ORQUÍDEA-VIOLETA (Spathoglottis plicata)
Diferentemente da maioria das orquídeas, ela prefere umidade ambiente alta e solos bem irrigados. É vista, no seu habitat natural, crescendo à beira de brejos e de terrenos alagados nas estações chuvosas, mesmo a pleno sol, alastrando-se bastante. As folhas plissadas são chamativas e tornam a planta uma boa opção mesmo quando desprovida de sua flores, tanto em canteiros como em vasos preparados com um solo rico em nutrientes.
Nome popular: Orquídea-Grapete ou Orquídea violeta
Nome Ciêntífico: Spathoglottis plicata
Família: Orchidaceae
Origem: Filipinas, norte da Austrália, Tailândia, Vietnã, Nova Guiné, Ilhas Salomón, Ilhas Cook, Havaí, Tonga, Samoa e Bornéu.
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas grandes, plissadas e verde
Crescimento da planta: 40 cm
Quando da Flores? Ano todo
Flores Flores violeta arroxeado, róseas e raramente brancas; perfumadas.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias.
Como regar essa planta? Manter hidratado sem encharcamento
Vai em qual clima? Tropical / subtropical úmido (não tolera geadas).
Nativa de qual clima? Tropical / subtropical úmido (não tolera geadas).
Aceita poda? Somente de folhas mais velhas ou secas
Vai na sombra? Sol da manhã e meia sombra
Mudas com qual altura? até 20 cm
Mais informações:
As orquídeas são flores lindas, delicadas e deslumbrantes. Se apresentam em diversas espécies, com diferentes cores e possuem um apelo exótico e valor ornamental. Esbanjam charme, decorando qualquer ambiente.
Pode parecer que não, mas as orquídeas são flores fáceis de cuidar.
Hoje vamos abordar as características principais e como cultivar orquídea violeta.
Orquídea Violeta – Características
A Spathoglottis plicata, nome científico da orquídea violeta, é uma planta de vida perene, terrestre, nativa do Sudeste Asiático e de regiões do Sudoeste do Oceano Pacífico. Em seu habitat natural é vista crescendo à beira de brejos e de terrenos alagados nas estações chuvosas.
Da família Orchidaceae, a orquídea violeta, também conhecida como orquídea grapete ou orquídea cheiro de uva, é uma espécie ornamental com porte de até 40 cm de altura e pendões florais que alcançam 80 cm.
A orquídea violeta floresce o ano todo, se cultivada em condições ideais, mas principalmente no verão, com pétalas violeta arroxeadas, róseas e raramente brancas, mas sempre perfumadas, com aroma de uva.
Quer saber como cultivar essa espécie de cor linda e extremamente aromática? Continue a leitura para descobrir como cultivar orquídea violeta!
SOLO: é importante que o solo para cultivo da orquídea violeta seja fértil, bem drenado, rico em matéria orgânica, acrescentando um pouco de casca de pínus;
CLIMA: a orquídea violeta, assim como as demais espécies de orquídeas, prefere regiões de clima quente e úmido, não sendo tolerante às geadas;
LUZ: a espécie aprecia o sol da manhã, mas também pode ser cultivada à meia sombra;
REGA: a irrigação da orquídea violeta deve ser regular, sempre mantendo o solo levemente úmido;
Como são plantas muito versáteis, a orquídea violeta pode ser cultivada diretamente ao solo, em jardins, canteiros e vasos. Ainda pode ornamentar varandas, se plantadas em floreiras ou cestos suspensos.
O sucesso no cultivo das orquídeas está no seu enraizamento, portanto, a flor deve estar firme no vaso, com tronco, madeira ou casca firmemente amarrados, até que esteja enraizada.
Seguindo as dicas de como cultivar orquídea violeta, você terá flores perfeitas para levantar o astral da sua casa ou do seu apartamento, decorando varandas, terraços ou jardins.
Compre com quem entende do assunto. O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de flores, hortaliças, árvores frutíferas, árvores para arborização urbana, plantas exóticas, espécies raras e muito mais!
Você também pode adquirir a muda de orquídea violeta acessando nosso site: www.sitiodamata.com.br. Além de plantas, temos ferramentas e tudo o que você precisa para iniciar seu projeto paisagístico.
Adquira essa e outras espécies de plantas para seu jardim com todo conforto e segurança e ainda parcelamos suas compras em até 12 vezes, sem juros. Todos os seus dados são protegidos.
Conte com a praticidade, comodidade e qualidade Sítio da Mata.
Tem muita novidade esperando por você! Vem!
Como cultivar orquídea violeta
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:


PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito