MARINHEIRO DO BREJO (Guarea macrophylla)
O marinheiro-do-brejo é uma árvore que ocorre desde a América Central até o Rio Grande do Sul, de copa frondosa, porém irregular muito ornamental e que fornece sombra agradável. A madeira pode ser aproveitada para confecção de brinquedos e caixas pequenas, e as flores atraem diversos polinizadores, mas geralmente polinizadas por besouros e mariposas. Os frutos secos exibem as sementes com arilos vermelhos, muito atrativas para a avifauna e outros pequenos animais. Pode ser empregada no paisagismo urbano de ruas, praças e estacionamentos, mas é frequentemente utilizada na arborização de áreas rurais, fornecendo sombra em áreas de plantações. Recomendada para o plantio misto em áreas de recuperação e proteção permanente, principalmente para a recuperação de matas ciliares, pois se desenvolve bem em solos encharcados e muito úmidos.
Nome popular: Marinheiro-do-brejo
Nome Ciêntífico: Guarea macrophylla
Família: Meliaceae
Origem: América do Sul, América Central
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são verde escuras, compostas pinadas, alternas, com folíolos (5-7 pares) cartáceos, de margem lisa, oval-elípticos e de ápice agudo, nervuras salientes na face inferior.
Crescimento da planta: até 10 m
Quando da frutos? Abril- Maio
Frutos Os frutos são capsulas sem lenhosas, que se abrem em 4, revelando sementes recobertas por arilos vermelhos.
Quando da Flores? Outubro-Dezembro
Flores As flores são pequenas e róseas ou avermelhadas, dispostas em inflorescências pendulas.
Como adubar essa planta? "Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida. "
Como regar essa planta? Necessita de regas regulares durante os primeiros meses após o plantio da muda; depois de estabelecida, as regas podem ser mais esparsas, porém sempre mantendo a umidade; se desenvolve bem em solos encharcados.
Vai em qual clima? Pode ser facilmente cultivada em diversas regiões do Brasil, com preferencia para climas quentes a amenos, com distribuição regular de chuvas ao longo do ano.
Nativa de qual clima? Tropical, Equatorial, Subtropical
Aceita poda? Sim, respeitando o formato arquitetônico da árvore e utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda. Também é necessário respeitar o colar e a crista dos galgos para que ocorra a cicatrização e não instale fungos.
Vai na sombra? Sol pleno, Meia sombra
Vai bem com outras plantas? Sim.
Mudas com qual altura? 50cm
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito