MONGUBA (Pachira aquatica)
A monguba é uma árvore de copa densa e arredondada, de tronco liso e até 14 m de altura, muito comum em matas inundáveis. Possui forma e características muito ornamentais, principalmente quando florida, podendo ser emprega na arborização urbana de ruas, praças e jardins, fornecendo uma sombra agradável, apenas com atenção a queda de frutos. Foi introduzida em Taiwan e outros países do mundo, sob o nome de "árvore da prosperidade", sendo comercializada em vasos e com o tronco trançado. Se adapta bem ao cultivo em vasos, pois seu desenvolvimento é lento e ao locais com grande umidade no solo. Popularmente conhecida como falso-cacau, pela similaridade entre os frutos das espécies e alguns usos. As sementes do fruto semi-lenhoso, são comestíveis e apreciadas pelas populações locais, podendo ser consumidas in natura, cozidas, torradas e moídas em substituição de produtos como café e chocolate. A madeira é empregada apenas para usos internos e caixotaria.
Nome popular: Monguba
Nome Ciêntífico: Pachira aquatica
Família: Malvaceae
Origem: América Latina
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são verde-escuras, compostas digitadas, com 3-9 folíolos, elípticos a oblongos-elípticos ou obovados, de até 20 cm.
Crescimento da planta: até 14 m
Quando da frutos? Abril-Junho
Frutos Os frutos são capsulas lenhosas deiscentes, de formato elíptico- anguloso e levemente ondulados longitudinalmente (semelhante ao fruto de T. cacao, o cacau); com superfície marrom pubescente e contendo muitas sementes marrom-amareladas.
Quando da Flores? Setembro-Novembro
Flores As flores são vistosas, solitárias, terminais, grandes, com pétalas brancas, alongadas e muitos estames longos, de ápice avermelhado a vinho.
Como adubar essa planta? Sim, respeitando o formato arquitetônico da árvore e utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda. Também é necessário respeitar o colar e a crista dos galgos para que ocorra a cicatrização e não instale fungos.
Como regar essa planta? Necessita de regas constantes durante os primeiros meses após o plantio da muda; depois de estabelecida no solo, as regas podem ser mais esparsas. Se desenvolve bem em solos encharcados, mas pode ser cultivada em terra seca e firme, sendo tolerante aos curtos períodos de seca.
Vai em qual clima? Pode ser facilmente cultivada em quase todas as regiões brasileiras, pois se adapta com facilidade aos diferentes climas e solos.
Nativa de qual clima? Equatorial, Tropical, Subtropical
Aceita poda? Sim, respeitando o formato arquitetônico da árvore e utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda. Também é necessário respeitar o colar e a crista dos galgos para que ocorra a cicatrização e não instale fungos.
Vai na sombra? Sol pleno
Vai bem com outras plantas? Sim.
Mudas com qual altura? 60 cm
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:


PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito