagina.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito