Palmeira Imperial (Roystonea Oleracea)
Não há dúvida de que uma palmeira deixa seu jardim muito mais imponente, com um clima bastante tropical e agradável.
Este é o caso da palmeira imperial, considerada a palmeira mais alta do mundo e que promete um show para o paisagismo. Vamos conhecê-la?
Características da palmeira imperial
A Roystonea oleracea, nome científico da palmeira imperial, pode alcançar até os 40 metros de altura.
A palmeira imperial, também conhecida pelo nome de palmeira real, tem sua origem nas América Central, América do Norte, América do Sul, Antilhas, Colômbia, Caribe e Venezuela.
No Brasil, a primeira espécie da palmeira imperial foi plantada em 1809, pelo então príncipe Dom João VI, tornando-se símbolo da Aristocracia brasileira. Todas as palmeiras-imperiais cultivadas no país descendem desta primeira palmeira, que foi batizada de “Palma Mater” e acabou atingida por um raio, em 1972.
Por estar ligada à monarquia e por ter porte majestoso, popularmente foi chamada de palmeira imperial e hoje pode ser vista ornamentando grandes construções, avenidas, parques, prédios e residências de alto padrão.
Da família Arecaceae, estamos falando de uma espécie de vida perene, com coroa arredondada, de aproximadamente vinte folhas dispostas de forma ereta ou horizontalmente, com folhas de 3 a 5 metros de comprimento, pinadas, com folíolos arqueados e inseridos no mesmo plano.
O tronco da palmeira imperial é de cor cinza claro, liso, uniformemente cilíndrico, apenas um pouco mais engrossado na base e com diâmetro entre 40 e 60 centímetros.
A inflorescência da palmeira imperial surge durante a primavera, na base do palmito, apresentando cachos longos, de até 1,5 metros de comprimento, com flores masculinas e femininas, de cor branca.
Os frutos da palmeira imperial são um grande atrativo para as aves silvestres, especialmente para os papagaios e araras.
Quer ornamentar seu jardim com a beleza de uma espécie tropical? Vamos conhecer como cultivar a palmeira imperial.
Onde cultivar a muda de palmeira imperial?
A palmeira-imperial é uma espécie de grande porte, podendo atingir alturas impressionantes. Certifique-se de que o local de plantio ofereça espaço suficiente para que a palmeira se desenvolva completamente, tanto em altura quanto em largura. É importante considerar o tamanho que a planta pode atingir ao longo dos anos, portanto orientamos o cultivo diretamente ao solo.
Como cultivar a muda de palmeira imperial?
A palmeira imperial é uma espécie de palmeira majestosa e imponente, que pode se adaptar a diferentes condições climáticas, desde que sejam atendidas algumas necessidades básicas. Aqui estão algumas sugestões para o sucesso no cultivo da palmeira imperial:
- SOLO: para o plantio da palmeira imperial, é importante escolher o local ideal, devido seu rápido crescimento; o solo deve ser fértil e enriquecido com matéria orgânica;
- CLIMA: esta espécie é originária de clima Tropical, sendo grande apreciadora do calor e da umidade e pouco tolerante ao frio;
- LUZ: a palmeira imperial deve ser cultivada em pleno sol;
- REGA: essa espécie de palmeira precisa de rega frequente, mas observar para não encharcar o solo;
- PODA: aceita retirada somente de folhas mortas.
Em geral as palmeiras necessitam do equilíbrio correto de água, luz, fertilizantes e calor para poderem crescer fortes, saudáveis e bonitas.
Onde encontrar muda de palmeira imperial para cultivo?
Quer ter um jardim elegante? Aposte no cultivo da palmeira imperial.
No Sítio da Mata você encontra várias espécies de palmeiras e árvores ornamentais para decorar seu jardim ou sua fachada.
https://www.sitiodamata.com.br/palmeira-de-madagascar-pachypodium-lamerei.html
https://www.sitiodamata.com.br/palmeira-de-macarthur-ptychosperma-macarthurii.html
https://www.sitiodamata.com.br/palmeira-azul-bismarckia-nobilis.html
Sobre o envio da palmeira imperial
Em nosso site você encontra espécies variadas, promoções e muitas dicas de cultivo, além de ferramentas e tudo o que você precisa para iniciar seu projeto paisagístico agora mesmo. Acesse nosso site e confira: www.sitiodamata.com.br. Pague em até 12 vezes sem juros.
Ao adquirir sua muda de palmeira imperial, preparamos o envio com todo cuidado, embalando com segurança para que sua encomenda chegue em perfeito estado até você.
Compre com segurança, muita comodidade e conte com a expertise do Sítio da Mata.
Estamos há mais de 24 anos neste segmento, comercializando e propagando mudas de diversas espécies, produzindo o que há de melhor para seu projeto paisagístico.
Nome popular: Palmeira Imperial
Nome Ciêntífico: Roystonea Oleracea
Família: Arecaceae
Origem: América Central, América do Norte, América do Sul, Antilhas, Colômbia, Trindade e Tobago, Venezuela
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas tem de 3 a 5 metros de comprimento, e são pinadas, com folíolos arqueados e inseridos no mesmo plano
Crescimento da planta: Alcança de 30 a 40 metros de altura. A velocidade de crescimento dessa espécie é consideravelmente grande: ela pode crescer de 80 cm a 1 metro por ano.
Quando da frutos? Frutos se formam no verão.
Frutos Os frutos são drupas oblongas, de cor roxa a preta quando maduros.
Quando da Flores? Floresce na primavera
Flores A inflorescência surge na base do palmito, em cachos longos, de até 1,5 metros de comprimento, com flores masculinas e femininas, de cor branca.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio misturar areia grossa e fertilizantes orgânicos com a terra retirada da cova. Caso não tenha adubo orgânico pode-se utilizar adubo NPK fórmula 10-10-10. ➜ Para manutenção fertilize com adubos próprios para palmeira durante o período de crescimento.
Como regar essa planta? Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente
Vai em qual clima? Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical
Nativa de qual clima? nativa das Antilhas, Caribe, Venezuela e Colômbia
Aceita poda? Apare para remover folhas mortas ou que estão para morrer. Nunca pode por motivos estéticos apenas, pois corre o risco de danificar a palmeira
Vai na sombra? Deve ser cultivada sob sol pleno
Planta de frio ou calor? Aprecia o calor e a umidade tropicais, sendo menos resistente ao frio. Ainda assim, é possível cultivá-la em clima subtropical, em centros urbanos e vales, menos sujeitos a geadas e frio intenso.
Mudas com qual altura? até 60 cm
Atrai pássaros? Os frutos são atrativos para diversas aves silvestres, em especial psitacídeos, como papagaios, araras e caturritas.
Quais pragas tem essa planta? Como na maioria das palmeiras e coqueiros é atacada pelas lagartas da borboleta Brassolis sophorae, que normalmente são mais de 50 e ficam no casulo durante o dia e à noite saem para devorar as folhas.
Mais informações:
A palmeira imperial tem sua história misturada com a história do Brasil. Em 1809, o príncipe regente Dom João VI plantou a primeira muda de palmeira imperial em solo brasileiro e desde então a planta tornou-se um símbolo da aristocracia e da monarquia. Atualmente, a palmeira imperial se popularizou em grandes níveis e pode ser vista em projetos paisagísticos de todos os tipos, desde luxuosos até os mais simples.
A beleza da palmeira imperial está em toda a sua estrutura. De porte alto, pode atingir até 40 metros de altura. Suas folhas são exuberantes e podem chegar até 5 metros de comprimento, proporcionando uma copa de até 20 folhas dispostas de modo ereto e horizontal na parte superior da palmeira.
A muda de palmeira imperial adequada para plantio já possui no mínimo 60 centímetros de altura e o seu plantio definitivo deve ser feito em uma vala de tamanho grande com uma mistura de areia grossa e fertilizantes orgânicos ou adubo NPK 10-10-10. Para obter um excelente desenvolvimento, a palmeira imperial deve ser cultivada em local com intensa exposição ao sol, pois necessita de sol pleno em toda a sua vida.
A palmeira imperial necessita de simples cuidados, apenas exigindo rega e adubações periódicas, principalmente quando a planta ainda está em fase de desenvolvimento. Quando adulta, a própria água da chuva já é o suficiente para manter a saúde da planta. Em épocas de secas, é necessário fazer a rega periódica. Adquira a sua muda de palmeira imperial no Sítio da Mata e renove o paisagismo do seu imóvel. Conheça outras espécies de plantas.
1- Medição da área:
- Medir o espaço em metros lineares que pretende-se fazer a cerca viva;
- Aconselhamos medir pela planta da propriedade, medição in loco ou através do Google Earth (download clique aqui)
- No Google Earth é possível visualizar a propriedade e, através da régua na parte superior da tela, medir a metragem do local que pretende-se fazer a cerca viva.
2- Distancia de cercas ou muros:
- Com relação a distancia da muda de alguma barreira como cercas ou muros, aconselhamos 2 metros para cada lado.
3- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar o adubo de sua preferência mantendo as seguintes proporções a seguir, misturarando ao solo de maneira uniforme:
- Adubo Orgânico - 1,5kg
- NPK formulados-supersimples ou fosfatos - 60g
- Kit Pronto do Sitio da Mata - 1 kit (veja aqui)
IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
4 – Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se formar a cerca viva for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente os bambus no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para o bambu desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
5-Manutenção dos bambus:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas à touceira de bambu no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Fazer o coroamento das touceiras com adubos mantendo as proporções a seguir:
Adubo Orgânico
- 1 ano - 300 gramas a 1 kg (tres vezes por ano)
- 2 ano - 1 kg até 3 kg (tres vezes por ano)
- 3 ano - acima de 3kg (três vezes por ano)
Formulados (NPK) - 10;10;10
- 1 ano - 100g
- 2 ano - 200g
- 3 ano - 300g
Formulados (NPK) - 20;5;20
- 1 ano - 80g
- 2 ano - 150g
- 3 ano - 250g
- 1 kit por cova (ver aqui)
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Para maiores quantidades o Sitio da Mata Bambus oferece descontos?
R: Sim, nossos descontos são progressivos para maiores quantidades .
Qual o tamanho das mudas?
R: Nossas mudas de Palmeira Imperial tem de 10 a 15 cm de altura, em media.
Como são as mudas?
R: As mudas estão enraizadas, rustificadas e prontas para o plantio.
As mudas tem garantia?
R: Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Para maiores quantidades o Sitio da Mata Bambus oferece descontos?
R: Sim, nossos descontos são progressivos para maiores quantidades .
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito