Nim (Azadirachta indica)
Nim é conhecido como árvore da vida. Poucas plantas apresentam tantas particularidades.
Nome popular: Nim
Nome Ciêntífico: Azadirachta indica
Família: Meliaceae
Origem: Ásia, India
Ciclo de vida: Perene
Folha: Suas folhas são alternadas, com freqüência aglomerada nos extremos dos ramos simples e sem estípulas e com folíolos de coloração verde-clara intensa (SODEPAZ, 2006).
Crescimento da planta: A planta cresce durante os cinco primeiros anos de 4 a 7 m. É uma árvore de crescimento rápido, podendo alcançar de 10 a 20 m de altura, com tronco semi-ereto a reto, marrom-avermelhado, duro e resistente, de 30 a 80 cm de diâmetro, e apresentando um sistema radicular que pode atingir profundidade de até 15 m.
Quando da frutos? Seus frutos amadurecem de junho a agosto.
Frutos Seu fruto é uma baga ovalada que apresenta cor verde-clara durante seu desenvolvimento inicial, e se tornando amarelado, com polpa macia e amarga quando madura (SODEPAZ, 2006). Sua semente apresenta uma casca dura, porém fina, de coloração branca, contendo em seu interior a semente propriamente dita, de coloração marrom. A produção de frutos passa a ser significativa após três anos do plantio, com cerca de 8 kg de frutos planta-1.
Quando da Flores? Seu florescimento se dá de fevereiro a maio.
Flores Suas flores são brancas ou de cor creme e aromáticas, reunidas em inflorescências densas, de cerca de 25 cm de comprimento, encontrando-se tanto flores masculinas como hermafroditas na mesma planta. Sua floração normalmente se inicia no segundo ano de idade.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio misturar na terra retirada da cova de 3 a 10 quilos de esterco de gado e 200 gramas de adubo NPK 4-30-16 + Zn. ➜ Para manutenção, aos 6; 12; 24 e 36 meses pós-plantio, deve-se fazer adubação de cobertura com 180 g/planta de uma mistura assim constituída: 80 gramas de uréia (45 % de N) + 40 gramas de superfosfato triplo (45 % de P2O5) + 60 gramas de cloreto de potássio (60 % de K2O). A distribuição do adubo deve ser feita na projeção das copas.
Como regar essa planta? Irrigar regularmente nos primeiros anos de implantação.
Vai em qual clima? Tropical, Subtropical
Nativa de qual clima? tropical
Aceita poda? O nim necessita de podas para se conduzir o tronco sem ramos até que chegue a 2 m de altura (IAPAR, 2006a). Desse modo, realiza-se uma poda de formação nas plantas enquanto jovens, para que alcancem a forma desejada, e para que haja a formação de um tronco reto; posteriormente faz-se uma poda de produção nas árvores já adultas, por volta do terceiro ano, ou após a primeira colheita, com o intuito de estabilizar a produção (MARTINEZ, 2002). O ponteiro apical pode ser cortado quando a planta alcançar 4 a 5 m de altura, fazendo com que a árvore não se torne muito alta e a copa se desenvolva melhor (IAPAR, 2006a).
Vai na sombra? Pleno sol
Planta de frio ou calor? Clima quente
Mudas com qual altura? 30 a 60 cm
Formiga mata essa planta? Após o estabelecimento da cultura, deve-se ter o cuidado de iniciar o combate às formigas pertencentes aos gêneros Atta e Acromyrmex, cujos danos constituem um dos fatores limitantes do sucesso de plantações recentes de nim. Oryzaephilus surinamensis (milho, cereais), Tribolium spp. (cereias moídos), Rhyzopertha dominica (arroz, trigo, centeio, milho)
Quais pragas tem essa planta? Percevejo verde da soja (Nezara viridula) - Foi constatado alimentação temporária em folhas pequenas e brotos, após época de chuvas, quando as demais plantas se encontram secas. Ocasiona enrolamento das folhas e crescimento anormal dos brotos. Cochonilhas de diversas espécies - Podem se desenvolver nas folhas, frutos e caule, favorecendo a produção de fumagina. Pragas de produtos armazenados encontradas em outros grãos, também, foram encontradas em sementes de nim. Diversas doenças fúngicas têm sido relatadas, principalmente na Índia. O fungo Pseudocercospora subsessilis (Moniliaceae) é o mais importante e mais amplamente distribuído. Já foi encontrado na Índia, nas Filipinas, na África, na América Central e na América do sul (Equador). Causa pontuações nas folhas e doenças nos brotos. O tecido infectado se torna verde claro, posteriormente, marrom, e finalmente se desfaz. As folhas ficam com buracos, reduzindo a área fotossintética. No Maranhão, a antracnose (Colletotrichum gloeosporioides) foi registrada sobre folhas e frutos de nim, e Sclerotium rolfsii foi encontrado sobre mudas em viveiro.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Nim em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de Nim chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

Quais os cuidados necessários na condução do Nim?
R: Retirar plantas invasoras que possam competir pela luminosidade. Em regiões secas deve-se regar continuamente a planta durante os três primeiros meses.
Quando devo regar o Nim?
R: Precisa de pouca água e muito sol.
Quanto tempo a árvore dura?
R: Estima-se que uma árvore Nim, tem uma vida produtiva de 150 - 200 anos.
A Nim necessita de podas?
R: A árvore NIM precisa ser conduzida, isto é podada a partir do 6º mês, a fim de que cresça ereta, o que resultará num maior aproveitamento da madeira e da semente. Quando adulta a poda deve ser feita sempre depois da colheita dos frutos.
Vocês trabalham com mudas da Mata Atlântica?
R: Temos mudas nativas de todos os biomas!

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito