Onze Horas (Portulaca grandiflora)
O sol está bombando aí no seu jardim? Então chegou a hora de ver a mágica acontecer!
Hoje falaremos da flor onze horas, uma suculenta que não ganha esse nome por acaso. No auge do sol, essa espécie suculenta se abre para realizar a fotossíntese e receber maior incidência de luz e se fecha, gradativamente, de acordo com a intensidade do sol ao longo do dia. No Brasil, podemos contemplar esse espetáculo às 11 horas.
Características da Onze Horas
Da família Portulacaceae, a flor onze horas é uma espécie típica brasileira, ideal para dar graça ao paisagismo do seu jardim, com um efeito encantador como bordas de canteiros.
Também conhecida como beldroega ou time fool, a flor onze horas pode atingir até 30 cm de altura. Suas folhas são espessas e carnudas, dispostas alternadamente em pequenos grupos. Já as flores da flor onze horas possuem cinco pétalas, que podem ser vermelhas, laranjas, salmão, rosas, brancas ou amarelas.
A Portulaca Grandiflora, nome científico da flor onze horas, não se abre em dias nublados. Nativa da América do Sul, ocorrendo desde o sudeste brasileiro até o Uruguai e a Argentina, conheça outras espécies brasileiras, clicando no link a seguir https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/conheca-10-flores-brasileiras/
Vamos aprender algumas dicas de como plantar onze horas, uma espécie fácil de cultivar e que demanda poucos cuidados.
Onde plantar onze horas
Vale uma dica sobre a onze horas: prefira colocar a flor em áreas externas, pois são grandes atrativos de abelhas e prometem um colorido lindo para o paisagismo de jardins.
Também prefira deixar a flor onze horas fora do alcance de crianças e pets.
Como plantar Onze horas
Solo: para o cultivo da flor onze horas, o solo precisa ser leve e fértil, composto de terra e areia em partes iguais, bem drenado e acrescido de composto orgânico;
Clima: a flor onze horas é originária de clima Tropical, prefere o clima moderadamente quente, sendo o ideal as temperaturas variando entre 19°C e 30°C e não suporta temperaturas muito baixas;
Luz: a onze horas sobrevive à meia sombra, mas prefere torrar a pleno sol;
Rega: quando jovem, a flor onze horas deve ter o solo levemente úmido, nunca encharcado. Regue de duas a três vezes por semana se estiver em canteiros em áreas externas com grande incidência de sol. Se estiver plantada em vasos ou jardineiras, diminua as regas para uma ou duas vezes semanais.
Onde encontrar Onze Horas para o cultivo
Gostou das dicas de como plantar onze horas?
Seguindo o passo a passo de como plantar onze horas, com certeza você vai ter uma inflorescência incrível brotando no seu jardim.
Aproveite o momento que as suculentas estão em alta, demanda poucos cuidados e baixa manutenção e adquira essa espécie incrível e colorida para alegrar sua casa.
No Sítio da Mata temos muitas novidades de espécies suculentas, exóticas e nativas esperando por você. Somos um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de plantas.
Estamos há 23 anos nesse segmento trazendo o que há de novo para você começar seu projeto paisagístico agora mesmo.
Diversas espécies para seu cultivo, dicas, ferramentas, nosso site é completo e está à sua espera.
Acesse nosso site, confira nossos produtos e condições: www.sitiodamata.com.br.
Compre com segurança, agilidade e qualidade. Facilitamos suas compras em até 12 vezes sem juros.
Sobre o envio
Mensalmente realizamos o envio de mudas via transportadora ou por caminhão.
O Sítio da Mata conta com uma equipe especializada para preparar seu pedido, que se encarrega de acondicionar suas mudas em caixas espaçosas e embaladas com todo cuidado, para que suas encomendas cheguem saudáveis e em perfeito estado até você.
Venha colocar seu projeto em andamento. Nós e a flor onze horas esperamos por você!
Nome popular: Onze Horas
Nome Ciêntífico: Portulaca grandiflora
Família: Portulacaceae
Origem: Brasil
Ciclo de vida: Anual
Folha: Folhas simples, lineares, carnosas e quase cilíndricas, de 2 - 3 cm de comprimento.
Crescimento da planta: 15 - 20 cm
Frutos não comestíveis
Quando da Flores? Verão
Flores Flores vistosas, que se abrem pela manhã com a presença do sol forte, de cor branca, vermelha, amarela ou roxa. Na cultivar "Flore Pleno", as flores são dobradas e na "Caryophilloides" são listradas de rosa e branco. Elas se abrem pela manhã e se fecham à tarde, mas apenas em dias ensolarados.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias.
Como regar essa planta? Periodicamente, sem encharcamento. Durante as regas, deve-se evitar molhar os botões e as flores, que se danificam com facilidade.
Vai em qual clima? Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Nativa de qual clima? Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Aceita poda? Sim
Vai na sombra? Pleno sol
Planta de frio ou calor? Prefere calor
Vai bem com outras plantas? Sim
Mudas com qual altura? até 10 cm
Atrai pássaros? Não
Atrai borboletas? Sim
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:


PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito