Pata De Elefante (Beucarnia Recurvata)
Não tem como negar. Quando você bate o olho nesta planta, logo você descobre porque ela é conhecida como pata de elefante.
A casca rugosa do tronco é cheia de estrias e tem a cor e a textura da pele de um elefante, assim como um formato muito parecido com a pata e perna: o tronco é largo na base, na altura do solo, e vai afinando verticalmente.
Continue a leitura do artigo para entender como cuidar da planta pata de elefante e ainda, como bônus, você vai descobrir como cuidar da planta pata de elefante e qual o significado da planta.
Características da pata de elefante
Da família Ruscaceae, a pata de elefante é um arbusto de vida perene, embora muitos confundam com uma palmeira.
A Beaucarnea recurvata, nome científico da pata de elefante, pode atingir até 5 metros de altura se cultivada no solo, mas também pode se desenvolver lindamente em vasos.
Também conhecida como nolina, biucarnea ou palmeira rabo de cavalo, a pata de elefante é uma espécie nativa do México, na América do Norte. As folhas, finas e compridas, surgem no alto da árvore e se dobram como um chafariz verde, cobrindo boa parte do tronco. Tronco este cujas características já citamos acima. Uma curiosidade sobre sua base mais “gordinha” é que esta árvore armazena água em períodos de estiagem em seu caule dilatado, assim como as suculentas.
As plantas mais velhas chegam a produzir pequenas flores brancas, agrupadas numa haste fina e discreta que surge no alto da copa, no outono.
Onde cultivar a muda de pata de elefante
Com seu visual exótico, a pata de elefante impressiona no paisagismo. Por ser uma espécie resistente e que não precisa de sol direto, a pata de elefante pode ser cultivada em ambientes internos, desde que em local com boa iluminação.
Mas, além disso, a pata de elefante tem um simbolismo espiritual muito interessante: é considerada uma planta que traz muita energia positiva, equilíbrio, força e resistência.
Vamos descobrir como cuidar da planta pata de elefante?
Como cultivar muda de pata de elefante
Considerada uma planta de fácil cultivo e de pouca manutenção, entenda como cuidar da planta pata de elefante a partir de quatro cuidados básicos:
- SOLO: deve ser bem drenado. Se você optar por plantar a pata de elefante em vaso, verifique se o solo contém mistura de areia para que a água escorra bem;
- CLIMA: espécie de clima tropical ou desértico;
- ILUMINAÇÃO: a pata de elefante aprecia a luz solar, mas se resolver cultivar em ambiente interno posicione o vaso em local com bastante iluminação;
- REGA: como é uma planta que tem como origem a região desértica, ela não costuma ser exigente quanto à rega e também armazena água em seu caule. Procure manter o solo um pouco seco e evitar o encharcamento para não apodrecer a raiz.
Onde encontrar muda de pata de elefante para cultivo?
Agora que você já sabe como cuidar da planta pata de elefante, é hora de descobrir onde encontrar a muda da espécie e deixar seu jardim com um visual incrível.
No Sítio da Mata você encontra muda de pata de elefantas e muitas outras espécies de árvores ornamentais e exóticas, livre de pragas e doenças.
O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de plantas, com mais de 24 anos de experiência neste segmento.
Acesse nosso site www.sitiodamata.com.br e confira a infinidade de produtos disponíveis para você iniciar seu projeto agora mesmo. Lá você também pode descobrir outras dicas de como cuidar da planta pata de elefante.
Entre em contato e conheça as vantagens em adquirir essa e outras espécies de árvores, flores, hortaliças e muito mais.
Parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros. Todos os seus dados são protegidos.
Sobre o envio da muda de pata de elefante
Compre com segurança e sem sair de casa.
Ao adquirir sua muda de pata de elefante pelo site, nossa equipe providencia a embalagem da planta com todo o cuidado, para que chegue em ótimas condições até você. Sua encomenda segue via transportadora ou caminhão, com segurança e garantia.
Conte com a expertise do Sítio da Mata.
Esperamos por você!
Nome popular: Pata De Elefante
Nome Ciêntífico: Beucarnia Recurvata
Família: Ruscaceae
Origem: América do Norte - México.
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas de maravilhoso efeito ornamental, finas e compridas como se fossem uma cabeleira
Crescimento da planta: Muitas pessoas acham que a Pata-de-elefante seja uma palmeira, mas na verdade é considerada uma planta arbustiva. De crescimento lento, normalmente chega até 5 metros de altura.
Quando da Flores? outono
Flores Suas flores Irão despontar apenas quando a planta atingir uma fase mais adulta, são inflorescências longas e retas, com numerosas flores de cor esbranquiçadas, ocorrem no outono.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio misturar areia grossa e fertilizantes orgânicos com a terra retirada da cova. Caso não tenha adubo orgânico pode-se utilizar adubo NPK fórmula 10-10-10. ➜ Para manutenção aplicar a cada 3 meses NPK 10-10-10.
Como regar essa planta? Como ela possui uma reserva de água no tronco, consegue suportar solo seco, podendo ser regada 1 vez por semana. Ela não suporta encharcamento, água em demasia, acaba por matar a planta, devido o apodrecimento de suas raízes.
Vai em qual clima? Equatorial, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Tropical
Aceita poda? Podas apenas retirar folhas secas e brotações se desejar manter apenas um caule único.
Vai na sombra? Sol pleno ou meia-sombra.
Planta de frio ou calor? Prefere clima quente e seco, mas tolera o frio.
Mudas com qual altura? até 60 cm
Quais pragas tem essa planta? O problema mais frequentemente encontrado com a plantação da pata-de-elefante é o excesso de rega, que leva a infecções bacterianas e fúngicas, como a podridão. Em casos de infecção grave, toda a planta pode morrer. Faça uma poda e remova as áreas afetadas durante os estágios iniciais para evitar a propagação da doença. Os ácaros estão entre as pragas prováveis ??que podem infestar a pata-de-elefante.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de pata de elefante em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Qual embalagem as mudas são enviadas?
As mudas de pata de elefante estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de mudas. Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão em saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quanto devo regar?
Quando for feito o plantio das mudas, é importante manter a terra úmida mas não encharcada no inicio (primeiro mês). Recomendamos a rega a cada três dias, se não chover, obviamente e se o solo estiver seco.
Esta planta necessita de sol?
Sim, gosta de luz plena para bom desenvolvimento. Se formem cultivadas dentro de casa, é recomendável deixar perto da janela com quatro horas de sol por dia.
Como funciona a adubação?
Clique na aba instruções de plantio no inicio desta pagina.
Esta espécie vai bem em todo o Brasil?
Sim, exceto em lugares de constantes geadas.
Esta espécie vai bem em lugares alagados?
Não, acaba amarelando e morrendo se em contato direto com a agua por mais de 3 meses.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito