Jenipapo (Jenipa americana)
As florestas tropicais abrigam mais de 50% da biodiversidade terrestre e têm um papel fundamental no controle das temperaturas e na preservação do planeta.
A Floresta Amazônica, em particular, é um dos principais biomas do mundo e nos presenteia com espécies de grande valor, como o jenipapo, conhecido cientificamente como Genipa americana, uma árvore nativa que pode ser cultivada em jardins ou mesmo em vasos.
Neste guia, você conhecerá as características do jenipapo, seus benefícios e aprenderá como cultivar essa espécie em sua casa.
Características do Jenipapo
Origem e Família
O jenipapo pertence à família Rubiaceae e é nativo das florestas tropicais da América do Sul, sendo muito conhecido nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Seu nome científico é Genipa americana, e a espécie também se adaptou a outras regiões do país.
A família Rubiaceae é conhecida por abrigar outras espécies, inclusive ornamentais, como a ixora e a gardênia.
Crescimento e Tamanho
O jenipapeiro é uma árvore de crescimento rápido que pode alcançar até 14 metros de altura em condições ideais de cultivo. Seus frutos, que surgem entre os meses de julho e agosto e amadurecem durante o verão, têm formato oval e coloração marrom, com polpa adocicada que atrai a fauna local.
Descrição da Planta
A árvore possui folhas verdes brilhantes e densas que conferem uma aparência ornamental.
Seu fruto, o jenipapo, é rico em propriedades nutritivas e medicinais, sendo amplamente utilizado na culinária brasileira.
Propriedades e Benefícios do Jenipapo
O jenipapo é uma fruta rica em minerais, como ferro, cálcio e fósforo, além de fibras, vitaminas B1, B2, B5 e C. Também possui propriedades bactericidas, diuréticas, antifúngicas, antissépticas e antibióticas.
Entre os principais benefícios do consumo do jenipapo, destacam-se:
- Combate à anemia devido ao alto teor de ferro.
- Auxílio no tratamento de doenças do fígado, rins e baço.
- Tratamento de problemas respiratórios, como asma, bronquite e faringite.
- Regulação do trato intestinal, colaborando no combate à constipação.
- Ação vermífuga natural.
- Redução de enjoos e vômitos, sendo útil em quadros de mal-estar.
A fruta pode ser consumida in natura ou utilizada no preparo de sucos, doces, licores, chás e outras receitas.
Onde cultivar muda de Jenipapo
O jenipapeiro pode ser cultivado tanto em solos amplos quanto em vasos grandes, desde que as condições adequadas sejam respeitadas. Apesar do crescimento rápido, a planta leva de 5 a 8 anos para produzir seus primeiros frutos.
Como cultivar muda de Jenipapo
Para que o cultivo do jenipapeiro seja bem-sucedido, siga estas orientações:
Solo
Prefira solos férteis, bem drenados e enriquecidos com matéria orgânica. O solo deve ser arejado e espaçoso para permitir o crescimento das raízes.
Clima
O jenipapo é uma espécie adaptada a climas úmidos e tropicais. As estações chuvosas são ideais para o seu desenvolvimento.
Luz
A planta necessita de sol pleno, recebendo pelo menos 6 horas diárias de luz direta.
Rega
O jenipapeiro precisa de rega frequente, mantendo o solo sempre úmido, mas sem encharcar. Evite acúmulo de água nas raízes para prevenir o apodrecimento.
Onde encontrar muda de Jenipapo para cultivo
Se você deseja adquirir mudas de jenipapo de qualidade, o Sítio da Mata é a melhor opção.
Com 30 anos de experiência no cultivo e comercialização de árvores frutíferas, oferecemos mudas selecionadas e prontas para o plantio, garantindo saúde e produtividade para o seu pomar.
Além do jenipapo, o Sítio da Mata oferece diversas espécies de plantas frutíferas, ornamentais e de reflorestamento.
Conheça outras frutíferas disponíveis no site:
Sobre o envio da muda de Jenipapo
O Sítio da Mata realiza o envio de mudas para todo o Brasil com segurança e agilidade. Nossas plantas são cuidadosamente embaladas para chegarem em perfeitas condições, prontas para o cultivo.
Parcele suas compras em até 12 vezes sem juros.
Acesse o site e garanta a sua muda de jenipapo: www.sitiodamata.com.br
Vem para o Sítio da Mata!
Nome popular: Jenipapo
Nome Ciêntífico: Jenipa americana
Família: Rubiaceae.
Origem: Florestas tropicais da América do Sul
Ciclo de vida: Perene
Folha: Suas folhas são Simples, glabras (sem pelos), medem cerca de 15 a 35 cm de comprimento.
Crescimento da planta: Pode atingir até 14 metros de altura.
Quando da frutos? Frutos principalmente em Julho Agosto, mas pode produzir em outras épocas.
Frutos Os frutos são Bagas globosas, comestível, com poupa adocicada, amadurecem durante o verão, muito apreciada pela fauna local.
Quando da Flores? Floresce em novembro no final da primavera
Flores Suas flores tem coloração brancas-amareladas, com centro marrom, tem formato de uma estrela de 5 pontas.
Como adubar essa planta? ➜ Adubar as covas, 30 dias antes do plantio, misturando à terra retirada dos primeiros 30 centímetros 20 litros de esterco de curral bem curtido. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova, fechar a cova completando com a terra retirada da parte de baixo. No plantio aplicar 200 gramas de sulfato de amônia, 250 gramas de superfosfato simples e 100 gramas de cloreto de potássio na cova e cobrir com 3 dedos de terra antes de colocar a muda. ➜ Para manutenção fazer adubações anuais em cobertura com leve incorporação, utilizando-se 25 kg de esterco de curral e 150 gramas por planta de cloreto de potássio, no início do período chuvoso.
Como regar essa planta? Gosta de solo úmido, não descuidar das regas, principalmente quando a planta for jovem. Regar de 2 a 3 vezes por semana.
Vai em qual clima? tropical e subtropical
Nativa de qual clima? tropical
Aceita poda? Poda não necessária, mas quando jovem realizar podas de formação retirando brotações laterais, ramos secos e mal formados.
Vai na sombra? Sol pleno.
Planta de frio ou calor? quente e úmido, mas aceita clima temperado.
Mudas com qual altura? 30 cm
Quais pragas tem essa planta? Como praga da planta alguns registros de ataque de cupins à árvores adultas.
Mais informações:
As florestas tropicais abrigam mais de 50% da biodiversidade terrestre e isso é de fundamental importância para o controle das temperaturas e a preservação do planeta.
A Floresta Amazônica é um dos principais biomas do mundo e hoje vamos destacar uma espécie nativa desta região: o jenipapo, espécie que você pode cultivar em jardim ou mesmo em um vaso, em sua casa.
Vamos conhecer o jenipapo?
A Genipa americana, nome científico da árvore de Jenipapo é uma espécie nativa das florestas tropicais da América do Sul, que nos presenteia com um fruto altamente nutritivo e muito usado na culinária brasileira, o jenipapo.
Da família Rubiaceae, o jenipapo pode medir até 14 metros de altura. Seu fruto de polpa adocicada tem formato ovaloide e cor marrom, surgindo entre os meses de julho e agosto, amadurecendo durante o verão, sendo um grande atrativo da fauna.
O jenipapo é uma espécie muito conhecida nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, mas hoje já é encontrada em muitas outras regiões do país.
Com um sabor inconfundível, a fruta madura pode ser consumida in natura, cozidas e manipuladas para produção de doces, sucos, chás, licores, entre outros.
Composto de minerais como ferro, cálcio, fósforo, fibras, vitaminas B1, B2, B5 e C, possui propriedades bactericidas, fungicidas, diuréticas, antissépticas, antibióticas e afrodisíacas. Vamos conhecer alguns dos benefícios do jenipapo:
Você sabia que pode cultivar o jenipapo em vasos? Vamos entender como plantar jenipapo em sua horta!
Embora seja uma espécie de rápido crescimento, o jenipapo demora de 5 a 8 anos para dar seus frutos. Vamos seguir os principais cuidados para plantar jenipapo:
Já sabe onde encontrar muda de jenipapeiro?
Entre em contato com o Sítio da Mata e adquira essa e outras espécies de árvores frutíferas agora mesmo.
Estamos há 24 anos no segmento, propagando e comercializando diversas espécies, sempre com o objetivo de oferecer as melhores soluções e os melhores produtos para seu cultivo e sua colheita.
Além de frutíferas, árvores para paisagismo, reflorestamento e toda espécie de planta!
Você também pode adquirir outros produtos acessando nosso site: www.sitiodamata.com.br.
Acesse e confira nossos preços e condições.
Parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros.
Vem para o Sítio da Mata!
Jenipapo – Características
Benefícios do Jenipapo
Como plantar jenipapo
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de formio em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Qual embalagem as mudas são enviadas?
As mudas estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de mudas. Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão em saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quanto devo regar?
A cada 10 dias, pois a planta apresenta grande resistência a falta d’água.
Esta planta necessita de sol?
Sim,sob sol pleno ou meia sombra,em ambientes internos luz direta por 3 ou 4 horas diárias.
Como funciona a adubação?
Clique na aba instruções de plantio no inicio desta pagina.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito