Jequitibá rosa (Cariniana legalis)
Também conhecido como jequitibá de agulheiro, estopa, jequitibá grande, pau caixão, pau carga, jequitibá branco, congolo de porco, caixão, jequitibá vermelho ou jequitibá cedro, o jequitibá rosa é uma árvore natural da América do Sul, mais precisamente do Brasil, de regiões como Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
De nome científico Cariniana legalis, esta espécie da família Lecythidaceae é considerada uma espécie de grande porte, medindo até 3 metros de altura com cerca de dois anos de idade, podendo atingir até os 50 metros de altura em sua fase adulta.
Entre os meses de dezembro a fevereiro, floresce com minúsculas flores em meio às suas inúmeras folhas verdes, que produzem uma sombra incrível, motivo pelo qual estamos nos referindo a uma árvore bastante conhecida em área de paisagismo urbano de parques, avenidas, áreas rurais e praças.
Outra característica importante do jequitibá rosa fica por conta de sua madeira nobre. Com um tronco que pode medir de 7 a 10 metros de diâmetro, o jequitibá rosa é uma espécie muito utilizada na construção civil, para a fabricação de portas, janelas, forros, laminados, painéis, deques, até construção de navios, ou na fabricação de brinquedos, salto de calçados, lápis, cabos de vassouras, entre outros.
Considerada uma das maiores árvores presentes na região Sudeste do país, vamos conhecer como plantar o jequitibá rosa.
Como plantar jequitibá rosa
- Solo: o jequitibá rosa é uma árvore que cresce mesmo em solo pobre de matéria orgânica, mas para seu melhor desenvolvimento prefira terrenos areno-argilosos com boa drenagem;
- Clima: estamos falando de uma espécie que aprecia regiões de clima quente e não tolera baixas temperaturas;
- Luz: quanto à questão da iluminação, o jequitibá rosa pode ser cultivado sob o sol pleno ou sob e meia sombra;
- Irrigação: a rega do jequitibá deve ser frequente enquanto a árvore é nova. Em sua fase adulta tolera curtos períodos de estiagem.
O jequitibá rosa é uma espécie ornamental brasileira de grande importância histórica e ambiental, encontrada em grandes avenidas e áreas urbanas de cidades como São Paulo, por exemplo.
Aqui no Sítio da Mata você encontra muda de jequitibá e outras espécies de árvores, espécies para arborização urbana, reflorestamento, frutíferas, outras plantas nativas, raras ou exóticas.
Aposte na qualidade do Sítio da Mata e aproveite para cultivar o jequitibá rosa.
Você também pode adquirir sua muda de jequitibá rosa acessando nosso site: www.sitiodamata.com.br. Adquira esta e outras espécies com todo conforto e segurança e ainda parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros.
Além de plantas, nosso site tem tudo o que você precisa para iniciar um projeto paisagístico para jardim, horta e pomar: ferramentas, insumos, livros e muita informação.
Tem dúvidas? Entre em contato com o Sítio da Mata.
Plante uma árvore e faça sua parte na preservação do nosso meio ambiente. A natureza agradece.
Nome popular: Jequitibá rosa
Nome Ciêntífico: Cariniana legalis
Família: Lecythidaceae
Origem: Espirito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo
Ciclo de vida: Perene
Folha: A folha mede 2 a 4 cm de largura e 5 a 8 cm de comprimento. A base da folha apresenta no seu verso um pequeno enrolamento dos bordos, que chega até a parte final do pecíolo, que é curto, liso e cilíndrico. As margens são levemente serrilhadas.
Crescimento da planta: É considerada a maior árvore nativa do Brasil, porque pode atingir até 50 metros de altura e um tronco com diâmetro de até sete metros. Chega a atingir, em plantios puros, 3 m de altura aos 2 anos de idade.
Quando da frutos? agosto
Frutos O fruto é um pixídio alongado e cilíndrico, com abertura transversal íntegra e espessada, com a borda lisa. O opérculo conduz longa columela prismática onde estão inseridas as sementes.
Quando da Flores? dezembro a fevereiro
Flores As minúsculas flores se encontram reunidas em panícula terminal densa, de até 18 cm de comprimento, são de cor creme.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 100 gramas de NPK 4-14-8 misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção fertilizar anualmente com 10 litros de esterco e 100 gramas de NPK 10-10-10.
Como regar essa planta? Quando jovem manter o solo ligeiramente úmido, depois, pode ser regada uma vez por semana. Suporta solo mais seco.
Vai em qual clima? Tropical, Subtropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Ao longo do ciclo é necessário realizar podas e desramas periódicas para produzir madeiras livres de nós. A altura da desrama pode chegar de 8 a 10 metros, com o objetivo de obter de 3 a 4 toras de 2,5m livres de nós. É importante realizar essa operação com a técnica e ferramentas adequadas.
Vai na sombra? Pleno sol, Meia sombra
Planta de frio ou calor? clima quente
Mudas com qual altura? 30 a 60 cm
Atrai pássaros? Espécie de ave que se alimenta do fruto: tiriba-de-testa-vermelha (Pyrrhura frontalis).
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Jequitibá em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de Jequitibá rosa chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

As mudas tem garantia?
Se ocorrerem perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quais os benefícios de plantar uma árvore?
R: Os benefícios de uma árvore são inúmeros: capturam o CO2, melhoram a qualidade do ar e do conforto térmico local. As árvores frutíferas são ainda melhores, pois, além de ofertarem alimentação fresca e saborosa, atraem animais, como pássaros e pequenos insetos, enchendo o ambiente de vida.
Você sabia que a árvore isolada , transpira equivalente a 400 litros de água por dia? Sabe qual os benefícios esse processo nos traz?
R: Esse efeito traz refrescante equivalente a 5 condicionadores de ar , trazendo um bem estar e amenizando a poluição da terra .
Você sabia que plantar uma árvore nativa na cidade é muito importante e você sabe o por que?
R:Quando adulta ela absorve do solo até 250 litros de água por dia, imagine como elas ajudam para não ocorrerem enchentes na grande cidades .

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito