Mini Flamboyant (Caesalpinia pulcherrima)
Arbusto muito popular no paisagismo tropical. Suas flores são maravilhosas e exuberantes formando belo aspecto paisagístico.
Nome popular: Mini Flamboyant
Nome Ciêntífico: Caesalpinia pulcherrima
Família: Fabaceae
Origem: América Central, Antilhas
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas compostas bipinadas, podem ter de 20 a 40 cm de comprimento, tendo uma média de 7 pares de pinas e em cada uma, cerca de mais de 10 pares de folíolos. De coloração verde escuro na página (face) superior e um pouco mais clara e opaca na página inferior, em regiões um pouco mais frias as folhas caem no inverno.
Crescimento da planta: Este arbusto de rápido crescimento é apropriado para o plantio em maciços ou grupos lineares, formando excelentes cercas vivas informais. Também pode ser plantado em vasos grandes, ou conduzido como arvoreta em calçadas, podendo alcançar 3 a 4 metros.
Quando da frutos? outono
Frutos Tipo de uma vagem, de coloração verde quando jovem e marrom quando madura, contém sementes arredondadas e achatadas.
Quando da Flores? floresce quase o ano inteiro, mas com maior intensidade na primavera e verão
Flores São maravilhosas e , atraem borboleta e beija-flores. De coloração vermelha, laranja e amarela (na variedade ‘Flava’).
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. Se preferir usar adubo mineral utilize NPK 4-14-8, cerca de 10 colheres na cova. ➜ Um ano após o plantio, aplique 4 vezes por ano NPK 4-14-8, começando com 3 colheres e aumentando conforme crescimento da planta. Aplicar o adubo sempre ao redor do caule, nunca junto a ele. ➜ Um ano após o plantio, aplique 3 vezes por ano NPK 4-14-8, começando com 3 colheres e aumentando conforme crescimento da planta. Aplicar o adubo sempre ao redor do caule, nunca junto a ele.
Como regar essa planta? Enquanto jovem manter o solo úmido, não encharcado, regando de 2 a 3 vezes por semana, depois de adulta somente no caso de estiagens prolongadas ou uma vez por semana.
Vai em qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Nativa de qual clima? Tropical, Subtropical
Aceita poda? Para ser conduzida em forma de arvoreta, é necessário ir podando as brotações laterais, deixando o principal. Se desejar manter como arbusto ou cerca viva, não é necessário podar, apenas retirar galhos secos e mal formados.
Vai na sombra? Meia Sombra, Sol Pleno
Planta de frio ou calor? Quente e úmido
Atrai pássaros? Atrai beija flores
Atrai borboletas? Atrai borboletas
Quais pragas tem essa planta? Muito resistente ao ataque de pragas e doenças.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

Essa planta necessita de luz plena?
R: Sim, adora sol pleno e tolera bastante a seca .
Esta planta resiste a constante geadas?
R: Sim , a leves geadas , apesar de não gostar de frio.
Como devo regar?
R: Regar 1 x na semana é o suficiente. Regas mais constantes no verão.
Quando ocorre sua floração?
R: Sua floração ocorre na primaveira e verão.
Como posso usar minha mini flamboyant e como devo podar?
R: Como Arbusto – Evite a poda, deixe-o crescer naturalmente, retirando apenas galhos secos. Cerca viva – Plante as mudas em uma distância de 1 metro. Pequena árvore -Deve-se podar os galhos laterais, mantendo o tronco principal.

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito