Noz Pecan (Carya Illinoiensis)
Arvore frondosa, de crescimento lento, é bem interessante para pomares em sítios ou fazendas.
Nome popular: Noz Pecan
Nome Ciêntífico: Carya Illinoiensis
Família: Juglandaceae
Origem: América do Norte, Estados Unidos, México
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são alternas, verdes e pinadas, com cerca de 9 a 17 folíolos acuminados.
Crescimento da planta: O porte desta árvore impressiona, principalmente nos indivíduos mais velhos, que chegam a alcançar 44 metros de altura. Seu crescimento no entanto é bastante lento, e com 10 anos, alcança cerca de 5 metros de altura. A média das nogueiras-pecan adultas é de 12 a 23 metros, com 2 metros de diâmetro de tronco.
Quando da frutos? Ao frutos amadurecem de março a abril
Frutos Os frutos são do tipo drupa, e consistem de uma noz ovóide a oblonga, envolta em uma casca verde e espessa, que se torna marrom e se abre quando madura, dividindo-se em quatro partes. A noz apresenta uma casca lenhosa e contém uma amendoa deliciosa, com sabor rico, único, doce e amanteigado.
Quando da Flores? O florescimento ocorre de setembro a outubro
Flores As inflorescências são terminais, sendo do tipo amentilho nas masculinas, que são longas e pêndulas, com numerosas flores, e do tipo espiga nas femininas, que tem flores menores e em menor número. As flores não são muito atrativas, pois são verdes e discretas, confundindo-se com a folhagem.
Como adubar essa planta? ➜ Adubação de plantio: aplicar, por cova, 2kg de esterco de galinha ou 10kg de esterco de curral, bem curtido, 1kg de calcário magnesiano, 160g de P2O5 e 60g de K2O pelo menos 30 dias antes do plantio. Em cobertura, a partir do início da brotação das mudas, ao redor da planta, 60g de N, em quatro parcelas de 15g, de dois em dois meses. ➜ Adubação de formação: no pomar em formação, de acordo com a análise de solo e por ano de idade, aplicar 20 a 60 g/planta de cada um dos nutrientes: N, P2O5 e K2O, sendo a de N em quatro parcelas, de dois em dois meses, a partir do início da brotação. ➜ Adubação de produção: no pomar adulto, a partir do 10º ano, dependendo da análise de solo e da produtividade, aplicar anualmente 2 t/ha de esterco de galinha, ou 10 a 20 t/ha de esterco de curral, bem curtido, e 50 kg/ha de N, 20 a 40 kg/ha de P2O5 e 20 a 40 kg/ha de k2O. Após a colheita, distribuir esterco, fósforo e potássio, na dosagem anual, em coroa larga, acompanhando a projeção da copa no solo, e misturá-los com a terra da superfície. Dividir nitrogênio em quatro parcelas e aplicá-las em cobertura, de dois em dois meses, a partir do início da brotação.
Como regar essa planta? Irrigar regularmente nos primeiros anos de implantação.
Vai em qual clima? Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Nativa de qual clima? Temperado
Aceita poda? Podas só são realizadas nos dois ou três primeiros anos, para formação da planta. No primeiro ano deixam-se três a quatro ramos vigorosos, de modo que a árvore fique aberta. No segundo ano, os ramos escolhidos são deixados com 50 a 60 cm, cada um dando origem a dois outros e, finalmente no terceiro ano faz-se nova bifurcação e encerram-se as podas.
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? Frio
Mudas com qual altura? 30 a 60 cm
Atrai pássaros? Atrai passaros
Quais pragas tem essa planta? O maior problema é a sarna difícil de controlar que deve ser combatida com pulverizações de calda bordalesa no inverno. A broca-do-tronco e a broca-da-noz não são problemas no Brasil.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Noz Pecan em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de noz pecan chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

Quando devo regar?
R: As regas devem ser regulares nos primeiros anos , ela não suporta solos encharcados nem secas prolongadas.
Esta Planta necessita de luz plena?
R: Sim necessita de sol pleno .
Quais benefícios medicinais essa planta traz para o ser humano?
R: Além disso, a Nogueira Pecan possui uma série de propriedades medicinais como: antioxidante, ação redutora do colesterol, provoca a sensação de saciedade, é nutriente, é hipoglicemiante, tem ação emagrecedora, tem ação de Tônico, é estimulante, é desintoxicante, é cicatrizante, é depurativa e diurética. Para tirar proveito das propriedades medicinais da Nogueira Pecan podem ser usadas as cascas e as nozes.
Como posso consumir seus frutos?
R: A noz possui uma casca lenhosa e uma amêndoa muito gostosa, com sabor doce e amanteigado. As nozes podem ser consumidas frescas, cozidas e em uma grande variedade de pratos (bolos, tortas, etc.). As nozes se caracterizam por serem alimentos ricos em minerais e vitaminas.
Qual poda é ideal para a nogueira pecan?
R:É a poda de formação ela é adequada para essa frutífera .

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito