Peroba (Aspidosperma cylindrocarpon)
Árvore longeva com madeira de boa qualidade é muito ornamental. Pelo seu porte e beleza é apreciada pelos brasileiros.
Nome popular: Peroba
Nome Ciêntífico: Aspidosperma cylindrocarpon
Família: Apocynaceae
Origem: Brasil
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas não congesta na ápice do ramos, simples, elíptico-lanceoladas a oblongo-elípticas.
Crescimento da planta: Seu desenvolvimento é considerado lento. Leva 2 anos para atingir 2,5 metros de altura. Podendo chegar ao porte de 5 a 10 metros, De 10 a 15 metros, De 15 a 20 metros.
Quando da frutos? A maturação os frutos verifica-se em agosto-setembro.
Frutos Folículo seco, com sementes monoaladas.
Quando da Flores? Floresce de setembro até meados de novembro
Flores Flores Amareladas, reunidas em inflorescências paniculadas axilares, subapicais. Floresce junto com as novas folhas.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção aplicar fertilizantes orgânicos e NPK 10-10-10.
Como regar essa planta? Durante os dois primeiros anos após o plantio é importante realizar irrigações periódicas garantindo que não falte água para o seu desenvolvimento, assim como manter o coroamento em forma de bacia para melhor captação da água de irrigação. Após esse período acredita-se que a árvore já esteja estabelecida, pois suas raízes agora ocupam e exploram um maior volume de solo não dependendo mais de irrigação.
Vai em qual clima? Tropical, Subtropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? É necessario apenas poda de condução dos galhos.
Vai na sombra? Meia sombra
Planta de frio ou calor? quente e úmido
Mudas com qual altura? 30 a 60 cm
Atrai pássaros? Atrai passaros
Formiga mata essa planta? formigas cortadeiras
Quais pragas tem essa planta? Pragas: o ataque de cupim na madeira ás vezes deixa o tronco oco.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Peroba em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de Peroba chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

Vocês vendem plantas do bioma Mata Atlântica ?
R: Sim, vendemos plantas de todos os biomas.
Essa Planta necessita de sol?
R: Sim ,sol pleno mais também aprecia boa sombra.
Você sabe quanto tempo dura uma árvore?
R: As árvores sempre exerceram um fascínio sobre o homem. Prova disso é a constante presença destes seres vivos em lendas e tradições existentes pelo mundo. A razão de tanto fascínio talvez, explique-se em sua longevidade, que em alguns casos pode chegar a 4000 anos.
Como devo podar?
R: A poda visa evitar a formação de nós que comprometam o fuste da madeira, reduzindo seu valor comercial no momento do corte. Também tem como finalidade o incremento vertical da árvore. Porém devem ser tomados alguns cuidados durante o processo para que não haja dano à árvore após a realização do procedimento . A poda é responsável por um estresse muito grande para a planta, portanto não deve ser realizada com frequência.

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito